Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade após 4 anos


Posts recomendados

Prezados,

 

Já faz 4 anos que estou com o meu desktop e é o momento de dar uma atualizada nele, pois está “ficando lento”. Na época paguei em torno de R$ 4k e espero gastar o mínimo possível sendo, no máximo, a metade desse valor na atualização para ficar mais uns 4 anos com ele (R$ 2k). Quando o adquiri o meu uso era outro (basicamente jogava Diablo III e CS e editava fotos). Atualmente eu continuo “jogando a mesma coisa” e uso mais básico.

Tenho em mente duas possibilidades de atualização e realmente estou na dúvida qual das duas seguir, pois acho que estou deixando passar algo (talvez até uma terceira alternativa).

 

Meu set atual:

Fonte - Corsair 600w Cx Builder Series Atx12v V2.3 Cp-9020048-Ww

placa-mãe - Asus Z87-A (Socket 1150) Usb 3.0 Intel Z87

Processador - Intel Core I5-4670k 3.4ghz (3.8ghz Turbo, Lga 1150, 6mb Cache) 84w

Placa De Vídeo - EVGA Nvidia Geforce Gtx 650 Ti Boost 2gb Gddr5 192-Bit Pci-E 3.0 X16

Memória - G.Skill Ripjaws X Series 8gb Kit (2 X 4gb) Ddr3 1600mhz Pc3-12800

Disco Rígido - Seagate 1tb 7200 Rpm 64mb Sata 6.0gb/S St1000dm003

Corsair Hydro H55 Quiet CPU Cooler

 

 

Na minha cabeça eu tenho duas opções:

1) Trocar placa-mãe e processador, mantendo as memórias por um Intel Core i5-8400 2.8GHz (4.0GHz Turbo, LGA 1151, 9MB Cache) 65W e uma GIGABYTE GA-B150M-D3H ou tentar achar uma GIGABYTE GA-H170-GAMING 3 DDR3 LGA 1151. Claro, tem a alternativa de trocar também as RAM caso compre uma placa-mãe que seja DDR4.

2) Comprar um SSD de 500Gb (o EVO 850 da Samsung), deixando o SO nele e, aproveitando que a tendência é  DDR3 se tornar mais escasso, exagerar e comprar 4 x 8gb de RAM.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alfabetagama Sua configuração mesmo sendo de gerações passadas continua sendo muito boa, o que está limitando o desempenho é sua placa de vídeo. Você precisa trocar apenas sua placa de vídeo, pode por uma GTX 1060 de 6gb ou uma RX 580 de 8gb pra rodar a maioria dos jogos em ultra / full hd / 60fps. E sua fonte suporta tranquilamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alfabetagama Já chegou a formatar o seu pc ou fazer uma limpeza de disco, ou passar o Ccleaner? 

 

Não vejo necessidade de trocar o seu processador, placa-mãe e memórias agora, e se trocar não vai ter um ganho que compense o investimento que vai ter comprando as peças que você citou acima.

 

Mas para um melhor desempenho, além da troca da placa de vídeo você pode adicionar um SSD para o sistema operacional, drivers e programas mais leves para um ganho de velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alfabetagama Se você procura ganho de velocidade do sistema em geral, além de determinados programas, não tenha dúvidas: compre um SSD.

 

Se você não for trabalhar com renderizações pesadas, esqueça esses 16GB de memória porque não trarão ganhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que na opção 01 o processador não funciona na placa-mãe, apesar do mesmo socket (é... Intel sendo Intel).

 

Eu ficaria com seu setup. Este seu i5 ainda queima um tanto de lenha. Apenas colocaria um SSD, aumentaria a RAM para 16 Gb e, dependendo do seu monitor, colocaria uma GTX 1060, caso ele for FullHD, ou uma GTX 1050 Ti caso não for.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegue um 4770K e uma GTX1060 6Gb.

 

A intel matou, deliberadamente, a compatibilidade com serie 100 e 200 para os Coffee Lake.

 

Sem contar que ninguem tem estoque, por ter sido um lançamento de papel, e quem tem estoque esta com preço inflado. Começo de 2018 deve estabilizar, e ter disponibilidade de mobos de entrada.

 

 

Sua outra opção seria um Kit com um R5 1600 + B350 + 8Gb DDR4, vender seu kit atual e pegar uma GTX1070. Diferentemente de LGA1151, AM4 vai ter uma boa longevidade, recebendo +3 gerações até 2020, a primeira, Zen+ em 12nm, chegaram começo do ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, alfabetagama disse:

E não seriam 16Gb, mas 32Gb (sei que seria exagero).

E você tem algum motivo para realmente precisar disso? Porque, a menos que faça algo bem especial, não terá diferença alguma na performance. Vai apenas gastar à toa mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

Pegue um 4770K e uma GTX1060 6Gb.

 

A intel matou, deliberadamente, a compatibilidade com serie 100 e 200 para os Coffee Lake.

 

Sem contar que ninguem tem estoque, por ter sido um lançamento de papel, e quem tem estoque esta com preço inflado. Começo de 2018 deve estabilizar, e ter disponibilidade de mobos de entrada.

 

 

Sua outra opção seria um Kit com um R5 1600 + B350 + 8Gb DDR4, vender seu kit atual e pegar uma GTX1070. Diferentemente de LGA1151, AM4 vai ter uma boa longevidade, recebendo +3 gerações até 2020, a primeira, Zen+ em 12nm, chegaram começo do ano que vem.

Já estamos praticamente em novembro, pra quem vai levar um mes ou dois para comprar o PC, será que vale a pena pegar o Ryzen 1600 ou esperar os novos Zen ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...