Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém sabe como me fazer enteder o funcionamento dessa raridade de CI?


Posts recomendados

Peguei esse Ci da Sanyo LC7932 que controlava um display de  segmentos anodo comum triplo (sem multiplexação)

 

A minha ideia é entender o seu funcionanento para ver se consigo controlar uma matriz de leds 4x4 = 16bits para criar simbolos.

 

É um driver 16-bit para LEDs ou matriz de leds. 

Tenho apenas uma pequena base de como usar, mas ainda nao liguei e não existe no proteus para simular!!

 

Outra coisa. Não consegui traduzir ou entender essa parte do descrição do datasheet:

 

The LC7932, 7932M are especially suited for use in LED display panel, PPC photosensitive drum LED erase
head applications.
 

 

 

LC7932 16-bit LED Driver.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo como:  "O LC7932, 7932M são especialmente feitos para ser usados em painel de LED, PPC led do tambor foto sensível usado como apagador."

 

Explicações  da minha Tradução livre... este "drum" é o também usado para impressões laser, mas como é uma aplicação antiga deve se referir a aplicações como http://thetonerexpert.blogspot.com.br/2014/03/  ^^ impressoras antigas e o led que faz a apagamento* ^^ Fora isso pode ser um tambor de bateria hauahuahuau

 

Sobre o datasheet... tem fazer testes ^^ de acordo com o clock... tem uns esquemáticos e como funcionam. Se testar uma das saídas de D1 a D16 testou todas ^^

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Algo como:  "O LC7932, 7932M são especialmente feitos para ser usados em painel de LED, PPC led do tambor foto sensível usado como apagador."

 

Explicações  da minha Tradução livre... este "drum" é o também usado para impressões laser, mas como é uma aplicação antiga deve se referir a aplicações como http://thetonerexpert.blogspot.com.br/2014/03/  ^^ impressoras antigas e o led que faz a apagamento* ^^ Fora isso pode ser um tambor de bateria hauahuahuau

 

Sobre o datasheet... tem fazer testes ^^ de acordo com o clock... tem uns esquemáticos e como funcionam. Se testar uma das saídas de D1 a D16 testou todas ^^

 

 

Rsrs, sei lá o que é isso de drum...

 

Bem, eu irei testar ele, quando tiver um tempo. O pior que tem que fazer uma placa para a pinagem dele , pois não encaixa na protoboard para dificultar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você póde fazer igual os gringos e colocar um soquete para ele http://forums.parallax.com/discussion/97102/lc7932-a-16-bit-bidirectional-shift-register-here-is-a-place-where-you-can . Ou usar um soquet.

Olha as imagens lá em baixo... o tópico é antigo e vários links até desapareceram.

 

Claro Vss(L) e Vdd não precisa pesquisar  ^^ vai dar um bom trabalho. Eu não achei nada de cara como tutorial gringo... então

adicionado 1 minuto depois

Faz uma arvore de natal ai ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Você póde fazer igual os gringos e colocar um soquete para ele

Eu já fiz isso uma vez com aquele velho CI de rádio-relógio o LM8560. Peguei dois soquetes de um video K7 velho. :lol:

 

2 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Peguei esse Ci da Sanyo LC7932 que controlava um display de  segmentos anodo comum triplo (sem multiplexação)

Na verdade ele é feito justamente para multiplexar alguma coisa, mas claro que ele não faz isso sozinho precisa de um micro controlador ou algum CI dedicado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

PPC photosensitive drum LED erase head applications.

- impressão laser usa tinta em pó.

- um rolo fotosensível  (photosensitive drum) é carregado com  eletricidade estática (alguns kV).

- no curso do seu giro, o laser ( LED erase head) bombardeia o rolo, aonde o laser atinge, a luz dele elimina a eletricidade estática. Isto significa que toda a superfície do rolo será bombardeada, exceto aonde se deseja a impressão.

- no curso do seu giro, o rolo passa então pela câmara contendo pó de tinta e fica impregnado dela.

- no curso do seu giro, o rolo passa por uma espátula de plástico que retira o pó de tinta do rolo, somente as partículas presas pela estática conseguem sobreviver a essa raspagem.

