Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo de nobreak SMS, e montagem de filtro anti-ruídos AC de fonte de PC.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, preciso montar um filtro galvânico pro meu pc. Esta dando bastante ruído entre ele e o meu 3x1. 

 

Eu tenho um Nobreak SMS semelhante a este

https://www.kabum.com.br/produto/38574/nobreak-sms-manager-net4-1400va-bivolt-27285/?origem=52&gclid=EAIaIQobChMIkJD3ie6L1wIVEYCRCh0xpARtEAQYCCABEgLp7PD_BwE

 

que está subutilizado, e não posso usar ele para as impressoras visto que ele não aguenta. A bateria já está se indo, então, não vou investir plata nele. 

 

Gostaria de usar o trafo dele, mas não sei se é dupla bobina ou se é semelhante a um auto-trafo (que não daria para isolamento galvânico)

 

Vocês conhecem? seria possível usar para esse fim? a potencia dele será usada a menor, pois alimentará apenas o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ilkyest disse:

Pessoal, preciso montar um filtro galvânico pro meu pc. Esta dando bastante ruído entre ele e o meu 3x1. 

 

Eu tenho um Nobreak SMS semelhante a este

https://www.kabum.com.br/produto/38574/nobreak-sms-manager-net4-1400va-bivolt-27285/?origem=52&gclid=EAIaIQobChMIkJD3ie6L1wIVEYCRCh0xpARtEAQYCCABEgLp7PD_BwE

 

que está subutilizado, e não posso usar ele para as impressoras visto que ele não aguenta. A bateria já está se indo, então, não vou investir plata nele. 

 

Gostaria de usar o trafo dele, mas não sei se é dupla bobina ou se é semelhante a um auto-trafo (que não daria para isolamento galvânico)

 

Vocês conhecem? seria possível usar para esse fim? a potencia dele será usada a menor, pois alimentará apenas o PC.

 

Seu problema de ruído é quase 100% de chances que venha da própria fonte.

Fontes chaveadas produzem muitos ruídos. 

 

Troque por uma fonte chaveada que funcione com aquela topologia LLC ressonante. Produzem muito menos ruídos.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, albert_emule disse:

Seu problema de ruído é quase 100% de chances que venha da própria fonte.

Fontes chaveadas produzem muitos ruídos. 

Isso é verdade. Antigamente eu ligava um televisor de 29" no PC e a imagem ficava chuviscando. 

Isso só sumiu quando troquei a fonte. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma opção mimimamente curiosa pra potência entre baixa e um pouco abaixo de média é ligar 2 trafos - de nobreak ou quaisquer disponíveis de potência coerente - "em série".

 

=plug.primario1.secundário1----secundário2.primário2.tomada:

 

De lambuja, hás de ter dupla isolação. De fato uso esta técnica 100% original pra testar alguns circuitos e de lambuja - II dá mais segurança ao operador da jiga...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule  eu sei que é fonte... mas eu não gostaria de trocar, por enquanto, essa TX750. Gastei demais por enquanto. 

 

Vou campear por um capacitor de AC, e colocar na entrada da fonte exclusivamente, e outro na entrada do 3x1, só precisaria ver qual a capacitância necessaria, para ligar em série com o ferrite

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem título.png

adicionado 21 minutos depois

Tb pode ser feito com núcleo tipo EE, mas o princípio é sempre o mesmo: se o início da bobina A  for para a rede, o início da bobina B também irá para a rede, e ambas enroladas no mesmo sentido. Caso o carretel não tenha divisão, improvise com papel cartão ou qq outro material não magnético. Não faça em camadas, em setor como no desenho as perdas são menores para essa aplicação.

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sérgio Lembo  agora a pergunta fatal. Achei uma peça de plástico que dará, entendo eu, um bom núcleo.  O núcleo central é de 2,1 cm... e a lateral, mais larga, 4,1cm. Então, acho que dará uns bons henrys ali... mas... claro.. só testando

 

A questão é:  O que seria melhor? fio fino ou mais grosso? vamos lá, a potência "enxergada" no sistema não será superior a 750 watts, considerando um baita pico de energia, e bota pico nisso. Pra ter ideia, nesse momento estou usando muito do pc, e estou em 219Volts e 1,1A, qual seja, 241watts, aí incluindo TV de 32" que uso de monitor, Dock station, caixinhas de som externas... etc

 

a questão. Um fio de 0,75 daria conta. Mas qual seria melhor? 0,75 ou 1,25? tem influência os tais "AWG" do fio? 

 

Em tempo: vamos aos "transientes"

 

Tres áudios em 1. Formato 7z (7-zip)

Primeiro: receptor da net, variando volume.... maximo/mínimo

Dois: receptor da net em mute.... aumentando o volume do 3x1

terceiro... misto

171025_001.7z

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ilkyest disse:

Um fio de 0,75 daria conta. Mas qual seria melhor? 0,75 ou 1,25? tem influência os tais "AWG" do fio? 

E como tem!!! Pesquise por Tabela AWG,  lá aparece o número AWG, o equivalente em mm², corrente máxima, frequência máxima (efeito pelicular), voltas por cm e outras coisitas más. Não se preocupe com a frequência de chaveamento da fonte, estamos operando na fundamental (60Hz).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que terei de reduzir o de espiras para o neutro.... Se não ficará descansado. Dá pra usar capacitor de.ventilador de teto? Foi os únicos que achei para CA e as fontes que eu tinha foram pro lixo. Ou o nobre amigo tem algum. Os cálculos de ventilador são de 2,2microfarad

 

1509068148867-571468713.jpg

adicionado 9 minutos depois

Melhorei um pouco

1509068727236-378478540.jpg

adicionado 21 minutos depois

Feito. Colando. Aguardo quanto aos caps de ventilador. 

 

1509069483743-1190643444.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela teoria do indutor de choque as 2 bobinas tem que ser iguais. Minha sugestão é fazer 5 espiras azuis, depois 5 marrons, volta para o azul e fica nesse troca troca até entupir por igual, isto é, os 2 fios com número igual de espiras. Monte e teste pra ver se reduz ou elimina o ruído.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Última pergunta então. Eu não poderia usar fio paralelo e daí sim fazer uma bobina só, tipo esse? Mas, claro, mais grosso? Em vez de fazer 2 bobinas? Pensei num pararelo de 0,75 visto que será só o pç... eu tenho um filtro de linha queimado e poderia usar o fio dele. Embora triplo, usaria os 3 fios, com 3 capa

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já experimentou colocar um alicate amperímetro sobre um fio paralelo para medir a corrente de um ferro de passar roupa, geladeira ou qq outra coisa? Os campos se cancelam, a corrente medida é sempre zero, exceto se houver fuga à terra. Acredito que não funcionará se fizer isso. Faça conforme já foi indicado nos desenho que fiz, não inventa moda.

adicionado 4 minutos depois
11 horas atrás, ilkyest disse:

 

Acho que terei de reduzir o de espiras para o neutro.... Se não ficará descansado. Dá pra usar capacitor de.ventilador de teto? Foi os únicos que achei para CA e as fontes que eu tinha foram pro lixo. Ou o nobre amigo tem algum. Os cálculos de ventilador são de 2,2microfarad

 

1509068148867-571468713.jpg

adicionado 9 minutos depois

Melhorei um pouco

1509068727236-378478540.jpg

adicionado 21 minutos depois

Feito. Colando. Aguardo quanto aos caps de ventilador. 

 

1509069483743-1190643444.jpg

 

Ficou ótima essa montagem, espero que tenha identificado o início de cada bobina conforme indicado antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...