Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com instalação Corsair H45


Posts recomendados

Sou bem leigo nesse assunto de PC e recentemente decidi trocar as pecas do meu, troquei tudo menos a placa-mãe e o gabinete. Ao instalar o water cooler notei que não havia uma entrada de 3 pinos na placa-mãe, então não tinha como ligar a bomba. Porém, existe uma entrada que se chama sys-fan que possui 4 pinos, eu posso ligar somente os 3 "buracos" do cabo da bomba em 3 dos 4 pinos dessa entrada?...A bomba ligara normalmente?...Estou ciente de que o fan do WC deve ser ligado na entrada de 4 pinos cpu_fan.

 

Meus Specs:

I7 7700k

GTX 1070

MB: Gygabite h11m1-0 DDR3

8GB Hyperx Fury DDR3

WC: Corsair H45

Fonte: EVGA 600w White

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli pode ligar sem problemas no SYS_FAN. É retrocompatível. Só preste atenção na chanfra do conector, porque só encaixa de uma maneira. Um pino vai ficar de fora. Esse pino que sobra é o que controla a rotação dos fans. A bomba só roda no máximo, por isso que é de 3 pinos  (não pode variar senão ela quebra).

 

Mas é bom ir depois no BIOS e colocar esse SYS_FAN no máximo. Algumas placas-mãe têm um conector a 7V pelo default (a minha, por exemplo tem um desses). Senão a bomba vai rodar mais devagar.

 

Pode ver pelo HWmonitor qual a rotação da bomba também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Contiusa disse:

@Gabriel Zoboli pode ligar sem problemas no SYS_FAN. É retrocompatível. Só preste atenção na chanfra do conector, porque só encaixa de uma maneira. Um pino vai ficar de fora. Esse pino que sobra é o que controla a rotação dos fans. A bomba só roda no máximo, por isso que é de 3 pinos  (não pode variar senão ela quebra).

 

Mas é bom ir depois no BIOS e colocar esse SYS_FAN no máximo. Algumas placas-mãe têm um conector a 7V pelo default (a minha, por exemplo tem um desses). Senão a bomba vai rodar mais devagar.

 

Pode ver pelo HWmonitor qual a rotação da bomba também.

Quale a velocidade que a bomba tem q rodar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli dá para tirar uma foto do interior do gabinete? Que pegue tudo. Water cooler, fonte, etc.

 

O BIOS está no default ou você mexeu no clock? No Windows, no Painel de Controle, está em "Equilibrado" nas opções de energia?

 

Qual é a placa-mãe exata? Porque o que você escreveu está errado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli tem abertura para dois fans.

 

Faz o seguinte, o cooler do H45 você inverte de sentido. Basta virar ele ao contrário (só o fan, não precisa mexer no radiador). Ele vai puxar o ar de fora do gabinete, entende? Do jeito que está, ele está sendo alimentado pelo ar quente da placa de vídeo que está de boca para o radiador.

 

Em jogos você pode ganhar até 10ºC (ou mais) com isso.

 

De preferência, coloque pelo menos um fan no teto soprando para fora, pois vai ajudar a tirar o ar quente que entra do radiador. Mas o ar quente sobre, então ele vai sair naturalmente, com ou sem fans no teto. Pode ser até aqueles fans baratos de 15-20 reais de 1200rpm. Eu tenho dois Corsair de 140 e eles ficam sempre a 700-800rpm. Não vejo necessidade de mais. Se você colocar dois de 120 a 1200-1300rpm, deve dar conta tranquilo.

 

Está usando qual pasta térmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli como estão as temperaturas se você rodar o teste do AIDA com apenas CPU Marcado? Rode 5 minutos apenas e anote também como fica o Vcore (pelo CPU-Z). As temperaturas veja pelo HWmonitor.

 

Porque esse water cooler regula com o H100i. Ele é bem mais forte do que o H60 e similares.

 

Pode ser Vcore muito alto. Como a sua placa-mãe é H110, pode ser que você não tenha como ajustar o Vcore manualmente. Já viu se o BIOS tem opção para mudar o Vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli não, o Vcore é a tensão do processador. Pode ver no print do HWmonitor lá em cima. Mas ele estava em repouso e o Hwmonitor não é muito preciso para essas coisas.