- no curso do seu giro, o rolo entra em contato com o papel que está carregado com eletricidade estática em grau superior à aplicada ao rolo. Isso faz com que o pó seja transferido ao papel.

- no curso do seu giro o rolo volta a ser carregado de eletricidade estática (LOOP).

- no curso do papel, após receber a tinta em pó este passa por um rolo aquecido, tinta se funde ao papel  e a impressão está realizada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Ci da Sanyo LC7932

A não ser pelo aprendizado/adrenalina, penso que nem vale a pena. Qualquer cagadinha que fizeres pode pifar o bixo e .. já era. Achar outro afff.. esquece. Ci´s shifts mais modernos como 74hc595, hc164, algum i2c i/o expander  e afins são mais interessante e fáceis de achar. Aliado a  leds de alto brilho atuais pode fazer altas brincadeiras semiprofissionais com eles.

Obviamente algum mc no controle é condição sine que non.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A não ser pelo aprendizado/adrenalina, penso que nem vale a pena. Qualquer cagadinha que fizeres pode pifar o bixo e .. já era. Achar outro afff.. esquece. Ci´s shifts mais modernos como 74hc595, hc164, algum i2c i/o expander  e afins são mais interessante e fáceis de achar. Aliado a  leds de alto brilho atuais pode fazer altas brincadeiras semiprofissionais com eles.

Obviamente algum mc no controle é condição sine que non.

"Obviamente algum mc no controle é condição sine que non." Não entendi muito bem essa parte.

 

você tem razão, esse CI nao sei se ainda vende, se vender apenas da china...

 

Porém era questão de aprendizado mesmo. Fiz uns testes aqui, porém não estou conseguindo mudar os estados das saídas D0 a D16. Quando alimento com 5v externo para os leds e coloco o Negativo no pino VSS(D) o led fica aceso direto...

adicionado 0 minutos depois
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

- impressão laser usa tinta em pó.

- um rolo fotosensível  (photosensitive drum) é carregado com  eletricidade estática (alguns kV).

- no curso do seu giro, o laser ( LED erase head) bombardeia o rolo, aonde o laser atinge, a luz dele elimina a eletricidade estática. Isto significa que toda a superfície do rolo será bombardeada, exceto aonde se deseja a impressão.

- no curso do seu giro, o rolo passa então pela câmara contendo pó de tinta e fica impregnado dela.

- no curso do seu giro, o rolo passa por uma espátula de plástico que retira o pó de tinta do rolo, somente as partículas presas pela estática conseguem sobreviver a essa raspagem.

- no curso do seu giro, o rolo entra em contato com o papel que está carregado com eletricidade estática em grau superior à aplicada ao rolo. Isso faz com que o pó seja transferido ao papel.

- no curso do seu giro o rolo volta a ser carregado de eletricidade estática (LOOP).

- no curso do papel, após receber a tinta em pó este passa por um rolo aquecido, tinta se funde ao papel  e a impressão está realizada.

Obrigado!! Agora entendi o que significa!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Não entendi muito bem essa parte

êba! Significa que entendeu mais ou menos!

 

1 hora atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Fiz uns testes aqui, porém não estou conseguindo mudar os estados das saídas D0 a D16. Quando alimento com 5v externo para os leds e coloco o Negativo no pino VSS(D) o led fica aceso direto...

é disso que estou falando: não é simplesmente alimentar o cara e obter o resultado que desejas. Ele é burro. Tem que ter algo inteligente pra controlá-lo, capiste?

 

Ah sim.. desculpe.. meu latim tá enferrujado. O certo é sine qua non. Clique pra ver e aprender algo semi-inútil permita-me ...  quase igual à tua

1 hora atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

questão de aprendizado mesmo

com este ci

 

E agora será que...

1 hora atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Agora entendi o que significa!! 

kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Obrigado!! Agora entendi o que significa!! 

 

13 horas atrás, Bommu Perneta disse:

impressoras antigas e o led que faz a apagamento*

 

:tw_bawling:

 

Vou dar dislike huauhahuauhauhauhauhahuahuaauhauhauhauhauhaauhauha

 

ok ok X)

 

Bom que sabe agora huauhauhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sei porque tanto sacársmos, colegas. 

