Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo trocar minha fonte atual? Quando?


Posts recomendados

Meus caros, meu PC é GTX 1050 TI, 16 GB de ram (vou duplicar agora final do ano), processador I5 7400 da Intel. Minha fonte atual é de 500 W, marca WISECASE 1X12

 

Andei dando uma pesquisada e vi que minha fonte não é recomendada. No entanto, não tenho percebido nada de errado, tipo temperatura dos componentes eu controlo e está normal. O máximo na placa que chega durante jogos é 74 graus.

 

Nunca o PC deu algum "sinal" digamos de que poderia ter algum problema. Não que eu tenha notado.

 

NO ENTANTO, pergunto:

 

1) Devo trocar AGORA essa minha fonte, considerando que não é uma marca recomendada para quem foca em jogos?

 

2) Se eu não precisar trocar agora, quando eu fizer upgrade (talvez ano que vem ou 2019) para uma GTX 1070 ou GTX 1070 TI devo trocar a marca? E 500 W para GTX 1070 TI seria suficiente?

 

3) Li que minha placa de vídeo exige como FONTE RECOMENDADA 300 W. O termo "fonte recomendada" significa que estão levando em conta TODOS os componentes do PC junto com a GTX 1050 TI, correto?

 

Lembrando que eu uso o PC apenas para jogos e funções básicas da vida (estudar, navegar, pesquisar etc), não fico gravando vídeos, capturas nada disso durante a gameplay. O que de mais pesado faço nele são jogos.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF

 

É que seu PC tem consumo baixo.. Talvez por isso, você não tenha notado nenhum problema, mas as fontes da Wisecase são opções bem abaixo do mínimo recomendável.. Não é só questão de potência, é questão da qualidade de energia que ela entrega ao seu PC..

 

Resumindo: ela NUNCA deveria ter entrado no seu PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

É que seu PC tem consumo baixo.. Talvez por isso, você não tenha notado nenhum problema, mas as fontes da Wisecase são opções bem abaixo do mínimo recomendável.. Não é só questão de potência, é questão da qualidade de energia que ela entrega ao seu PC..

 

Resumindo: ela NUNCA deveria ter entrado no seu PC..

 

Sim, mas e os itens em forma de pergunta que deixei?

 

Andei lendo que para minha placa seria "fonte recomendada de 300 W".

 

Essa minha fonte atual deve entregar 300 W real, ou não?

 

Logo, para um upgrade futuro teria que mudar a fonte, pelo jeito. Mas para hoje, precisaria? Considerando minha configuração atual?

 

Se eu estiver tendo algum PREJUÍZO REAL hoje em dia (até colocando em risco o PC), eu troco agora daí. Mas preciso saber com certeza. Caso contrário, deixaria apenas para quando fosse comprar uma placa melhor ano que vem.

adicionado 4 minutos depois
19 minutos atrás, Diogo HF disse:

 

 

adicionado 12 minutos depois
21 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

É que seu PC tem consumo baixo.. Talvez por isso, você não tenha notado nenhum problema, mas as fontes da Wisecase são opções bem abaixo do mínimo recomendável.. Não é só questão de potência, é questão da qualidade de energia que ela entrega ao seu PC..

 

Resumindo: ela NUNCA deveria ter entrado no seu PC..

 

 

O que vocês diriam desta fonte aqui? Para uma GTX 1070 ou TI?

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79112&origem=52&gclid=Cj0KCQjwybvPBRDBARIsAA7T2kidHmKh59z3OyEo4dQ1X4lS5ytrdBPT2yisAU_4cbH0UGPhKKDMXdAaAl_wEALw_wcB

 

Ou esta aqui?

 

https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-corsair-600w-cx600-v2-certificado-80-plus-pfc-ativo-cp-9020048-ww

 

EVGA ou Corsair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF

 

1 - Se não tá te dando dor de cabeça, mantenha ela, por enquanto..

 

2 - A GTX 1070, já consome o dobro que a 1050Ti, na média.. A 1070Ti, deve consumir um pouco mais.. Então, sim, seria melhor trocar a fonte.. Só quando a placa sair, saberíamos a fonte certa..

 

3 - Sim, o "fonte recomendada" é pro PC todo..

