Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter sentido de giro motor monofásico tanquinho


alexmzr

Posts recomendados

Olá pessoal!
eu tenho um motor de tanquinho 1/4cv monofásico, e gostaria de transformar ele num esmeril e furadeira, para isso eu preciso inverter o sentido de rotação dele.
Eu já vi alguns videos e tuto sobre isso, porém como não entendo nada de elétrica/eletrônica, também não tenho grana para mandar num técnico, eu decidi postar aqui para que alguém me ajude. Em anexo, estou encaminhando duas fotos do motor, ele possui 5 fios, 2 amarelos, um azul, outro preto e outro vermelho. Estão ligados assim:
2 fios amnarelos ligados no capacitor
Fio azul e preto ligados a uma fase
fios vermelho e branco ligados em outra fase

 

1. Esse motor, permite inverter a rotação?
2.Alguém pode me passar de forma detalhada como fazer a inversão?

Obrigado aos que puderem me ajudar
ps: nunca fiz nada mais avançado que montar tomadas para eletrodomésticos.

Motor_01.jpg

Motor_02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode não ser possível. Mas antes de desistir eu (eu!) mediria se um dos amarelos está em contato com um dos pares. Neste caso eu (eu!! hein!) o cortaria e colocaria em contato com o outro par. Pode ser que não pife seu motor. Mas não faça isso! Muito menos sem algum fusível, adulto, extintor por perto! Também aguarde alguma opinião de verdade. De verdade!

 

Acho que ia falar pra você inverter o rotor mecanicamente mas acho que deve girar do mesmo lado... talvez + fraco... sei lá... só testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Eu já tive dificuldade semelhante algum tempo atrás e consegui fazer a inversão.

 

Vamos ver se é cabível para o seu motor, passo a passo :

 

Os 4 fios que vem dos enrolamentos  teoricamente estariam numerados de 1 a 4 .

 

Supondo que existam numeros eles vão estar ligados na tomada em pares  1e3 juntos, e 2e4 juntos.

 

Um desses enrolamentos ( o que contem a bobina auxiliar )é apenas para dar partida, e depois de atingida a rotação ele é desligado .

 

Então, como no seu caso não estão numerados precisa apenas testar a continuidade dos enrolamentos ( 2 pares )  , e o que tem a bobina vai ser o os fios 3 e 4 .

 

Daí basta inverter os pares ligados na rede , vai ficar 1e4 juntos e 2e3 juntos .

 

Faz o teste e depois diz pra gente se conseguiu .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível sim, eu já fiz. 

Há algum tempo atrás alguém perguntou como fazer e eu fiz um post explicando :

@alexmzr esse motor é 110/220V ou é uma tensão só? 

Por causa desse monte de fio pode complicar um pouco mas o que eu disse no outro tópico continua valendo. 

@Tito Fisher No caso desse tipo de motor se inverter a polaridade das bobinas do principal pode queimar, o enrolamento que altera o sentido de rotação é o auxiliar. 

Nesse motor só altera a rotação desmontando a ligação original do capacitor e invertendo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Instintivamente penso que é 127/220 pois há a ligação típica de 2 bobinas em paralelo pra 127. Realmente não se deve mexer nelas. Dependendo do tipo de ligação, algo como 1 dos fios do cap numa fase gira de um lado. Na outra, de outro. Por isso há importância nas medições propostas: ver alguma conexão entre o enrolamento auxiliar e o principal. Também algum desenho cai bem... Parece que to vendo um em cima do cap...

Lembrando que há de conviver com riscos generalizados. Afinal, vivemos disso. E com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

É possível sim, eu já fiz. 

Há algum tempo atrás alguém perguntou como fazer e eu fiz um post explicando :

@alexmzr esse motor é 110/220V ou é uma tensão só? 

Por causa desse monte de fio pode complicar um pouco mas o que eu disse no outro tópico continua valendo. 

@Tito Fisher No caso desse tipo de motor se inverter a polaridade das bobinas do principal pode queimar, o enrolamento que altera o sentido de rotação é o auxiliar. 

Nesse motor só altera a rotação desmontando a ligação original do capacitor e invertendo. 

 

Ola @Mestre88

 

Acredito que eu não me expliquei corretamente.

A sugestão foi para inverter a polaridade do enrolamento auxiliar, e não do enrolamento principal.

 

fiz um desenho ( tá  meio tosco, mas finjam que é um diagrama ) 

 

inverter.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...