Apenas para lembrar, quem é engenheiro ou até mesmo quem é bastante curioso, sem dúvidas vai em busca da solução de novos problemas.

Mesmo sendo um componente não atual, ele tem certa complexidade para aplicações mais robustas, pois conta com 16 bits direcionais e com latch de ativação. O único contra é que não possui um pino para reset geral das saídas.

 

Eu consegui montar o circuito e entender o funcionamento desse CI... Fiz os testes de forma manual, ou seja, utilizando push buttons com debounce. 

 

Uma observação: precisa interligar todos os GNDs, tanto da parte lógica como da parte de Alimentação externa caso use, caso contrário, os estados de saída não funcionaram corretamente.

 

Segue o vídeo do teste rápido:  https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=4Ceqpj635uA

 

Irei fazer um PDF com as observações do circuito prático para quem quiser tiver interesse em aplicar.

 

Vlwww!!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

perdão amigo mas não considere sarcasmo. Considere como uma tentativa meia irreverente (mas frustrada eventualmente) de tentar expor algum ponto de vista visto que não conhecemos seu nível técnico. Perdão de novo mas pelas tuas palavras iniciais me pareceu levemente ignorante (sem ofender...aquele que ignora)

2 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Eu consegui montar o circuito e entender o funcionamento desse CI... Fiz os testes de forma manual, ou seja, utilizando push buttons com debounce. 

Agora sim hein.... Se mantiver o bom humor, bem vindo ao clube pra eventualmente absorver alguma coisa útil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Eu consegui montar o circuito e entender o funcionamento desse CI... Fiz os testes de forma manual, ou seja, utilizando push buttons com debounce.

Aí sim. A princípio tive o mesmo pensamento da @Isadora Ferraz, de que não conhecia o mínimo de eletrônica. Tudo depende da forma que algo é escrito ou interpretado. 

Parabéns pelo feito, cara. 

 

4 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

 

Uma observação: precisa interligar todos os GNDs, tanto da parte lógica como da parte de Alimentação externa caso use, caso contrário, os estados de saída não funcionaram corretamente.

Algo meio óbvio. Mas tá valendo. 

 

4 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Segue o vídeo do teste rápido

Sim, mas o link está meio estranho. Aí pra quem quiser ver aqui mesmo:

 

4 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

 

Irei fazer um PDF com as observações do circuito prático para quem quiser tiver interesse em aplicar.

Sim. O único problema é achar outro CI desses. 

Eu também tenho alguns CIs do tipo raridade nas minhas sucatas, qualquer hora vou tentar fazer algo útil com eles. 

Outro dia tava até pensando em fazer algo útil com aqueles displays fluorescentes de vídeo K7, tenho um monte aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, aqui é só leitura, sem ver cara difícil você conseguir interpretar tudo, enfim... Como digo nas comunidades que participei, aqui é serviço de graça, povo está aqui porque gosta, eu já falei com moderador que povo tem que se acostumar com o diferente(pessoal mais animado e o mais formais)- tá recebendo ajuda e ainda reclamando é fods. ^^ Pode achar o que quiser, a comunidade é livre, você pode me ignorar por exemplo ^^ pedir ajuda de outro e por ai vai ^^ 

 

Conseguiu o que queria, ótimo.

Se tiver mais perguntas, falando por mim, eu ajudo... se fizer mais perguntas eu do uma pesquisada, vejo o que sei e respondo. A maioria do povo não faz mais perguntas e não dá para adivinhar o que exatamente você quer ^^

 

Enfim ^^

adicionado 1 minuto depois

Ah o vídeo está sem circuito está sem desenho. Isso ajudaria muito outra pessoa que quiser pegar o mesmo trabalho... coloca lá na descrição dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2017 às 14:31, Bommu Perneta disse:

Cara, aqui é só leitura, sem ver cara difícil você conseguir interpretar tudo, enfim... Como digo nas comunidades que participei, aqui é serviço de graça, povo está aqui porque gosta, eu já falei com moderador que povo tem que se acostumar com o diferente(pessoal mais animado e o mais formais)- tá recebendo ajuda e ainda reclamando é fods. ^^ Pode achar o que quiser, a comunidade é livre, você pode me ignorar por exemplo ^^ pedir ajuda de outro e por ai vai ^^ 

 

Conseguiu o que queria, ótimo.

