Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queria saber como fazer uma gaiola de faraday para frequencias de até 30 Ghz


Posts recomendados

Olá estou querendo fazer um projeto de uma gaiola de faraday perfeita com atenuação tão forte que não pegue nada dentro, numa faixa de frequencias de 200 Mhz até 35 Ghz. Quais são as regras para fazer essa gaiola, deve ser feita de malha com buracos ou com chapas inteiriças? Deve obrigatóriamente ser aterrada? As chapas tem que de condutividade alta como aluminio? Alguém pode me ajudar a fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se desejar algo ventilado (grade, furos, etc) a regra é simples. Como a onda eletromagnética tem a velocidade da luz, divida-a pela frequência máxima que pretende bloquear. O valor corresponde ao tamanho limite do maior vão admissível na sua gaiola, isto é, se o comprimento de onda for de 5mm, seu maior vão deverá ser < 5mm.  Quanto ao aterramento, este sempre ajuda em qualquer situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Francis Zornitta disse:

Olá estou querendo fazer um projeto de uma gaiola de faraday perfeita com atenuação tão forte que não pegue nada dentro, numa faixa de frequencias de 200 Mhz até 35 Ghz. Quais são as regras para fazer essa gaiola, deve ser feita de malha com buracos ou com chapas inteiriças? Deve obrigatóriamente ser aterrada? As chapas tem que de condutividade alta como aluminio? Alguém pode me ajudar a fazer?

 

Essa onda tem 1 centímetro de comprimento. A onda de 35Ghz.

Acredito que para que não passe essa onda, as malhas tem que ser de um tamanho mínimo de metade deste comprimento da onda. 

 

Veja uns estudos:

http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2002/992700_CarlosDanieli_Faraday.pdf

 

Se fizer uma caixa metálica vai ser bem melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com uma gaiola que vocês estão propondo, se eu fizer sem tela sem buracos, com chapas inteiriças qual a atenuação? Bloqueia completamente a onda ou apenas causa diminuição? Isso pra mim é muito importante eu quero bloquear por completo não importa o tanto de decibéis pra atenuar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Francis Zornitta disse:

Sem vãos é com chapas inteiras que não é a malha de 5 mm, estou correto?

Isso aí.

O que ele quis dizer é que com uma caixa fecha você se livra das interferências mas pode ter problemas com refrigeração, já que não tem entrada de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...