Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de umidade caseiro


Rafael2

Posts recomendados

Olá pessoal, eu estou começando alguns projetos simples de eletrônica, mas não entendo muito disso, eu queria fazer um sensor de umidade do solo, para utilizar em vasos, eu vi um vídeo que mostra como fazer um sensor de umidade caseiro, só que ele só tem um LED verde para mostrar que está úmido, é possível colocar um LED vermelho que mostre quando o solo estiver seco? E ele só utilizou esse sensor em um copo com água, para o meu propósito, este sensor é adequado? Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você deseja saber o volume de água em um determinado volume de terra (algo do tipo, 10% de umidade, 20%, etc), esse do seu vídeo não vai te informar isso. Como nossos colegas aí de cima já falaram, só vai te dizer: tem água ou não tem água.

 

Para medir a umidade de fato, é necessário um sensor diferente.Há inúmeros bem baratos na internet, basta procurar por sensor de umidade arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer um circuito de forma bem simples e barata. Antes de mais nada temos que definir o método: condutividade elétrica entre 2 pontos. Essa condutividade (ou resistência) tem 2 variáveis: distância entre os pontos medidos e concentração de água.

Eliminando a primeira variável: é simples, basta que a distância seja fixa. Se ela não varia, deixa de ser variável. De forma prática, arrume um material isolante que não apodreça na umidade (pode ser plástico) e que seja fácil de enterrar no vaso. Fixe nessa régua 2 fios elétricos a uns 2cm de distância e com os últimos 2cm decapados. Melhor se for fio rígido, caso contrário, dê um banho de solda na parte decapada. Feito isso temos o sensor. Enterre o sensor no vaso e meça a resistência entre os fios. Será a nossa referência de valor para a construção do circuito.

 

Tb é necessário saber o que fornecerá energia ao circuito: pilhas, fontes de 9V, 12V, o que pretende usar?

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sérgio Lembo  

  Desculpe a demora, muito obrigado pela ajuda, eu pretendo usar pilhas, ou aquelas baterias moedas, a ideia era ter um led verde que acende quando o vaso estiver molhado, e um vermelho que acende quando estiver seco. No vídeo o led verde acende sempre que tiver água.

  Nesse site: http://www.bosontreinamentos.com.br/eletronica/eletronica-digital/porta-logica-not-inversora/ ele mostra uma porta NOT com um transistor, isso pode ser usado para fazer o led vermelho ligar na falta de água não é? Mas se houver um pouco de água no vaso, o led verde talvez fique meio aceso certo? Posso fazer algo para manter ele estável? 

  Obrigado de novo, pela ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/11/2017 às 19:29, Sérgio Lembo disse:

De forma prática, arrume um material isolante que não apodreça na umidade (pode ser plástico) e que seja fácil de enterrar no vaso. Fixe nessa régua 2 fios elétricos a uns 2cm de distância e com os últimos 2cm decapados. Melhor se for fio rígido, caso contrário, dê um banho de solda na parte decapada. Feito isso temos o sensor. Enterre o sensor no vaso e meça a resistência entre os fios. Será a nossa referência de valor para a construção do circuito.

Já fez isso? Quantos Ohms deu? Passe a leitura com a terra pouco úmida e com a umidade desejada. A partir dessas informações se faz o circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Por gentileza pesquise os princípios das portas schmitt trigger

 

Acho que não precisa, pois o@Sérgio Lembo já deve estar projetando aqueles famosos circuitos com amplificadores operacionais. 

Me desculpe, mas eu tive que falar isso! Kkkkkkkkkkkk! 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...