Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo com Clock reduzido


Esraeu

Posts recomendados

 Ultimamente tenho me deparado com um certo problema, que é o seguinte: o clock da minha placa de vídeo fica reduzido. Isso está me dando muita raiva porque as vezes vou jogar e percebo que o FPS está baixo, daí vou ver pelo MSI Afterburner e o clock está reduzido.
 Meu PC é um i5 + 8GB DDR3 + Sapphire R9 280 + Fonte 600W de boa qualidade + placa-mãe Gigabyte. O clock (normal - o que deveria ser) da GPU é 940MHz e de sua memória GDDR5 de 1250MHz, mas quando dá essa queda o clock fica 850MHz e da memória em 1250MHz. Pode não parecer muito mas isso faz uma boa diferença, essa redução faz o FPS cair de 60 em vários jogos: The Witcher 3, Dark Souls 3, AC Unity, Fallout 4, etc... o que me dá um ódio absurdo!

 Não consigo achar a causa dessa desgraça, já atualizei os drivers da GPU (sempre mantenho atualizado), já reinstalei os drivers da GPU, já reconfigurei o clock por aquele programa da AMD (AMD RADEON SETTINGS), já alterei o clock pelo MSI, já alterei as opções de energia para Alta Desempenho e nada resolveu!

 Fiz as medições com MSI e com o próprio programa da AMD e ambos deram o mesmo resultado da redução.

 Pelo que eu vi na internet muitas pessoas tiveram esse adorável problema, porém nunca achei uma "conclusão" que resolvesse meu problema. Ouvi dizerem algo sobre CMOS, que eu não sei o que é. Algumas observações que gostaria de informar: a um tempo atrás eu formatei meu PC, pois comprei um SSD, daí eu reparei que quando o PC liga apenas uma das ventoinhas da GPU liga, a outra fica desligada a menos que a temperatura alcance 70°C, sendo que em 2015 quando eu ligava o PC as duas ligavam. Fico na dúvida agora se isso foi quando eu formatei ou foi alguma atualização da GPU. Talvez eu pudesse ter feito algo errado na formatação, sei lá... Li umas paradas bem doidas lá falando sobre isso ser coisa da placa-mãe, daí fui lá na BIOS e não achei nada que relacionasse a GPU (só onboard).

 Em relação a temperatura o PC é de boa, tem 6 ventoinhas, bem difícil chegar a 70°C, tanto pro CPU quanto para GPU.

 

 A imagem em anexo mostra a desgraça em ação. Tentei colocar todas as informações possíveis/necessárias.

 Então, preciso de um help, alguém saberia dizer porque diabos isto está acontecendo? E como eu faço para resolver?
 Muito obrigado!

Desgraça.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Esraeu disse:

Gigabyte GA-P67A-D3-B3.. Por quê? Isso pode estar mesmo relacionado a placa-mãe?

Segundo as especificações sua Mobo é PCIe 2.0. Talvez isto esteja limitando de alguma forma a frequência de sua VGA. Já testou ela no segundo slot PCIE para ver se dá o mesmo resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Segundo as especificações sua Mobo é PCIe 2.0. Talvez isto esteja limitando de alguma forma a frequência de sua VGA. Já testou ela no segundo slot PCIE para ver se dá o mesmo resultado?

Aparentemente o outro encaixe não serve na placa de vídeo, é diferente. Não conheço desses nomes das conexões, mas acredito que apenas pelo fato de eu ter conseguido jogar com a potência total da placa de vídeo antes já sirva de prova que os encaixes servem (assim acredito).
Agora a pouco fui jogar e o clock estava normal. Sem explicação, sem que eu tenha feito nada. Não dá pra saber quando vai dar o problema ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Esraeu Vou mencionar algo para te tranquilizar.

Tanto CPUs, Memórias e GPUs. Variam suas frequências de algo muito abaixo do mínimo, para até o seu limite. Então acho que não precisa se preocupar. As minhas VGAs também se comportam assim. Não ficam travadas no máximo. Agora, neste exato momento minha VGA está abaixo da metade de seu clock máximo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Wagner Ruaro disse:

@Esraeu Vou mencionar algo para te tranquilizar.

Tanto CPUs, Memórias e GPUs. Variam suas frequências de algo muito abaixo do mínimo, para até o seu limite. Então acho que não precisa se preocupar. As minhas VGAs também se comportam assim. Não ficam travadas no máximo. Agora, neste exato momento minha VGA está abaixo da metade de seu clock máximo.

 

Questão é em jogos, que faz uma boa diferença. O FPS cai, fica travando e etc... Eu posso ligar o PC, não abrir nenhum programa nem nada, só o jogo e daí ficar com clock reduzido. Eu não me importo que elas fiquem travadas no máximo, só não quero que o desempenho em jogos reduza.

É um problema sem sentido que acontece com uma certa frequência sem explicação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...