Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho do Windows 10


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Esse é o meu primeiro post aqui no Clube do Hardware. Então me perdoem se eu estiver no lugar errado e falando coisas erradas. 

 

Vos trago um problema que enfrento com o desempenho do Windows 10. Possuo um Notebook Dell Inspiron i13-5368-A20, com 8GB de RAM, Processador i5, 1TB de HD, e é daqueles modelos 2 em 1. Pelas especificações, dá para perceber que é um notebook muito bom para uso diário, estudo, e-mail, redes sociais e tal. Toda vez que ligo o notebook, percebo uma demora incômoda para iniciar o sistema, esse é o primeiro ponto. Após iniciar, sair da tela de logon, iniciam-se os aplicativos básicos, deixei apenas os serviços básicos para iniciarem, porém logo quando ligo, tenho o costume de abrir o gerenciador de tarefas e ver o desempenho. E vejo que sem NENHUM aplicativo aberto, 100% do disco está ocupado, por vários processos que ao meu ver não são úteis e necessários ficarem rodando o tempo todo. Resumidamente, eu percebo uma grande diferença de desempenho quando comparado com o Windows 7 por exemplo. Minha dúvida é: O Windows 10 é tão ruim assim mesmo, ou posso ter algum problema de hardware que esteja comprometendo o sistema? Pois isso de ver o disco 100% ocupado sem eu fazer nada, me incomoda demais. Vocês poderiam me dar dicar para que meu notebook inicie com mais agilidade e que o sistema seja mais limpo? Gostaria de fazer isso, sem a necessidade de nenhum software terceiro, ou upgrade no hardware.

 

Coisas que fiz na tentativa de melhorar isso:

 

- Semanalmente limpo os arquivos temporários

- Desabilitei diversos programas que rodavam em segundo plano pelas configurações do Windows

- Desabilitei a transparência das janelas e barras

- Semanalmente checo atualizações de drivers

 

 

Muita gente reclama do desempenho do Windows 10, por isso procuro ajuda. Sabem dizer se a Microsoft já se pronunciou alguma vez, sobre um possível problema? A verdade é que tenho diversas dúvidas, mas todas elas relacionadas ao desempenho desse sistema. 

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ainda tenho W7 (pra família) mas já instalei o W10 (pra mim) em dual boot. Só que levei uns 2 meses testando versões e configurações até atingir um nível satisfatório. Pra mim, que tenho um Core 2 Duo e 4 GB de memória, foi o 1511 32-bit. Podem escrever o que for aí pela Internet, mas o x64 é mais pesado sim numa máquina mais fraca. E essa versão é sim mais leve do que o 1703 (ainda não testei o 1709).

 

Além do aplicativos em segundo plano, também fiz umas outras configurações para melhorar:

- Desativei mais de 30 tarefas

- Desativei atualizações automáticas do Windows (pelo gpedit) e Office

- Desativei atualizações automáticas dos aplicativos da Loja

- Desativei descoberta de computadores na rede (equivalente à Rede Pública do W7)

- Desativei o serviço Cliente de Rastreamento de Link Distribuído

- Limpo a pasta Prefetch sempre que percebo que o boot está ficando mais lento

 

Te aconselho a descobrir quais são seus principais vilões:

1º) Veja quais serviços estão sobrecarregando o disco (abra a lista do processo em questão)

2º) Limpe o Prefetch (não desative o serviço) e veja se melhora

3º) Se você não quiser usar a pesquisa no Explorador de Arquivos, desative o Windows Search (eu uso e muito)

4º) Para testar se algumas tarefas estão atrasando muito, use o Regedit e altere a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Schedule no valor Start de 2 para 4

Não faço tudo de uma vez, vá testando o efeito de cada mudança.

 

E... se não faz questão, DESATIVE A CORTANA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...