Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Programação de Sensor de Vento


Renan Siqueira10

Posts recomendados

Boa tarde senhores,

Sou iniciante em programação e me deparo hoje em meio ao meu TCC de Eng.Elétrica... Tive ajuda de um conhecedor da linguagem C++ para elaboração do meu sketch atual, porém ainda restam dúvidas quanto a alguns detalhes..

 

Estou programando um sensor de velocidade do vento e na hora de determinar a fórmula precisa-se determinar um numero que divida a quantidade de pulsos para gerar a velocidade do vento, segue o trecho:

 

"void loop() {

  if(millis() - tempo > 500)                // se passaram 500 ms calcule velocidade{

    velocidade = count/500;               // calcule a velocidade 

    count = 0;                              // zera contador de pulsos

    tempo = millis();                       // recarrega valor de tempo }"

 

Segundo quem fez a programação, esse número 500 eu preciso definir de acordo com meu projeto, porém eu napo entendi que analise precisa ser feita para que esse numero seja definido.

 

Por favor, será que podem me ajudar, fico muito agradecido.

Meu muito obrigado Renan Siqueira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MassakiMsk disse:

Pelo que entendi vai depender das suas hélices. Cada hélice vai dar uma certa frequência de rotação por km/h de vento.

Por exemplo, meu sistema tem 6 hélices, então eu deveria identificar a frequencia de rotação de cada uma delas separadamente ? Se sim, o que me sugere para realizar tal análise ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Renan Siqueira10 disse:

Por exemplo, meu sistema tem 6 hélices, então eu deveria identificar a frequencia de rotação de cada uma delas separadamente ? Se sim, o que me sugere para realizar tal análise ?

Creio que você tenha que pegar a circunferência do medidor, o número de voltas e calcular a distancia percorrida pelas extremidades do medidor e com isso calcular a velocidade.

Penso que o medidor seja um destes: shopping?q=tbn:ANd9GcSP3TqNUiD3No-W_wBmQ

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2017 às 16:04, CiroboyBR disse:

Creio que você tenha que pegar a circunferência do medidor, o número de voltas e calcular a distancia percorrida pelas extremidades do medidor e com isso calcular a velocidade.

Penso que o medidor seja um destes: shopping?q=tbn:ANd9GcSP3TqNUiD3No-W_wBmQ

Boa tarde Ciroboy, sim extamente esse modelo eixo vertical, só que com 6 hélices..

 

Supondo que a circunferencia do meu conjunto de helices tenha aproximadamente 10cm, então como eu faria para calcular o numero de voltas e a distancia percorrida ?

 

porque por exemplo, o sistema vai dar tantas voltas de acordo com a velocidade do vento correto? como eu definiria um numero de voltas, se é a intensidade do vento quem determina quantas voltas dará o sistema ?

 

estou bem perdido nessa parte Ciroboy, peço desculpas por tantas duvidas, espero que tenhas paciencia, muito obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Renan Siqueira10 disse:

Boa tarde Ciroboy, sim exatamente esse modelo eixo vertical, só que com 6 hélices..

 

Supondo que a circunferencial do meu conjunto de hélices tenha aproximadamente 10cm, então como eu faria para calcular o numero de voltas e a distancia percorrida ?

 

porque por exemplo, o sistema vai dar tantas voltas de acordo com a velocidade do vento correto? como eu definiria um numero de voltas, se é a intensidade do vento quem determina quantas voltas dará o sistema ?

 

estou bem perdido nessa parte Ciroboy, peço desculpas por tantas duvidas, espero que tenhas paciência, muito obrigado !

Sobre a quantidade de voltas, seu equipamento deve ter uma maneira de contar essas voltas, se não tiver fica difícil. O equipamento de medição foi você que fez?, se comprou em algum lugar, por acaso ele não tem uma biblioteca com funções para retornar a velocidade do giro ou algo similar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2017 às 10:42, CiroboyBR disse:

Sobre a quantidade de voltas, seu equipamento deve ter uma maneira de contar essas voltas, se não tiver fica difícil. O equipamento de medição foi você que fez?, se comprou em algum lugar, por acaso ele não tem uma biblioteca com funções para retornar a velocidade do giro ou algo similar?

