Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook ACER - Sensação de Choque.


Posts recomendados

A sensação de energia estática aqui é bem leve e não estou levando choque nas bordas/ naquele fio metálico em volta do touchpad enquanto carrego o notebook. Uma coisa engraçada é que tenho a sensação de que a estática é um pouco mais forte perto do lugar onde é conectado o carregador haha

Torcerei mesmo para que essa energização não signifique nenhum grande problema mesmo ao longo do tempo, estou curtindo o notebook...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2017 às 14:53, misterjohn disse:

O cara da Acer pode estar certo em um monte de coisas, menos de dizer que isso é normal, para haver estática é necessário haver movimento e pelo jeito notebook não tem rodas nem asa.....

Eu concordo com voce, mas estou com 4 notebooks aqui.... 1 da Dell que está apresentando o problema de carcaça energizada em tomada não aterrada, outro Asus com o mesmo problema... e dois Acer, mesmo que não seja "normal" eles não concertam na garantia =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Eu concordo com voce, mas estou com 4 notebooks aqui.... 1 da Dell que está apresentando o problema de carcaça energizada em tomada não aterrada, outro Asus com o mesmo problema... e dois Acer, mesmo que não seja "normal" eles não concertam na garantia =/

Sabe qual é o mais interessante, o carregador fornece 19 VDC, essa tensão não seria suficiente para ser sentida por uma pessoa: ainda que tivesse "vazando" tensão pela estrutura metálica...mas se está ocorrendo é motivo de algum fenômeno a ser explicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, misterjohn disse:

Sabe qual é o mais interessante, o carregador fornece 19 VDC, essa tensão não seria suficiente para ser sentida por uma pessoa: ainda que tivesse "vazando" tensão pela estrutura metálica...mas se está ocorrendo é motivo de algum fenômeno a ser explicado.

Concordo, tem alguma hipótese ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As antigas tvs à tubo tinha o fly back, cuja função era elevar a tensão para milhares de volts; no veículo temos a bobina, cuja função junto com o platinado é criar uma tensão de 20.000 Volts para haver o centelhamento na vela.

Talvez nos notebook tenha alguma coisa que eleve a tensão para ser usada por algum componente que exige como nos exemplos acima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, misterjohn disse:

As antigas tvs à tubo tinha o fly back, cuja função era elevar a tensão para milhares de volts; no veículo temos a bobina, cuja função junto com o platinado é criar uma tensão de 20.000 Volts para haver o centelhamento na vela.

Talvez nos notebook tenha alguma coisa que eleve a tensão para ser usada por algum componente que exige como nos exemplos acima...

Interessante, é de se analisar.... 

 

Quem tiver problemas relacionados aos acer, vai postando aqui, pretendo descobrir qual é a desse problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa seria a única explicação para as pessoas sentirem sensação ou choque mesmo, considerando que valores acima de 50V em áreas secas do corpo já oferecem riscos. O que mata é a corrente elétrica e não a tensão, uma corrente de 30 mA passando pelo coração de um ser humano pode causar uma parada cardíaca - este valor é 1.500 vezes menor da corrente de um chuveiro elétrico.

Independendo do valor da tensão, a corrente pelo corpo depende de vários fatores como estar molhado, suado, estressado, mal isolado, etc.

Concluindo 19 Volts fornecido pelo carregador do notebook, sem ser elevado por qualquer motivo, jamais seria percebido pelo ser humano, ainda mais que ninguém usa um notebook dentro da água, embaixo de chuva ou em condições favoráveis a choques.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, misterjohn disse:

Essa seria a única explicação para as pessoas sentirem sensação ou choque mesmo, considerando que valores acima de 50V em áreas secas do corpo já oferecem riscos. O que mata é a corrente elétrica e não a tensão, uma corrente de 30 mA passando pelo coração de um ser humano pode causar uma parada cardíaca - este valor é 1.500 vezes menor da corrente de um chuveiro elétrico.

Independendo do valor da tensão, a corrente pelo corpo depende de vários fatores como estar molhado, suado, estressado, mal isolado, etc.

Concluindo 19 Volts fornecido pelo carregador do notebook, sem ser elevado por qualquer motivo, jamais seria percebido pelo ser humano, ainda mais que ninguém usa um notebook dentro da água, embaixo de chuva ou em condições favoráveis a choques.

Concordo, eu também acho estranho esse choque, considerando que o carregador tem apenas 19V. Deve ser algum componente interno que está multiplicando a energia como voce mesmo disse, mas fico curioso.... porque não ocorre quando não conectado na energia elétrica.

 

Manterei o post atualizado, com possíveis mudanças no comportamento do notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/11/2017 às 08:31, misterjohn disse:

Sabe qual é o mais interessante, o carregador fornece 19 VDC, essa tensão não seria suficiente para ser sentida por uma pessoa: ainda que tivesse "vazando" tensão pela estrutura metálica...mas se está ocorrendo é motivo de algum fenômeno a ser explicado.

Todos esses modelos apresentarem esse problema me intriga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez algum componente com um campo magnético um pouco mais elevado, próximo desse local, esteja causando essa estática nessa parte da estrutura, o que explicaria em parte a situação e também explicaria porque em outros não ocorre, ou a parte que gera isso está longe ou a parte do Acer em outros, que deveria causar essa sensação é de plástico, que é mau condutor tanto em corrente elétrica quando para campo magnético....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 29/11/2017 às 10:34, misterjohn disse:

Talvez algum componente com um campo magnético um pouco mais elevado, próximo desse local, esteja causando essa estática nessa parte da estrutura, o que explicaria em parte a situação e também explicaria porque em outros não ocorre, ou a parte que gera isso está longe ou a parte do Acer em outros, que deveria causar essa sensação é de plástico, que é mau condutor tanto em corrente elétrica quando para campo magnético....

image.png.42c8f2532b1e7c415a4d572a8fefd2c8.png

 

Poderia ser isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2017 às 13:08, misterjohn disse:

Respondendo no meu modo de ver:

-USB 2.0 5 VDC; 500 mA

-USB 3.0 5 VDC; 900 mA

 

voce acha que esses valores são capazes de gerar energia estática a ponto de sentir no corpo?

