Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguem sabe onde encontro mosfet 104N60?


Marcel GB

Posts recomendados

Pessoal estou com uma fonte Corsair modelo CS850M, ele não estava ligando, só ficava em standy by, porém ao tentar ligar só dava um estalinho e nada, por conta de minha inssistencia acabou entrando em curto, já abri e verifique que o curto foi no semicondutor transistor ou mosfet (desculpe minha ignorância mas não entendo muito), já o des soldei da placa, o problema é que não consigo encontra-lo para reposição de jeito maneira, então eu lher pergunto: Alguem tem ou sabe onde eu o encontro, modelo que diz nele "1G32F FCH 104N60"? també se alguem souber se existe outro que sejá compativel já ajudará, desde já agradeço a todos!!

23114897_1503430776412234_602459420_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 60R125 da Infineon repõe bem esse daí, tb tem o 60R070, mas esse é mais difícil de achar. É transistor caro, R$ 30,00 o que nos leva a perguntar: o problema é ele ou foi pro saco devido a insistência?

Tem o modelo isolado e o não isolado.

https://lista.mercadolivre.com.br/6r125p#D[A:6r125p,L:1]

Para efeito de pesquisa, pode comprar, além do indicado um 13n60 ou um 20n60, aquecem mais porém são bem mais baratos, vai pagar entre R$ 4,00 e R$ 8,00 cada. Se o problema for outra coisa, diminui o prejuízo. .Depois de consertado, aí você coloca o indicado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Tito, muito obrigado amigo mas infelizmente dei uma olhada nas lojas que citasses e me parece que deve demorar um pouco a chegar, também não achei nada referente no datasheet , então tentar a opção o Sérgio, mas novamente muito obrigado!!!

 

Olá Sérgio, então amigo eu não entendo muito mas acredito que ele estava em curto e por isso a fonte desarmava, o fato de ele ter torrado eu penso ter sido por minha enssistencia, pois ele torrou no momento que liguei e desliguei umas 7 ou 8 vezes em menos de 3 segundos kkk, pretendo por isolado pois o que estava aqui é isolado conforme a foto, você disse que o 60R125 da infineon repoem bem mas agora fiquei com outra duvida, caso eu ache o 60R070 ficaria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquece um pouco menos, mas é pouca coisa. O fato da sua fonte ter 850W não significa que a sua máquina vai consumir tudo isso, o aquecimento é proporcional ao consumo da máquina e não à potência disponibilizada. Considere a possibilidade da causa ser outra, daí a sugestão de comprar os modelos mais baratos para teste. Tb existe o modelo 60R099, mas esse eu não achei. Nessa codificação, 60 é a tensão em dezenas = 60 x 10V = 600V. Rxxx é a resistência Rds em miliOhms. Quanto mais baixa, melhor, mas temos que ver tb a velocidade de comutação (rise time e fall time), dada em ns (nano segundos), não pode ser grande nessa aplicação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sérgio Lembo olha só será mesmo que este que me indicasses é compativel?, pois só de olhar um ao lado do outro na foto que postei(lado esquerdo original, lado direito o que me indicasses), logo se percebe que é bem menor que o original, acredito também que nem vá caber onde estava fixado o outro, alguma dica?

P_20171108_111900.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo bom treminei aqui mas não dei sorte, agora ao tentar ligar ela fica dando um barulho forte, parece que vai entrar em curto.

 Se tiveres paciencia de ler vou tentar lhe explicar um pouco melhor, essa fonte era para o computador de meu filho, meu conhecimento é mais em área de informatica, porém não entendo nada sobre eletronica, sou apenas curioso e acha o assunto bem interessante, detectei o defeito na fonte ao fazer o teste de bancada com clip, porém como eu havia explicado no inicio desta postagem, ao tentar ligar ela apenas desarmava, após ligar e desligar ela rapidamente(umas 7 ou 8 vezes em torno de uns 2 ou 3 segundos) ela entrou em curto.

 Imaginei que era os capacitores pois vi um curto entre os dois que se encontram fixados na placa um do lado do outro, então ao retiralos da placa para ver onde estava o defeito acabei por ver que o curto não era nos capacitores e sim no transistor que ficava logo atras deles, os capacitores mesmo tendo queimado externamente parecem não apresentar defeito nos testes que fiz com multimetro.

 Foi ai que você entrou me ajudando a achar um transistor compativel, bom montei e testei e fica dando um barulho parecendo que vai entrar em curto, peguei um óculos com lupa que tenho aqui e dei uma olhada acabei encontrando outro componente danificado (acho que é um SMD), retirei outro igual de uma placa velha que eu tinha aqui e fiz a substituição mas o problema persisti, eu queria tentar arrumar pois no momento estou desempregado mas acho que só estou piorando a cituação, minhas soldas fazem contato porém ficam feias, então eu lhe pergunto Sergio você faz manutenção? poderias me dar um orçamento? assim eu enviava a você por correios e posso fazer o pagamento via mercado livre ou algum jeito que achares melhor.

 Ou podes me indicar uma boa assistencia com bom custo beneficio

 

OBS: na foto marcada com quadro em vermelho foi onde achei o segundo componente danificado!!

P_20171108_141915.jpg

P_20171108_142239.jpg

P_20171108_142221.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...