Bom dia Ciroboy, sim meu equipamento identifica a quantidade de voltas a cada 500 milisegundos, o circuito foi confeccionado por mim...

 

a duvida é como converter voltas/milisegundos em m/s ou km/h.

 

observe este trecho:

 

velocidade = count/500;               // calcule a velocidade

 

Count é uma variavel que acumula a quantidade pulsos gerados.

o numero "500", eu DESCONFIO que seja a quantidade de furos que possui meu anemometro. Por exemplo, meu anemometro possui 12 furos, então se por acaso ele gerar 36 pulsos, quer dizer que ele deu 3 voltas completas em 500 milisegundos..

 

preciso converter essa unidade em m/s ou km/h.

 

estou no caminho certo ? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Renan Siqueira10 disse:

preciso converter essa unidade em m/s ou km/h

Assumindo que seu medidor tenha uma circunferência de "1 metro", e que a cada "0,5 s" ele identifica o número de voltas dadas pelo medidos, sendo que para dar uma volta completa se faz 12 medições.

 

(1)

 

12 voltas no eixo ====== 1 volta na circunferência de "1m"

36 voltas no eixo ====== X volta na circunferência de "1m"

 

12x=36

x = 36/12

x = 3 voltas na circunferência de "1m"

 

 

(2)

 

como a medição é feita em "0,5 seg":

 

3 voltas em ==== 0,5 seg

X voltas em ==== 1 seg

 

1/2x = 3

x = 3 / 1/2

x = 3*2/1

x = 6 voltas em 1 seg

 

(3)

 

Vel = 6*circunferência / seg

vel = 6*1m / seg

vel = 6m/s



Lembrando que essa é a velocidade de rotação do seu medidor, provavelmente essa velocidade não vai ser igual a velocidade do vento, cabendo a você achar a proporção e adapta-la ao seu código.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, CiroboyBR disse:

Assumindo que seu medidor tenha uma circunferência de "1 metro", e que a cada "0,5 s" ele identifica o número de voltas dadas pelo medidos, sendo que para dar uma volta completa se faz 12 medições.

 

(1)

 

12 voltas no eixo ====== 1 volta na circunferência de "1m"

36 voltas no eixo ====== X volta na circunferência de "1m"

 

12x=36

x = 36/12

x = 3 voltas na circunferência de "1m"

 

 

(2)

 

como a medição é feita em "0,5 seg":

 

3 voltas em ==== 0,5 seg

X voltas em ==== 1 seg

 

1/2x = 3

x = 3 / 1/2

x = 3*2/1

x = 6 voltas em 1 seg

 

(3)

 

Vel = 6*circunferência / seg

vel = 6*1m / seg

vel = 6m/s



Lembrando que essa é a velocidade de rotação do seu medidor, provavelmente essa velocidade não vai ser igual a velocidade do vento, cabendo a você achar a proporção e adapta-la ao seu código.

 

 

Fantástico Ciroboy, voce manja mesmo do assunto, novamente agradeço atenção!

 

Bom, como voce disse acima, essa será a velocidade de rotação do meu medidor. Para achar uma proporção eu preciso calibrá-lo correto? como eu devo calibrar o meu medidor?

andei pesquisando que normalmente usa-se tunel de vento para calibrar anemometro, no meu caso que nao tenho tunel de vento, o que voce me sugere ? muito obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renan Siqueira10 disse:

Bom, como voce disse acima, essa será a velocidade de rotação do meu medidor. Para achar uma proporção eu preciso calibrá-lo correto? como eu devo calibrar o meu medidor?

andei pesquisando que normalmente usa-se tunel de vento para calibrar anemometro, no meu caso que nao tenho tunel de vento, o que voce me sugere ? muito obrigado desde já!

Infelizmente não vou saber te responder isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...