Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto bobina de tesla!


Posts recomendados

Salve galera, to iniciando o projeto de uma bobina de tesla. Preciso, inicialmente, saber dimensionar meus componentes. O transformador por exemplo, o que eu tenho que alterar no ckt se quiser usar um trafo eletrônico de saida 15kv ao invés de usar um eletromagnético?

QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO RELACIONADA AO ASSUNTO SERÁ DE GRANDE VALIA! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, bruno.viana_96 disse:

Salve galera, to iniciando o projeto de uma bobina de tesla. Preciso, inicialmente, saber dimensionar meus componentes. O transformador por exemplo, o que eu tenho que alterar no ckt se quiser usar um trafo eletrônico de saida 15kv ao invés de usar um eletromagnético?

QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO RELACIONADA AO ASSUNTO SERÁ DE GRANDE VALIA! 

 

Acho que não existe trofos sem ser eletromagnéticos. 

Até os que estão dentro de fontes chaveadas, que tem uma etapa eletrônica, ainda são eletromagnéticos. 

 

A bobina de Tesla otimizada, em qualquer escala, funciona conforme o rapaz descreveu no vídeo a seguir: 

https://www.youtube.com/watch?v=3zbqdPIXq8k

 

 

adicionado 19 minutos depois

Ele citou lá 600 volts. Mas isso para aquela bobina de tesla lá, que é a maior do Brasil. 

 

Para uma bobina pequena e caseira, pode-se usar tensões de 179V DC e tensões de 308V DC que são tensões conseguidas por simples retificação e filtragem da rede AC domestica. E não precisa da etapa de correção de fator de potência. 

 

Você sabiam que os Flyback de TV funcionam em uns 140V DC a 150V DC? 

Podem conferir nos esquemas. 

 

Outro detalhe é a corrente de 1500 amperes que o cara citou. 

Não se assustem com isso. É pura ressonância. 

É o mesmo princípio do fogão de indução e do formo de indução.

Também é o mesmo princípio da energia sem fio que envolve ressonância. 

 

É muito assunto para estudar.

Resumidamente a bobina de tesla é uma bobina primária que forma um circuito tanque LC cuja freqüência de ressonância é calculada para uma freqüência alta, 15Khz por exemplo.

Daí tem um secundário que gera uma tensão muito alta.

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...