Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de umidade caseiro


Rafael2

Posts recomendados

Olá pessoal, eu estou começando alguns projetos simples de eletrônica, mas não entendo muito disso, eu queria fazer um sensor de umidade do solo, para utilizar em vasos, eu vi um vídeo que mostra como fazer um sensor de umidade caseiro, só que ele só tem um LED verde para mostrar que está úmido, é possível colocar um LED vermelho que mostre quando o solo estiver seco? E ele só utilizou esse sensor em um copo com água, para o meu propósito, este sensor é adequado? Obrigado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você deseja saber o volume de água em um determinado volume de terra (algo do tipo, 10% de umidade, 20%, etc), esse do seu vídeo não vai te informar isso. Como nossos colegas aí de cima já falaram, só vai te dizer: tem água ou não tem água.

 

Para medir a umidade de fato, é necessário um sensor diferente.Há inúmeros bem baratos na internet, basta procurar por sensor de umidade arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para fazer um circuito de forma bem simples e barata. Antes de mais nada temos que definir o método: condutividade elétrica entre 2 pontos. Essa condutividade (ou resistência) tem 2 variáveis: distância entre os pontos medidos e concentração de água.

Eliminando a primeira variável: é simples, basta que a distância seja fixa. Se ela não varia, deixa de ser variável. De forma prática, arrume um material isolante que não apodreça na umidade (pode ser plástico) e que seja fácil de enterrar no vaso. Fixe nessa régua 2 fios elétricos a uns 2cm de distância e com os últimos 2cm decapados. Melhor se for fio rígido, caso contrário, dê um banho de solda na parte decapada. Feito isso temos o sensor. Enterre o sensor no vaso e meça a resistência entre os fios. Será a nossa referência de valor para a construção do circuito.