Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 4790 superaquecendo com Corsair H45


Posts recomendados

Oi boa noite pessoal, venho aqui de novo fazer um post sobre o meu H45 que está aquecendo muito com o i7 4790, na primeira vez eu não consegui resolver então mandei pra o RMA e o defeito foi constatado, recebi um novo WC do mesmo modelo que chegou hoje, montei tudo certo e tal e liguei o computador, entrei no Real Temp e abri o prime95, até ai tudo ok, quando iniciei o teste no Prime95 nos primeiros 5 min a temperatura ficou entre 65-70°, quando se passou uns 6 min a temperatura deu um pulo de uns 64° para 85-90° em todos os núcleos do processador, será que veio ruim de novo ??? Segue fotos do PC e do HWMonitor:

OBS: O conector de 4 pinos do WC está conectado no CPUFAN e o de 3 Pinos no SYSFAN1

IMG_20171109_183754150.jpg

IMG_20171109_183759590.jpg

IMG_20171109_183804640.jpg

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Screenshot_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Meruzzi

 

Não amigo, esses programas costumam usar o mesmo driver para obter as informações dos diodos e portanto costumam mostrar as mesmas informações.

 

Veja no setup do BIOS/UEFI onde o processador fica sempre em seu clock máximo como estão essas temperaturas que é mais confiável ( a 90ºC teu processador já teria fritado ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
14 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

O HWMonitor não deve estar avaliando direito essas temperaturas pois o máximo suportado por esse processador é 72ºC

2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

...( a 90ºC teu processador já teria fritado ).

O throttling desse processador começa só bem acima disso, o TJmax dele é 100ºC, o valor de 72º é o Tcase. A temperatura do Tcase ou mesmo pouco acima dela não oferece risco e o processador não se desativa ao alcançá-la, apesar de também não ser nada interessante que fique muito acima.

 

Esse processador está longe de fritar ao alcançar 90ºC, apesar de definitivamente não ser legal ficar nessa temperatura. Quanto às leituras, podem perfeitamente estar corretas, o que pode ser confirmado ao usar outro programa.

 

@Meruzzi Qual pasta térmica você está usando aí? Você provavelmente não montou o cooler corretamente. Verifique sua montagem. Às vezes pode parecer bem preso e não estar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Meruzzi E a montagem? Dá uma conferida lá. Acredite, essas coisas às vezes são bem chatas de encaixar direito... Todo mundo já encaixou cooler errado alguma vez.

 

O fan e a bomba parecem estar funcionando normalmente segundo as leituras. Deve ser montagem mesmo.

 

E você notou se tem barulho de bolhas? Tipo um TEC-TEC chatinho? Experimente retirar o radiador e balançar ele de cabeça para baixo.

 

Ah, e o cooler nessa posição aí vai absorver um calor legal da placa de vídeo quando ela estiver ralando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Ali foi o único lugar legalzinho que eu consegui encaixar o WC, na parte de trás tem um parafuso do gabinete que não deixa o WC ir nos buraquinhos certinho para colocar os parafusos.

adicionado 45 minutos depois

@Foxwalt Remontei e continuou a mesma coisa, depois de 8 min de stress a temperatura chegou a 80-88°

Screenshot_4.png

adicionado 49 minutos depois

IMG_20171109_205759212.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Meruzzi o Foxwalt está certo. Ele só vai fazer o throttling acima de 105ºC (ou 100ºC). Não estou encontrando uma informação oficial.

 

A rotação do water cooler está normal. Mas os prints que você postou não dá para ver o Vcore. O HWmonitor parece bugado e invertido com o VID. Confirme no CPU-Z. Rode o AIDA só com CPU marcado e veja como fica o Vcore no CPU-Z. Eu não usaria o Prime do jeito que está porque é muito forte. 

 

Só para confirmar, poque o Haswell não tem histórico de problemas com vcore.

 

Você pode montar o water cooler na frente, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Baixa o AIDA64 e fiz o benchmark, temperatura não passou de 70°. No caso o VCore e o Core Voltage ?

Screenshot_5.png

Screenshot_6.png

adicionado 2 minutos depois

@Foxwalt Com o simbolo da Corsair em pé ele puxa muito os cabos ai eu fiquei com medo de deixar assim e dar algum problema. Se eu deixar o WC na parte da frente ele vai ficar ao contrario pois a GPU não deixa os cabos chegarem até a CPU.

