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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Gilberto Araujo

Regular corrente de motor dc

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Olá pessoal, há anos acompanho o Clube do Hardware, mas só agora me sinto com potencial de contribuir com as discussões. Gostaria da opinião de todos em relação à um projeto que estou desenvolvendo.

 

Tenho um motor dc de 12v 2a que era alimentado por um conjunto de 10 baterias de Nimh de 1,2V e 1000mha. No intuito de aumentar o desempenho e autonomia, resolvi substituir este banco de baterias por 4 baterias de Lion de 3,7V e 8000mha. Então começam os problemas. Tive que fazer um circuito PWM usando um contador 555 e um TIP para chavear a corrente de consumo do motor, mas aí vem os questionamentos:

 

A escolha do circuito foi a mais adequada visando a economia e autonomia de carga?

 

Uma perda de torque foi notada, como poderia compensa-lá sem perder autonomia?

 

Obrigado desde já à todos pela atenção.

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É um carrinho ou algo do gênero?

 

Realmente o circuito deve ajudar mas antes permita-me conjecturar...

Penso que 10 baterias de 1.2 parece ter + energia acumulada. Estas de 3.7 8000mAH se tiverem origem daquele país asiático, penso que podem não ter nem 1/4 do indicado. Além de terem pouca potência. Ainda + (ainda -) se for destas 18650. Praticamente dá pra sentir até no peso: são bem leves se comparadas com as de notebook p.ex. (sim.. naquela caixa preta tem bats iguais)

 

Infelizmente as leis da física não permitem "tirar água de pedra que veio da china".  Algo que podes fazer, caso nunca vá precisar de 12V no motor ou seu total desempenho, é colocar 2 conjuntos de 2 baterias em paralelo em série. Penso que melhora um pouco a eficácia das bats. Também, claro, já deves estar usando mosfets no controle, né? NÉ!? Perdas menores no calor.

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53 minutos atrás, Gilberto Araujo disse:

Tenho um motor dc de 12v 2a que era alimentado por um conjunto de 10 baterias de Nimh de 1,2V e 1000mha. No intuito de aumentar o desempenho e autonomia, resolvi substituir este banco de baterias por 4 baterias de Lion de 3,7V e 8000mha.

Me desculpe, mas seu intuito foi por água abaixo. Você trocou 12 por meia dúzia. 

Essas baterias de 3,7V são piores que as de 1,2V.

 

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  • Autor do tópico
  • @Mestre88 por que você acha?

    adicionado 14 minutos depois

    @Isadora Ferraz eu estava utilizando um TIP para chaveamento da carga para o motor. Este motor desempenha um papel de exaustor.

     

    Você acha então que se o negócio é autonomia deveria procurar uma bateria Lipo?t

     

    Neste assunto também me falta compreensão, porque já li muito material sobre baterias e na minha conclusão, em escala de eficiência, estão, Nimh - Lion - Lipo, estou errado?

     

    As baterias que estou usando são Lions da China (14500) mas as 4 somaras deveriam dar 32.000mha. Digamos que tenham 5.000, daria 20.000 no total.

     

    Antes eram 12V 10.000 mah com as de Nimh.

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    As baterias da China são falsas, se dizem que é 8000mAh, não chegam a 2000. 

    E conta maluca é essa? 

    Se Você ligou em serie pra dar 12V a corrente não soma, continua a mesma. 

    adicionado 22 minutos depois

    Baterias em serie soma-se somente a tensão e baterias em paralelo soma-se somente a corrente. 

    Nas baterias antigas tinha 12V/1000mAh e nas novas não sei como você ligou, mas de qualquer maneira esquece esse negócio de 32000 ou 20000mAh porque isso non ecziste, é mentira! 

    Uma corrente dessa em 12V só com bateria de automóvel. 

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    1 hora atrás, Mestre88 disse:

    dizem que é 8000mAh, não chegam a 2000

     

    3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    penso que podem não ter nem 1/4 do indicado

    tmj

     

    3 horas atrás, Gilberto Araujo disse:

    em escala de eficiência, estão, Nimh - Lion - Lipo

    De fato não tenho tal sabedoria. Mas se o google te direcionou a esta conclusão, há grande chance de teres razão. Mas o que esqueces de colocar na fórmula é o fator...

    3 horas atrás, Gilberto Araujo disse:

    China

     

    Sim ao ligar em série a capacidade de corrente permanece. Por isso a sugestão de ...

    4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

    colocar 2 conjuntos de 2 baterias em paralelo em série

    algo como...

    6babd2633eae1e8f68de4f7b2ebf58d5.jpg

    Claro, percebes que apenas vai dobrar a V mas a I também. Teu motor vai ter que se contentar com isso.

     

    3 horas atrás, Gilberto Araujo disse:

    TIP para chaveamento da carga para o motor. Este motor desempenha um papel de exaustor.

    Provavelmente é algo como emergência na falta de luz, chocadeira, granja, aquário, .... passei longe? O que te impede de dizeres de quê exatamente se trata? Não te acanhes. Já que não vi a menção de limitação de espaço, sugiro cogitares o uso de bateria de moto, nobreak, e afins. Pode ser até + barata e com muito + autonomia

     

    Quanto ao tip (agora que vi que já o mencionaras. sorry), sugiro substituir por mosfet com já te foi dito. Também me lembro vagamente de sugerirmos o esquema/desenho/foto ou algo do gênero pra uma avaliação/diagnóstico/orientação/chute mais efetivos

     

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