 

 

Assim, quanto sua fonte entrega, eu não sei, pois não tem testes pra aferir isso.. Em teoria, pelo rótulo, 420 Watts, mais ou menos, mas não sei se cumpre isso.. Ainda tem a questão da qualidade da energia que ela oferece ao seu PC: Ela mantém as tensões estáveis em carga? Níveis de ruído, estão dentro dos padrões? Eficiência boa? Tudo isso, só um teste mais apurado, responderia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

1 - Se não tá te dando dor de cabeça, mantenha ela, por enquanto..

 

2 - A GTX 1070, já consome o dobro que a 1050Ti, na média.. A 1070Ti, deve consumir um pouco mais.. Então, sim, seria melhor trocar a fonte.. Só quando a placa sair, saberíamos a fonte certa..

 

3 - Sim, o "fonte recomendada" é pro PC todo..

 

 

Assim, quanto sua fonte entrega, eu não sei, pois não tem testes pra aferir isso.. Em teoria, pelo rótulo, 420 Watts, mais ou menos, mas não sei se cumpre isso.. Ainda tem a questão da qualidade da energia que ela oferece ao seu PC: Ela mantém as tensões estáveis em carga? Níveis de ruído, estão dentro dos padrões? Eficiência boa? Tudo isso, só um teste mais apurado, responderia..

 

 

Muito obrigado. Meu PC eu acho silencioso. Quanto a isso, tranquilo.

 

Acho que vou trocar de fonte em vez de duplicar minha ram então...... Parece ser um upgrade mais interessante no momento. ... mais importante...

 

Estou pensando numa Corsair de 600 W com pfc ativo. PFC ativo é importante né? Além do selo 80 lá.

 

Essa EVGA que mostrei antes não tem FPC ativo.

adicionado 2 minutos depois

Esta aqui pensei.

 

https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-vs600-80plus-white-pfc-ativo-600w-cp-9020119-la

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

Dá uma olhada na CX 450 ou CX 550.. São os modelos mais novos da Corsair..

 

https://www.kabum.com.br/produto/91023/fonte-corsair-650w-80-plus-bronze-cx650-cp-9020122/?origem=52&gclid=Cj0KCQjwybvPBRDBARIsAA7T2kgSgyDzKAAnVXv5LN62r46Krt1tmu-FfapwJ59OMKuskunMh3nzxj8aAlDUEALw_wcB

 

O que acha dessa? CX 650 é mesma linha dessa da 450 e 550?

 

Não seria muito EXAGERADA para meu PC atual? Isso não pode dar um problema de excesso de fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

A CX 600 é da versão antiga.. A CX 550 é mais nova e usa um projeto mais moderno.. Não tem muito sentido, hoje, pagar mais, por algo inferior..

 

 

Eu achei esta aqui interessante. Nesse modelo que você falou. Mas para uma GTX 1070 TI ou mesmo 1080 não fica pouco 550 W? Considerando que a placa diz "500W recomendável" não teria que ter uma folga maior?

 

https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cx-series-cx550-80-plus-bronze-550w-pfc-ativo-cp-9020121-ww

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF

 

Assim, leve essas recomendações, com cautela.. Eles chutam alto, pra não ter problemas com processo.. Uma GTX 1080 da MSI, por exemplo, consome pouco mais de 220 Watts, em carga plena..

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_1080_Gaming_X_Plus_11_Gbps/28.html

 

Considerando o resto do seu PC, 550 Watts é até exagero.. Mas, já daria a folga que você quer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, RS Faria disse:

@Diogo HF

 

Considerando o resto do seu PC, 550 Watts é até exagero.. Mas, já daria a folga que você quer...

 

você está levando em conta meu PC atual? Ou também um upgrade para GTX 1070 TI ou 1080?

 

Se eu comprasse essa fonte de 550 W Corsair CX 550 selo 80 plus Bronze PFC ativo seria suficiente para um PC com GTX 1070/1080, 16 GB de ram, processador I5 ou I7 de sétima geração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Diogo HF disse:

Se eu comprasse essa fonte de 550 W Corsair CX 550 selo 80 plus Bronze PFC ativo seria suficiente para um PC com GTX 1070/1080, 16 GB de ram, processador I5 ou I7 de sétima geração?

Sim, sobrando.. Levei em conta a 1080 e seu PC atual.. Mas, do Core i5 pro Core i7, o consumo não cresce muito não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...