IMG_20170928_125058713.thumb.jpg.015e23482fac25a515c8361397568611.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um benchmark no AIDA com todas as opções marcadas e a temperatura ficou um pouco mais baixa comparado com o Prime95

Screenshot_7.png

adicionado 9 minutos depois

@Contiusa Entrei na BIOS e não achei nada sobre o VCore, minha BIOS e bem estranha, quer que eu grave um vídeo pra vocês verem ? Talvez vocês consigam achar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Meruzzi cara, está estranho, porque o H45 é tão forte ou mais do que um H100i. Não era para estar assim, especialmente com uma cpu bloqueada.

 

Pode ter ar na bomba, pois com ele no teto o ar pode circular na bomba (que fica no radiador). Fora isso, só uma pessoa checando o micro. Mas sem saber o Vcore não dá para descartar que ele esteja alto.

 

Está usando opção de "Desempenho" nas opções de energia do Windows (não recomendado)? Pode também carregar o Load Optimized Defaults no BIOS para restaurar qualquer besteira que alguém fez no BIOS sem você saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt  @Contiusa Coloquei o WC na frente e inverti o fan do WC e não adiantou muito, a temperatura foi pra 80-85 de novo, segue fotos:
 

IMG_20171110_145647604.jpg

Screenshot_8.png

adicionado 2 minutos depois

@Foxwalt Coloquei o WC em cima de novo só que dessa vez coloquei ele com a marca da Corsair para baixo e fiz um teste com o prime95, e chegou a 90°, provavelmente ia passar disso só que eu desativei o prime95

IMG_20171110_161829374.jpg

Screenshot_9.png

Screenshot_10.png

adicionado 5 minutos depois

@Contiusa Fui na BIOS e procurei em todos as opções e não achei nada sobre o VCore ou algo parecido. Decedi então diminuir um pouco do MHz da CPU, coloquei em 3.6 (Padrão) em vez do 4.0 (Do Intel Boost), e a temperatura até que ficou "boa".
OBS: Esse teste foi feito com o WC em cima igual a foto do PC acima.

3600 de frente.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Meruzzi é, cara, tem alguma coisa estranha aí. Mas você não está conseguindo encontrar o vcore, então realmente não dá para saber.

 

O ideal é uma pessoa experiente olhar a instalação, checar o vcore, ver se o BIOS está alterado, se está com opção de energia "Desempenho", essas coisas. Fazer um checkup. Porque o H45 não era para bater nos 80-85ºC com ele apenas nos 4Ghz. O meu i7-3770K bateria por volta dos 70-75ºC no máximo com o H45 (eu testei) a 4.2Ghz (mais do que o seu) se levarmos em conta uma temperatura ambiente de 30ºC (aqui está fazendo 29ºC). Ou seja, uma diferença que pode chegar aos 15ºC. Muita coisa.

 

Não tem nenhum amigo mais entendido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa O ruim e que eu não conheço ninguém na parte de informatica pra tentar fazer um checkup no PC, o mais entranho e que no primeiro também aconteceu isso, pensei que mandando para o RMA resolveria só que mesmo eles trocando por um novo o problema continuou e ficou pior ainda, realmente não sei o que fazer, provavelmente vou mandar pra RMA de novo.

adicionado 0 minutos depois

@Contiusa Eu estou usando a opção "Alto desempenho".

adicionado 6 minutos depois

@Contiusa Eu moro no RJ também, você conhece alguém que trabalha com isso ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Meruzzi pois é, eu perguntei lá atrás se você estava usando opção alto desempenho.

 

Volta para o equilibrado. Isso aí é scam da Microsoft. Só funciona em laptops para manter a VGA dedicada habilitada.

 

O próprio processador gerencia o clock de acordo com o uso. Não existe milagre nessas coisas. O seu processador nem é destravado para over. O único milagre é comprar uma CPU mais forte. Fora isso, mantenha ele sempre nas especificações de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

@MeruzziBoa tarde! Conseguiu resolver essa parada?

 

Eu tenho um i7 4790 também, estive usando ele com um Corsair H45 há mais de um ano, porém tive problemas com a bomba do WC e tive que ficar um tempo no coolerbox original até resolver. Tive problemas de superaquecimento e posso compartilhar a experiência que adquiri aqui...

 

Você realizou a instalação do backplate que veio com o WC?

 

Pelas fotos você colocou o conector da bomba do WC no SYSFAN1, e o conector do fan do radiador no CPUFAN....ambos rodando a 100%?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...