Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito seletor tensão automático


Posts recomendados

Preciso de um circuito seletor de tensão automático, mas nada muito elaborado pois é so pra leds indicadores...tem uns na net mas e daqueles que mantém os 2 leds ligado e nao quero assim, quero q em 110v acende o led ambar por exemplo e em 220v desligar o ambar e acender o  verde.

 

 

Agradeço a ajunda desde  já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Não é difícil de fazer, mas desta vez vou te dar apenas a ideia:

Aquele circuito que eu desenhei outro dia onde a cada interruptor apertado fazia o voltímetro marcar a tensão de entrada pode ajudar.

A ideia é que ao energizar o circuito em 220V um transistor corte o sinal do Led que só acende em 110V.

Pegue o circuito do Led e o dos interruptores e tente juntar o "melhor dos dois mundos".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Mestre88  preciso de uma ajudinha sua de novo....

 

Com base nesse circuito se eu quiser fazer cada entrada acionar um led (um led pra cada entrada )o que devo alterar? 

Seria um transistor para cada led certo, mas como fica o capacitor Eletrolítico de 400v?

20170825_214353.thumb.jpg.7050dc19cb822d53fe5092d0610ff539.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia apresentada era essa:

Em 29/10/2017 às 01:17, Mestre88 disse:

Pegue o circuito do Led e o dos interruptores e tente juntar o "melhor dos dois mundos".

 

O circuito do LED que você também deve ter visto, é este:

um+led+110+2+leds+220+volts.gif

No caso temos um LED aceso em 110V e os dois acesos em 220V, o objetivo é colocar um transistor ali no meio pra desligar o LED que acende só no 110V.

Nesse circuito eu também colocaria o capacitor de 10uF/400V ali na saída do diodo pra dar uma filtrada na AC, pois se deixar ligado direto os LEDs vão queimar com o pisca-pisca.

 

Esqueça a reatância capacitiva e a ponte retificadora, estamos falando de Leds e não de relés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 desculpe acho que confundi você 

Estava aproveitando este tópico pois era o mais recente trata se de outro circuito.

Esse circuito da foto cada entrada aciona um relé certo

 

O que quero agora é que (para outro circuito) cada entrada (4) acione um led indicador  

 

Os LEDs são do tipo RGB por isso do uso da fonte capacitiva pois precisam do neutro comum e entradas positivas diferentes pra acionar vindas direta da rede AC 

Esse circuito seu do outro tópico penso me atender bem com as devidas modificações que seriam...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com licença pra me intrometer entre vocês 2....

 

Não vejo os leds mas pra ligar cada um cada vez, basta colocá-los: um paralelo com transistor e outro com relé

Eu (eu) colocaria aquele 100R do lado ac com zener em paralelo com capacitor mas não sem antes cogitar usar uma baratíssima fonte 12V a qual de fato eu usaria...

 

Deixar-vos-ei a sós agora .. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Mestre88 disse:

Esses leds tem relação com esse circuito (o original) ou não? 

Não, apenas pensava em usar mesmo circuito que me passou ,aquele original está montando e funcionando.

 

49 minutos atrás, Mestre88 disse:

Quem deve acender os leds são interruptores de 220V daquele painel? 

Não, veja só o seletor de tensão eu fiz...o que faz a seleção de qual led deve ascender é por relé...o que quero e mudar um pouco

o que quero e teria que ser led RGB porque tem um orifício na caraça e o seguinte 

 220 led ligado cor verde

110 led ligado cor vermelho

Falta de luz led ligado na cor azul ( tem um relé com selo que na falta de energia se desliga e só religa ao apertar o botão, daí usaria o contato NF do relé pra ligar o led azul 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 pensei em fazer com fonte comprada como também sugeriu a Isadora...mas eu so teria o indicador 110v e 220v e não o led azul indicador que tenha faltado luz e precisa acionar o botão. 

 

O relé ja faz a seleção de 110v e 220v no contato NF terá 220v e NA quanda cair pra 110v ( meia fase que acontece muito aqui no bairro) vou postar foto do esquema que usei...

 

O que tinha pensado era usar uma fonte capacitiva pra acionar os led um transistor NPN pra cada led resistor de base de 470k como no esquema feito por você...Só que não sei como ficaria o capacitor  eletrolitico 10uF por 400v teria q usar um pra cada base do transistor? 

 

Talvez pra 110v o resistor teria de ser menor?

seletor_ac_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte capacitiva ou chaveada comprada da no mesmo, só ligar antes do seu botão de rearme. 

Agora se quer um indicador de falta de energia, porque não usa uma bateria? Vai acender o Led azul toda vez que faltar energia. 

 

Mas se insiste na ideia dos transistores pode deixar sem o capacitor, use apenas o diodo 1N4007 e o resistor de 470k. 

Ele só é necessário pra ativar o relé, sem ele o relé "buzina". No caso do led seus olhos não vão ver ele piscar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser... tem uma segunda opção mas usa mais componentes, sai mais caro, mas funciona da forma que eu gostaria na época que criei o tópico acima.

 

1x Rele 5v

2x Zener 5v6 1w (1n4734a) 

1x Resistor 47 ohms 2w (da pra usar 1w, mas por segurança... usar 2)

1x Resistor 330 ohms 1/4w (Laranja Laranja Marrom)

1x Resistor 2k 1/4w (Vermelho Preto Vermelho)

1x Resistor 2k2 1/4w (Vermelho Vermelho Vermelho)

2x Resistor 4k7 1/4w (Amarelo Roxo Vermelho)

1x Resistor 10k 1/4w (Marrom Preto Laranja)

1x Capacitor Eletrolitico 220uF - 25v

2x Transistores PNP BC558

1x LM358

1x Transformador 200mA Primario 220v : Secundário 12v

1x Ponte retificadora W10 (1kV 1.5A) ou 4x diodo 1n4004 ou 1n4007

 

image.png.00c7cfb9f2cea7ef03c468d683123cc3.png

 

O Relé somente é acionado quando o circuito for ligado em 110v. (90v~180v)

Acima disso, o rele deixa de ser acionado.

 

A Opção do @Mestre88 é bem mais barata e funciona bem só tem a diferença de que o rele é acionado quando está em 220v.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...