Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de nível de água


Edgon

Posts recomendados

Alá amigos, sou curioso em eletrônica, não faço curso mas tento aprender alguma coisa em casa através da internet, estou tentando fazer um sensor de nível de água...quando a água chegar no nível tocar um alarme (alto-falante) pequeno,. Não estou conseguindo, preciso da ajuda de vocês se possível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgraund Olá e seja bem vindo, certa vez eu e o @Evandro estávamos discutindo em um tópico parecido com este.

Amigo, é simples não precisa de muito mistério e nem ser formado em eletrônica para realizar este projeto, vou te dar só uma explicada rápida pois também não sou perito no assunto.

 

  • Sabemos que a água é um ótimo condutor de energia correto?
  • Sabemos que uma sirene é acionada quando fecha-se um curto em seu polo positivo e negativo com uma fonte de energia, correto?

Pois bem, é só você pegar sua sirene vai puxar os dois cabos positivo e negativo, pelo positivo vai passar pela bateria e em seguida descer até a onde você quer deixar o nível de medição da água. Depois você passa o fio negativo também e quando a água encostar nos dois vai fechar um curto e seria como você tivesse encostado os mesmo.

 

É algo assim cara, entendeu? Tem mais alguns detalhes a ser feito!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Noodle disse:

Sabemos que a água é um ótimo condutor de energia correto?

 

Eu vou ter que discordar disso aqui, a água não é bom condutor elétrico, algumas impurezas da água que fazem isso, e ainda sim, tem que dar uma salgadinha razoável pra ficar interessante. ;)

Neste caso aqui acho que dá pra fazer uma coisa simples, uma boia e uma chave ligada numa campainha, até eu que não sei eletrônica consigo montar um desses sem por fogo na casa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edgraund disse:

Alá amigos, sou curioso em eletrônica, não faço curso mas tento aprender alguma coisa em casa através da internet, estou tentando fazer um sensor de nível de água...quando a água chegar no nível tocar um alarme (alto-falante) pequeno,. Não estou conseguindo, preciso da ajuda de vocês se possível. 

 

NIVELAGUA.JPG

adicionado 13 minutos depois
13 minutos atrás, Edgraund disse:

 

NIVELAGUA.JPG

Olha, esse circuito é bem parecido que encontrei na internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Edgraund disse:

 

NIVELAGUA.JPG

Esse tipo de oscilador é meio ruinzinho pra achar o ponto de funcionamento dele e fazer o alto falante apitar. Na época que eu estava aprendendo eletrônica queimei vários transistores com esse circuito (sobretudo nunca esqueço que voou um caco dele na minha testa), e olha que eu nem tava colocando os fios na água, era um potenciômetro.

 

Ele não é muito recomendado pra isso, mas veja algumas dicas que podem te ajudar a obter sucesso:

 

Diminua o valor de C1, coloque um capacitor com valor entre 10nF e 47nF. Faça testes e veja qual funciona melhor, pois altera a frequência do alto falante.

Coloque um resistor de 1,5Kohm em série com o capacitor.

Ali no fio positivo que tá enfiado na água coloque um resistor de 10Kohm em série.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Noodle disse:

Sabemos que a água é um ótimo condutor de energia correto?

Não é bem assim, discordando parte II. (não deveria, mas gera tanta polêmica quanto as questões de um site ai sobre a terra ser plana)

Se considerarmos o ponto de vista da água ser do tipo DESTILADA, logo seu potencial isolante será bem eficiente, pelo fato da "agua", destilada, possuir uma alta resistividade. Entretanto, todavia, porém, não podemos esquecer do mecanismo que condução, nessa caso, fraquíssimo, tendo como base o fluxo de íons no liquido. Note.: Fluxo de ions é diferente de fluxo de elétrons. Processo este, baseado na formação "espontânea  e voluntaria" de ions na água, chamamos intimamente de mecanismo de autoionização. 

 

Em resumo, tecnicamente, concordo com o ponto de vista do @Mestre88 sobre a questão do oscilador. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de fazer um teste em casa: coloquei 3 dedos de água no copo de vidro e fui ao multiteste. Resultados:

- com a ponteiras próximas (menos de 5mm), = ~80k

- com as ponteiras distantes (mais de 20mm) = ~80k

- com as ponteiras atingindo o fundo do copo, até tensão acusou.

- origem da água: torneira (rede pública) descansada em caixa dágua..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 , recordei agora que no caso da água e soluções aquosas nunca se fala em resistência, mas em condutividade. Me recordo de ter visto isso na escola (faz tempo!!!), mas por falta de uso me esqueci completamente do conceito. Em tempo: na indústria gráfica se usa condutivimetro para controlar a solução de limpeza de chapa (fonte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Sei lá, apenas postei os resultados, sem conclusões. Sua pergunta me fez lembrar que o sensor de PH (acidez) é composto de uma placa de vidro com terminais.

 

Mas eles medem pH pela condutividade mesmo, nessa placa de vidro (eletrodo) tem mais coisas incorporadas, como calomelano, por exemplo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 , olhando agora melhor para o meu post, fico até pensando se o valor constante de resistência que li no tester digital, escala de 2megas não foi uma barreira de potencial, o que explicaria a leitura constante. Me recordo que ao colocar as pontas o valor iniciou alto e depois foi baixando até se estabilizar, meio doido o caso. Só para lembrar: 2 placas metálicas (não necessáriamente planas) + solução ácida ou alcalina = bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Meu tester é barato, num tem desses trem não!

Já vi condutivímetro, mas T.O.C... que trem, é esse?

É carbono orgânico total, sai um pouco fora do contexto do post, mas é um dos itens que se mede para identificar a presença de impurezas orgânicas na água. Há equipamentos destinados à esse fim "analise", o tipo da água também é outro, aplicada em laboratórios de industrias para fármacos, cosméticos, analises clinicas ..entre outros.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...