Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Amp Op diferente.


Asteka

Posts recomendados

Boa tarde,

 

Recentemente iniciei meus estudos com Amp OP's e me deparei com um circuito um tanto quanto peculiar e gostaria de pedir a ajuda de vocês para entende-lo.

AmpOP.thumb.jpg.be3ad8ad9202112eb92f7dde14e18ddd.jpg

 

Fiz algumas simulações e conseguir compreender algumas coisa, outras no entanto ainda me são confusas.

Obs.: O circuito é alimentado com uma frequência de 4kHz.

 

O braço que contém R2 e C1 parece não estar fazendo nada no circuito, simulei trocando valores destes componentes, frequência e tensão da fonte, e nada muda. O que este braço pode estar contribuindo?

 

O mesmo para o capacitor C4.

 

Pelo que notei C3 junto com R1 e/ou R3 age como um filtro passa baixa (Ao aumentar a frequência na simulação a tensão de saída diminui)

 

O braço R4 e C2 me parece ser apenas um divisor de tensão, ele pode estar fazendo algo a mais? (Como ajuste de corrente de Bias?)

 

O motivo deste circuito me confundir é pelo fato dele usar o mesmo sinal de entrada nas portas inversoras e não inversoras.

Obs.: O que sei sobre este circuito é que ele capta um sinal com bastante ruídos, porém existe uma etapa anterior com amp op integrador que praticamente elimina os ruídos. Seria essa etapa para limpar ainda mais o sinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz o seguinte: já que o circuito foi afinado para uma frequência de 4kHz, calcule a impedância que cada capacitor tem para 4kHz e anote os Ohms ao lado de cada um deles. Enxergando o circuito dessa forma e lembrando que para frequências maiores essa resistência cai, vai entender melhor o funcionamento dele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um bom circuito para se aplicar as leis de Kirchhoff, para calcular a função de transferência entre a saída do operacional e a fonte V1.

Mas vou adiantando que há algo que não está certo e provavelmente é com V1. Desde modo, nem adianta calcular a função de transferência deste circuito.

No circuito, V1 é uma fonte com resistência interna nula, mas a presença de R2 e C1 nos diz que; se estes dois componentes forem importantes no circuito, então a fonte V1 possui resistência interna não despresível, que o seu circuito não considera. 

O cálculo deste circuito, com a fonte V1 com sua resistência interna, é apresentado em cursos de engenharia eletrônica. 

Mas, depois de incluir a resistência (ou impedância) interna de V1, você pode pesquisar aqui mesmo por um tutorial, que apresentei aqui no fórum, que lá você é apresentado às leis de Kirchhoff. 

O tutorial ficou apresentado aqui no fórum, por algum tempo, diretamente na parte principal de "Eletrônica", mas acabou sendo retirado. Então tem que procurar mesmo.

Bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...