Se tiver mais perguntas, falando por mim, eu ajudo... se fizer mais perguntas eu do uma pesquisada, vejo o que sei e respondo. A maioria do povo não faz mais perguntas e não dá para adivinhar o que exatamente você quer ^^

 

Enfim ^^

adicionado 1 minuto depois

Ah o vídeo está sem circuito está sem desenho. Isso ajudaria muito outra pessoa que quiser pegar o mesmo trabalho... coloca lá na descrição dele.

Cara, não estou reclamando de nada!! Porém esse fórum algo de referencia.Se quiser brincar, tranquilo. Porém lembrando sempre de manter a ética profissional. 

Eu ainda estou fazendo o documento de referencia, pois não achei nada na internet!!

 

Fiz uma placa hoje. Segue o link.

 

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=dK2GdcsPYns

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2017 às 07:05, Isadora Ferraz disse:

perdão amigo mas não considere sarcasmo. Considere como uma tentativa meia irreverente (mas frustrada eventualmente) de tentar expor algum ponto de vista visto que não conhecemos seu nível técnico. Perdão de novo mas pelas tuas palavras iniciais me pareceu levemente ignorante (sem ofender...aquele que ignora)

Agora sim hein.... Se mantiver o bom humor, bem vindo ao clube pra eventualmente absorver alguma coisa útil

beleza.

adicionado 1 minuto depois
Em 04/11/2017 às 09:24, Mestre88 disse:

Aí sim. A princípio tive o mesmo pensamento da @Isadora Ferraz, de que não conhecia o mínimo de eletrônica. Tudo depende da forma que algo é escrito ou interpretado. 

Parabéns pelo feito, cara. 

 

Algo meio óbvio. Mas tá valendo. 

 

Sim, mas o link está meio estranho. Aí pra quem quiser ver aqui mesmo:

 

Sim. O único problema é achar outro CI desses. 

Eu também tenho alguns CIs do tipo raridade nas minhas sucatas, qualquer hora vou tentar fazer algo útil com eles. 

Outro dia tava até pensando em fazer algo útil com aqueles displays fluorescentes de vídeo K7, tenho um monte aqui. 

https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=AqAPRWLTm4k

 

Fiz esse novo link. Não entendi porque esta estranho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Cara, não estou reclamando de nada!! Porém esse fórum algo de referencia.Se quiser brincar, tranquilo. Porém lembrando sempre de manter a ética profissional. 

Eu ainda estou fazendo o documento de referencia, pois não achei nada na internet!!

lá em cima

Em 02/11/2017 às 22:26, Nikolas Gabriel mARCOS disse:

Rsrs, sei lá o que é isso de drum...

 

Acredito que isso seja um tom mais de brincadeira e de cordialidade. Então minha brincadeira no tópico não foge tanto assim ao rumo dele ^^

 

Sobre a parte ética e profissionalismo: o forum coloca nas regras ter cordialidade com os integrantes e respeito... Não é exigido nenhum atestado, diploma ou coisa do tipo, tanto não recebo dinheiro da qui e não apresento nenhum vinculo com esse site, tanto é verdade que se eu levar processo o site se isenta de responsabilidade e eu que me ******(não foi um palavão eu digitei "*") huahuauhahuauhauha

 

Note também que eu uso um avatar "fake", meu nome não é Bommu Perneta e nem é um nome que se apresenta para qualquer tipo de seriedade e repeito ao cliente ou deus sabe o que ^^ Eu simplesmente quando gosto de um forum participo e se me encher o saco (o forum) eu saio tranquilamente. Então não, eu não tenho credibilidade nenhuma, só falo uma coisa e se funcionar para você eu gosto, você gosta e continuamos a brincadeira de ajudar.

