Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre dual channel 2x4 gb vs 8gb


Posts recomendados

Olá, estou dando um upgrade no meu computador. Estou saindo de um fx 6300 para um ryzen 7 1700 com a placa-mãe b350

 

 

Minha dúvida é a seguinte: vou comprar 8gb de memória. qual tem mais desempenho? 2x4gb 3200 mhz ou 8gb 3200mhz.

 

Obs: utilizo meu computador tanto para edição de vídeo (premiere, photoshop, da vinci, etc), quanto para games como Players Unknown Battle Grounds (PUGB), rainbow six siege, cs.

 

Utilizando dual channel eu ganho performace em algum dos casos? 

 

Minha pretensão é ter 16 gb de ram 3200 mhz, mas não possuo dinheiro atualmente para investir mais 500 reais. 

 

SEGUNDO QUESTIONAMENTO:

 

O que vale mais a pena, dual channel de 8gb  3200 mhz (16gb) ou 2xdual channel de 4gb 3200 mhz(16gb)?

 

Para o mesmo uso citado acima. 

 

Não achei em nenhum lugar a comprovação de que dual channel se saia melhor do que one channel, e nem a porcentagem de ganho, sendo em render ou uso para games.

 

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tese, o dual Channel deveria ser o dobro de velocidade, pois dobra a banda... mas na prática como o HD é lento a troca demora para acontecer, sendo assim há pouco ganho de desempenho. A diferença é notável em máquinas que dependem de placas integradas, ai sim... nota-se a diferença.

 

Eu compraria 2 de 4, não pela velocidade, mas sim por garantia que se uma estragar..... eu consiga usar o computador da mesma forma até comprar outra, ou a garantia resolver o problema.

 

Mas em geral em computadores com placa de vídeo dedicada o ganho é minimo.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. E no caso do uso de um ssd? Poderia me explicar melhor essa questão de placa integrada? 

 

Possuo uma gtx 750 ti e um hd de 6gb/s, pretendo comprar um ssd e uma placa de vídeo 1050 ti. Só complementando as informações. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito, a tecnologia dual channel dobra a largura de transferência, mas o que de fato isso tem de desempenho e por que tem mais desempenho quando não se trata de gpu dedicada?

 

O processador se comunica com a memória ram, mas a memória ram não se comunica com gpu dedicada, logo a velocidade de transferência da memória ram com o processador não irá ter aumento no desempenho.

Já com placa integrada, ela guarda muito dos dados na memória ram, logo quanto maior a taxa de transferência entre o processador e a memória ram maior será o desempenho, sendo que dual channel dobra essa taxa, então o ganho desempenho é significativo.

 

Sobre comprar 2x4 ou 1x8, existem os dois lados da moeda, comprar o 2x4 e desfrutar o máximo possível que não é muito do dual channel e caso uma memória parar de funcionar, a maquina ainda funcionará com a outra.

Porém comprando 1x8, em um próximo upgrade tu pode comprar outra 1x8 e não precisará se desfazer de um pente de memória.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando, há casos em jogos quando a vram da placa de vídeo passa do limite máximo, o Windows usa parte da ram principal como reserva( memória alocada ), neste caso o dual-channel ,triple, quad poderiam reduzir travamentos e lentidões, mas isso é bem específico.

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...