Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Q6600 rodando com clock baixo de 2.29GHz, sendo que o clock stock é 2.4GHz


Diogou

Posts recomendados

Pessoal, meu Q6600 ta a 2.29GHz ( stock do q6600 é 2.4GHz ), como eu faço o overclock ? Quando mudo o cpu ratio na bios, o monitor fica todo listrado e não consigo ver nada.

 Faço overclock até quanto ? Mudo a tensão do processador até quanto ?

 

minha mobo : pn73pvs-m

processador um Q6600

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Você tem um excelente processador porém a tua placa-mãe não é adequada para realizar overclock. Não recomendo fazer overclock pois o mesmo é voltado para um hardware mais robusto e preparado para isso. 

Outro fator importante é que a velocidade do núcleo varia de acordo com a aplicação do sistema. De maneira alguma uma CPU fica travada na velocidade máxima, isso geraria instabilidades no sistema e resultaria em travamentos. Porém se quer testar sua máquina ao EXTREMO dela utilize o programa PRIME95

LINK PARA O PRIME

https://www.mersenne.org/download/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech

Primeiro vá na BIOS e selecione a opção "Load Optimized Default", salve as alterações e inicie o Windows e veja se o clock ficou no valor correto.

 

Para ajustar o clock manualmente e fazer over no Q6600 você tem que ajustar o FSB Frequency / BUS Speed e não o CPU Ratio. Deixe o CPU Ratio em Auto.

 

Procure na BIOS uma opção (acho que é BUS Speed / FSB Frequency - não lembro) em que as opções são 133, 200, 266, 333 MHz. 

Caso o clock do processador não tenha sido ajustado corretamente com a opção "Load Optimized Default", selecione 266 MHz no FSB Frequency para ver se ele vai para 2,4GHz.

 

Para fazer over no Q6600 você tem que subir esse FSB Frequency além de 266 MHz.

Nesse caso, é preciso também setar o PCIE Frequency para 100 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops @Harry Marson Edit 3 : O computador do nada congela, acabei de instalar o Windows 10 e continua a dando o mesmo problema. 

 Lendo em fóruns vi que o problema ou é a temperatura ou é a sobrecarga na tensão do processador (que deixei em auto).

 

 Temperaturas dele em "stock" e em 3.0GHz não mudou praticamente nada, fica em torno de 50º - 65º

 

 Já core voltage mínima de 1.192 V, e máxima de 1.254 V (intercalando muito entre o mínimo e o máximo)

o que faço para resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MyNameIsMech Essa parte de ajuste de tensão eu não entendo muito.

Melhor você postar essa dúvida na área de overclock:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/11-overclock-de-placas-mãe-processadores-e-memórias/

 

Se não conseguir resolver, é possível que sua placa-mãe ou algum outro componente esteja com problema, já que era para funcionar normalmente em stock com o clock padrão do processador (2,4 GHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2017 às 14:02, MyNameIsMech disse:

@Harry Marson @rodrigops  R7 240 e 4GB de ram

 

No caso essa opção seria "CPU Frequency (MHz)" ? Eu tentei colocar para 266 mas ao iniciar o windows a tela fica cheia de listras. O maximo que consegui foi subir para 2.30Ghz

 

001.thumb.jpg.bcc5cfc43388222ee8f0a9259700da54.jpg

 

Em 05/11/2017 às 11:35, MyNameIsMech disse:

@rodrigops @Harry Marson Edit 3 : O computador do nada congela, acabei de instalar o Windows 10 e continua a dando o mesmo problema. 

 Lendo em fóruns vi que o problema ou é a temperatura ou é a sobrecarga na tensão do processador (que deixei em auto).

 

 Temperaturas dele em "stock" e em 3.0GHz não mudou praticamente nada, fica em torno de 50º - 65º

 

 Já core voltage mínima de 1.192 V, e máxima de 1.254 V (intercalando muito entre o mínimo e o máximo)

o que faço para resolver?

 

 

É o que já falei, não confie em sua placa-mãe para setar overclock pois pode forçar a mesma. Tanto que ela é limitada nestas opções que mostrastes. Já chegou muitos casos aqui em minha oficina de pessoas que queimaram o processador por utilizar placas que não cumprem o que prometem. Para você realmente ver uma diferença legal, eu sugiro que troque a placa-mãe por uma que suporte memórias DDR 3 e consequentemente também as memórias; tu terás mais chances de fazer o tão sonhado overclock. Porém procure por marcas e modelos que realmente ofereçam tal opção de maneira segura tanto para o hardware quanto para o software. Muita gente dirá para você comprar um KIT Atual, mas eu sinceramente gosto de ressuscitar os gigantes do passado. Corre atrás disso, você consegue!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Harry Marson @rodrigops  Consegui resolver o problema e agora está estável. Eu não sei porque, mas a placa-mãe não funciona com a frequência da ram na máxima ( 800 mhz ), dei uma reduzida para 750 e ta funcionando muito bem. Rodei o programa de stress e fico a madrugada toda sem dar problema.

 

 Mas eu tenho uma duvida, o processador a 3.0 GHz fica com FSB de 1333 (placa-mãe acc 1333) se eu aumentar o clock do processador vou ter melhora no processador ou vai ficar por isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@MyNameIsMech Contente-se em manter seu sistema estável. Troque a placa-mãe por uma com suporte para isso. Evite ficar se aventurando com o setup dessa placa pois pode acabar queimando teu processador. Troque a placa-mãe por uma que suporte DDR 3 e também as memórias. Marca Gigabyte ou ASUS. Até mesmo placas com o Chipset G41 irão lhe dar melhor desempenho, confiabilidade e chances de utilizar melhor sua CPU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...