 

Agora, voltando ao assunto... percebo que você não gostou da brincadeira, entendo, não brinco mais com você e assunto encerrado ^^

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

lá em cima

 

Acredito que isso seja um tom mais de brincadeira e de cordialidade. Então minha brincadeira no tópico não foge tanto assim ao rumo dele ^^

 

Sobre a parte ética e profissionalismo: o forum coloca nas regras ter cordialidade com os integrantes e respeito... Não é exigido nenhum atestado, diploma ou coisa do tipo, tanto não recebo dinheiro da qui e não apresento nenhum vinculo com esse site, tanto é verdade que se eu levar processo o site se isenta de responsabilidade e eu que me ******(não foi um palavão eu digitei "*") huahuauhahuauhauha

 

Note também que eu uso um avatar "fake", meu nome não é Bommu Perneta e nem é um nome que se apresenta para qualquer tipo de seriedade e repeito ao cliente ou deus sabe o que ^^ Eu simplesmente quando gosto de um forum participo e se me encher o saco (o forum) eu saio tranquilamente. Então não, eu não tenho credibilidade nenhuma, só falo uma coisa e se funcionar para você eu gosto, você gosta e continuamos a brincadeira de ajudar.

 

Agora, voltando ao assunto... percebo que você não gostou da brincadeira, entendo, não brinco mais com você e assunto encerrado ^^

 

Não pow.  Não gostei das suas respostas. Mas foi da Isadora. Que tipo debochou porque perguntei da tradução. Mas era uma traducao técnica.  Só quem trabalha na área mesmo.  Heheje não fiquei chateado contigo.  Relaxa. Foi apenas a maneira como a izadora falou!!!Abraço.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato a ideia era só expor um ponto de vista mas mesmo assim de novo.. perdão.

Situação extremamente útil pra gente conhecer outras pessoas, outros pontos de vista,  e principalmente pra gente refletir, se autoconhecer a si próprio, se localizar e ... se tocar.

 

Pra concluir... Sabe qual a menor distância entre 2 pontos? O bom humor!

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato a ideia era só expor um ponto de vista mas mesmo assim de novo.. perdão.

Situação extremamente útil pra gente conhecer outras pessoas, outros pontos de vista,  e principalmente pra gente refletir, se autoconhecer a si próprio, se localizar e ... se tocar.

 

Pra concluir... Sabe qual a menor distância entre 2 pontos? O bom humor!

 

Boa sorte

Relaxa, cara! Sou novo aqui, aí fiquei um pouco constrangido quando li, mas agora estou me situando melhor. rsrs

Nunca participei de fóruns ativamente, algo que estou pensando em fazer, pois esse tipo de site ajuda muitas pessoas ao longo dos anos e geralmente são ajudas de coisas que não existem em livros, são coisas pessoais mesmo da prática muitas vezes.

 

Abraços!

adicionado 4 minutos depois
2 horas atrás, Mestre88 disse:

O link que postou é o que aparece apenas pra você, pois tem a palavra edit lá. Pra nós ele não abre normal, tem que fazer uma gambiarra. 

VIxe rsrsrs 

Desculpe cara. Sou novo aqui e um pouco desleixado nessa parte de ler as informações. Vou melhorá nos próximos posts!!

 

Abraços!!

 

adicionado 16 minutos depois

@Mestre88 Ele tem 5 GNDs, um no primeiro pino que é o d o circuito l[ogico do CI e mais 4 para as saídas. Pensei que como o driver é separado, não precisaria interligar todos, pois tem alguns circuitos geralmente de comunicação com optoacopladores que os GNDs são separados para não ter nenhum contato do sinal com a carga.

 

Mas nesse circiutio não é aassim, tem que ser tudo interligado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para finalizar, eu achei alguns projetos utilizando esse componente e também eu sei de onde eu retirei.

 

Segue os links dos projetos:

http://forums.parallax.com/discussion/95464/ad-501-b-16x32-display-scanning-issues http://www.thaiembedded.com/blog/?tag=lc7932

 

Esse Ci foi retirado do painel de Leds da impressora PLAIN PAPER COPIER TOSHIBA 1560 - 155060SM

 

Link:

 

http://idostup.narod.ru/olderfiles/1/155060SM.PDF

 

 

Leia a pagina 111 e 186 do pdf acima para entender sobre o circuito e funcionamento dele!! Pesquisei sobre a Sanyo. Ela foi comprada pela Panasonic e não sei se eles ainda fabricam circuitos integrados!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...