 

Você precisa rodar o teste do AIDA apenas com CPU marcado e anotar o valor máximo do Vcore. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli sim, o i7-7700K tem vindo com Vcore muito alto em algumas placas-mãe, aí ele superaquece com facilidade.

 

Por exemplo, quem está com o i7-7700K rodando em teste de estresse com Vcore de 1.35 ou 1.4V vai subir a temperatura em 10-15ºC ou mais graus de quem está rodando com 1.25V de Vcore, que é o esperado.

 

A temperatura se dá basicamente pela combinação de carga (% de uso da CPU), clock (os Ghz) e tensão. E a tensão é igual gasolina. Se estiver muito solta, a coisa esquenta mesmo.

 

A questão é que a sua placa-mãe não parece ter controle manual de Vcore. Se estiver alto, não tem jeito. Você pode atualizar o BIOS, pois depois de muitas reclamações alguns fabricantes ajustaram o Vcore de forma melhor no BIOS.

 

Mas antes de fazer isso você precisa rodar o AIDA com CPU marcado para ver como está o Vcore. Sem isso estamos apenas adivinhando o que pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @ContiusaAida é uma espécie de programa  certo?...Vou baixar e roda-lo p ver quanto está o v-core, só pra já adiantar, qual é o v-core normal dele?(O padrão que deve ser para não esquentear)...Outra coisa, eu instalei o processador e nem alterei nada, porém ele está com clock de 4400Mhz segundo o HWMonitor e até a própria BIOS, você acha que isso pode estar também provocando o aumento de temperatura? (Esses 200Mhz de diferença para os 4200 padrão). Se isso estiver puder alterar em algo, eu gostaria de abaixar para 4200, porém procurei por todo canto e não achei nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli sim, o AIDA64 e o CPU-Z são programas que você faz o download, da mesma forma que o HWmonitor. O AIDA64 você pode baixar o free trial. O CPU-Z é gratuito. Mas pode rodar o teste de estresse do CPU-Z também (em bench). É só para deixar a CPU em 100% de uso.

 

O Vcore normal é entre 1.25 e 1.3V.

 

Sobre o clock, no BIOS ele vai ficar a 4.4Ghz mesmo. No Windows que ele precisa abaixar para 1.6Ghz em repouso (ou algo assim).

 

Não se baseie pelo clock base. Ele tem o turbo justamente para ser usado. Com um núcleo sendo usado ele chega a 4.5Ghz. Nos quatro núcleos ele chega a 4.4Ghz.

 

Se ele estiver sempre em 4.4Ghz, você mexeu em alguma coisa, imagino eu colocou em "Desempenho" no gerenciador de energia do Windows.

 

Recomendo checar tudo o que eu escrevi no tópico, porque são passos importantes.

 

Mas roda aí o teste de estresse do CPU-Z e veja como fica o Vcore. Se ficar alto, pode ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Sobre essa coisa do processador, eu gostaria de entender como funciona, ele tem o máximo de 4.2 GHz, mais daí ele só usa conforme a necessidade?...Por exemplo, quando eu tô em um jogo ele usa 3,8 GHz, já quando está no windows mexendo normal ele fica com menos?...É que eu queria abaixar esses 4.4 GHz pra 4.2 pra ver, existe q possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Zoboli de fábrica ele vem com o Turbo Boost da intel que varia de 1.6Ghz até 4.5Ghz dependendo da carga e de quantos núcleos estão sendo usados. Como um carro automático.

 

Se você desabilitar o turbo, ele varia de 1.6Ghz até 4.2Ghz dependendo da carga e de quantos núcleos estão sendo usados. Como um carro automático.

 

Agora se você quer desabilitar o turbo, seria melhor ter comprado o i7-7700 sem o K, correto? Acho meio ruim comprar um carro 2.0 e pedir para caparem o carro em 1.6. Não faz muito sentido. A não ser que você não resolva a questão de temperatura e a sua placa-mãe seja muito simples para ajustar o Vcore.

 

Fez os testes, anotou os valores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...