Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de elevador de 4 andares?


LEIUN

Posts recomendados

Boa tarde, estou com dúvida num trabalho de circuitos digitais, na especificação pede-se para projetar um controlador de elevador de até 5 andares, o elevador tem botão de sobe/desce e cada andar tem um botão de chamada do elevador, além disso cada andar tem um sensor pra ver se o elevador está com a porta fechada ou aberta. No meu caso meu grupo decidiu fazer com 4 andares, porém como somos iniciantes na área e não fizemos exercicios nesse nivel, não fazemos ideia de como fazer o projeto, todos os exercicios realizados em sala foram envolvendo circuitos sequenciais com apenas uma entrada, nesse projeto do elevador existem mais de uma, então não sabemos como desenvolver a maquina de estados, alguém poderia dar uma ajudinha?
PS: O projeto deve ser desenvolvido no LOGISIM

Edit: Devo fazer uma maquina de estados para cada entrada/saida? Ou uma para o projeto todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Google "circuito logico elevador" ou "elevator logic circuit".

 

Tem até vídeo sobre... quanto tiver algum circuito feito por você no simulador ou alguma coisa que se trabalhar volte aqui e pergunte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bommu Perneta disse:

Google "circuito logico elevador" ou "elevator logic circuit".

 

Tem até vídeo sobre... quanto tiver algum circuito feito por você no simulador ou alguma coisa que se trabalhar volte aqui e pergunte.

 

Eu já olhei varios videos/pages sobre isso e nenhuma mostra o passo a passo da maquina de estados, que é onde eu tenho mais dúvidas, mas obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máquina de estado não é só para organizar o pensamento? Pega uma desses circuitos e testa* no simulador,... a cada passo do circuito você pode entender como ele funciona... não acho uma tarefa impossível já que cada componente tem comportamento conhecido , portas lógicas...

 

 

mas, ok, Boa sorte ^^ 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diagrama de estados é um modo de visualizar a lógica do processo de funcionamento desejado. 

Imagine a existência de um elevador em um prédio com 5 andares e o nível térreo.

Agora imagine que o elevador possa estar em qualquer um dos níveis e um ou mais andares solicitam a presença do elevador.

Depois imagine que os ocupantes do elevador pressionem alguns dos andares.

.... É. A lógica que vai determinar o diagrama de estados não vai ser pequena, não.

Haverão 192 possíveis situações quando os andares solicitam o elevador, mas dessas apenas três opções: Parado, sobe, ou desce.

Mas o caminho é por aí.

 

 

Uma dica: Pesquise no Google sobre "Elevador Diagrama de Estados".

 

Outra dica:

http://profesores.elo.utfsm.cl/~agv/elo329/1s06/projects/Solis.DelValle/analisis.htm

 

Bons estudos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...