Não, realmente é menos de 1A, estou investigando ainda... 

 

Por enquanto o notebook está funcionando perfeitamente, mas infelizmente me dando uns choques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, misterjohn disse:

Você tem um multímetro? Tente medir essa tensão, coloque uma ponta do aparelho na parte que dá choque e a outra ponta na terra, se não der tente outra parte metálica do notebook que não seja a mesma usada na parte que dá choque.

Eu vou comprar um multímetro, trago resultados dai, mais o notebook inteiro da choque kkkk, com exceção da tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mata é a corrente, mas essa precisa de uma tensão para "fazer o estrago", e 17 Volts não tem a menor condição...outro detalhe, para voce sentir o efeito da corrente elétrica, ela tem que passar do seu corpo para o solo (terra) ou então de um ponto a outro do corpo, como de uma mão a outro da mão a perna, ou seja tem que intercalar seu corpo no percurso, se tem apenas 17 V e se a sensação de choque é apenas na mão, então toque só com o dedo, isolado com chinelo de borracha e veja se sente algum efeito, se sentir é estática mesmo, agora o mistério é o que está gerando a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/12/2017 às 11:59, misterjohn disse:

O que mata é a corrente, mas essa precisa de uma tensão para "fazer o estrago", e 17 Volts não tem a menor condição...outro detalhe, para voce sentir o efeito da corrente elétrica, ela tem que passar do seu corpo para o solo (terra) ou então de um ponto a outro do corpo, como de uma mão a outro da mão a perna, ou seja tem que intercalar seu corpo no percurso, se tem apenas 17 V e se a sensação de choque é apenas na mão, então toque só com o dedo, isolado com chinelo de borracha e veja se sente algum efeito, se sentir é estática mesmo, agora o mistério é o que está gerando a mesma.

Fiz o teste com sapatos de borracha, o mesmo fenômeno ocorreu. Isso com o carregador conectado, apenas na energia da bateria na acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Talvez seja um pouco tarde, mas ao menos vai servir para aqueles que futuramente comprarem um notebook da Acer e tiverem o mesmo problema. Enfim, eu estava tendo o mesmo problema desde que comprei o notebook, às vezes uns choques fracos, algumas outras fisgadas mais fortes. Tentei de tudo, botei chinelo, encostei a minha lapiseira de metal nas bordas com o intuito de diminuir um pouco os choques (pareceu diminuir bastante a frequência e intensidade), mas nada resolveu 100%. Então, por acaso, abri o aplicativo Acer Quick Access (já vem no notebook) para mexer nas configurações de Bluelight. Aí eu vi a opção Carregamento USB, que estava ligada, e eu desliguei pois não vi necessidade mesmo. Após desligar isso os choques pararam completamente, não sei ao exato o porquê.

Caso alguém mais tenha o mesmo problema tente desligar essa opção e dê algum retorno aqui para o resto dos usuários saber se foi acaso do meu notebook ou se essa é a causa do problema mesmo.

Sem título20.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2018 às 12:34, ultrazeonr disse:

Talvez seja um pouco tarde, mas ao menos vai servir para aqueles que futuramente comprarem um notebook da Acer e tiverem o mesmo problema. Enfim, eu estava tendo o mesmo problema desde que comprei o notebook, às vezes uns choques fracos, algumas outras fisgadas mais fortes. Tentei de tudo, botei chinelo, encostei a minha lapiseira de metal nas bordas com o intuito de diminuir um pouco os choques (pareceu diminuir bastante a frequência e intensidade), mas nada resolveu 100%. Então, por acaso, abri o aplicativo Acer Quick Access (já vem no notebook) para mexer nas configurações de Bluelight. Aí eu vi a opção Carregamento USB, que estava ligada, e eu desliguei pois não vi necessidade mesmo. Após desligar isso os choques pararam completamente, não sei ao exato o porquê.

Caso alguém mais tenha o mesmo problema tente desligar essa opção e dê algum retorno aqui para o resto dos usuários saber se foi acaso do meu notebook ou se essa é a causa do problema mesmo.

Sem título20.png

Tentei esse procedimento em meu notebook ACER, não resolveu meu problema, porém acredito que tenha reduzido pelo menos pela metade o problema, ontem level alguns choques... porém com menos intensidade.

 

Instalei esse software do site da ACER.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho mais nenhuma ideia do que fazer para tentar diminuir isso. Mas assim que conseguir algo que dê resultado venho imediatamente postar aqui. Provavelmente será outra vez por acaso como antes, então por isso pode demorar um pouco ;).

 

Obs.: algumas vezes (raramente) volta a dar uns choques, mas bem mais leves do que antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Também estou com esse modelo da Acer e os choques aqui, embora menos frequentes, são bem fortinhos... Pra mim, no nível que são, já considero um incômodo.

 

Vou tentar desabilitar essa opção do carregamento e posto se resolveu.

 

É um dos poucos defeitos que encontrei no notebook. Pela faixa de preço, achei ótimo. O acabamento em metal além de muito bonito, passa uma sensação de solidez. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...