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Como fazer um carregador de baterias


Otavio002

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1 hora atrás, Otavio002 disse:

Tenho esse trafo de um nobreak já comprei ate as carras para fazer um carregador de baterias de moto e carro alguém sabe como  fazer as ligações corretas para trabalhar em 110v

IMG_20171117_194558.jpg

Olá, acho que isso pode ajudar https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/968956-resolvido-transformar-um-nobreak-em-um-carregador-de-baterias-de-carro/

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48 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Minimalismamente e sem muito mimimi...

Meça as saídas. Aquela que der  12... 13V coloque uma ponte duns 10A ou+ e aplique na bateria. Não deixe muito tempo ligado

Acho que ele pergunta sobre o primário (ou secundário, já que era ligado ao contrário). 

O rapaz teve sorte, já que eu tenho um quase igual. 

Para 110V se liga preto e roxo. 

A saída são os fios grossos azul, branco e vermelho. Ali sai 12 +12V 

O vermelho é o center tap. 

 

Os fios azuis e vermelho mais finos fornecem umas tensões mais altas de 20 ou 30V. 

 

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@Mestre88 Deu as seguintes voltagens

Roxo-------                                       Branco=8.4v  |       ---branco---

                  >      vermelho(Neutro)                        |                          > 17.3v

Preto-------                                        Azul=8.4v     |          ---azul---

 

Laranja---                                      Branco=6.6v     |       ---branco---

                  >      vermelho(Neutro)                        |                          > 13.7v

Preto-------                                        Azul=6.6v     |          ---azul---

 

Amarelo---                                       Branco=7.4v  |       ---branco---

                  >      vermelho(Neutro)                        |                          > 15.3v

Preto-------                                        Azul=7.4v     |          ---azul---

 

dessa forma qual a ligação que devo pegar e quais fios vão para o negativo e o positivo da bateria de moto por exemplo uma de 6ah sendo que a  bateria de 12 volts o ideal é entre 13.5v e 14.4v até 15v no máximo.. peso que devo pegar o laranja e preto (primário) so não sei como pegar no secundario

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Eu usaria esse que deu 17,3V quando retificar vai cair. 

Não é pra sair ligando a bateria direto aí, vai explodir. 

Além da ponte retificadora vai precisar de um circuito pra não danificar sua bateria, algo que entregue os tais 14V certinho. 

 

E bateria de moto? Pensei que fosse carregar bateria de carro. 

Esse transformador entrega mais do que 6A fácil, vai fritar uma bateria de moto fácil. Nesse caso precisa de um limitador de corrente. 

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  • Membro VIP

Olé . considere refazer as medições. Parece que o vermelho é o secundário e as d+ cores, primario. Ou seja, não têm conexão entre si. Meça primeiramente as continuidades pra tentar separar primario/secundario. Penso que conector faston fio vermelho grosso, azul e branco grosso é secundário de maior potẽncia. E os 4 juntos pt am vl lr são primario...

Só intuição hein....

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@Isadora Ferraz repetir a medição como assim de qual forma

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 isolar o vermelho e usar os extremos como assim os fios finos

adicionado 4 minutos depois

sera que se eu usasse um trafo de estabilizador não seria mais fácil ...ou como eu posso fazer essa ponte retificadora

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1 hora atrás, Otavio002 disse:

isolar o vermelho e usar os extremos como assim os fios finos

Usa somente o Azul e o Branco grosso.

 

1 hora atrás, Otavio002 disse:

sera que se eu usasse um trafo de estabilizador não seria mais fácil

Esse não serve, não tem tensões e correntes que servem para carregar baterias, e ainda por cima são Autotransformadores (piorou mais ainda).

1 hora atrás, Otavio002 disse:

ou como eu posso fazer essa ponte retificadora

Se compra pronto, é só ligar.

 

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1 minuto atrás, Otavio002 disse:

olhando aqui fizeram uma ponte usando 4 diodos 4007 será que no meu caso ela serviria?  

Não, não serve.

Se for pra fazer com diodos eles também tem que ser de 10A ou mais.

O 1N4007 suporta só 1A ao ligar numa bateria completamente descarregada vai queimar tudo.

 

Sugiro que estude mais a eletrônica, pois está tentando fazer algo e nem sabe como fazer. Não é brincadeira, carregar uma bateria da forma errada com este transformador pode ser perigoso.

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3 minutos atrás, Otavio002 disse:

iche diodos de 10a vai sair mais caro que a placa

De que placa está falando?

 

4 minutos atrás, Otavio002 disse:

adicionar  um led que mostra quando a bateria está carregada

Não é uma tarefa tão simples.

4 minutos atrás, Otavio002 disse:

caso se for usar no carra ai dispença a placa retificadora usa direto ?

Direto como?

Não se liga esse transformador direto numa bateria em hipótese alguma, entendeu?

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2 minutos atrás, Mestre88 disse:

De que placa está falando?

da placa retificadora

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não é uma tarefa tão simples.

sim consegui um esquema bastante interessante 

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, Mestre88 disse:

Direto como?

Não se liga esse transformador direto numa bateria em hipótese alguma, entendeu?

ata de qualquer forma vai precisar da placa retificadora

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Sobre a ponte me refiro a essas aqui:

D_Q_NP_884501-MLB20330299696_062015-Q.jp

Não é grande coisa, esses 50A ditos aí é mentira, mas para o que você quer vai servir e ainda dá pra conectar os terminais do transformador diretamente a ela.

 

16 minutos atrás, Otavio002 disse:

sim consegui um esquema bastante interessante 

Poderia postar pra gente ver?

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  • 1 ano depois...

Aproveitando o gancho, eu ví no youtube um pessoal ensinando a usar uma capacitor ligado em paralelo à bateria da motocicleta para dar uma sobrevida à bateria. Incrível, eu fiz e está dando certo. Eu tinha uma bateria meia vida na minha moto bros 150, injetada, flex, a qual já estava dando sinais de que iria dar pau pois já estava começando a enfraquecer na partida. Depois que eu liguei um capacitor de  50V x 4700 μF a bichinha renovou e já estou usando a gambiarra há mais de um ano e nunca mais falhou.

 

A minha dúvida agora é que estou pensando em fazer a mesma coisa no Pálio Weekend 2005, flex que usa uma bateria de 60Amp. Será que dá certo? Isto poderia dar problema na central? Se não, qual o condensador deveria ser usado? Abraços.

 

 

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31 minutos atrás, Lalacoco disse:

um capacitor de  50V x 4700 μF

Amigo se me permite o efeito foi apenas psicológico. Este valor sequer faz cosquinha no sistema. Talvez se fosse dez mil ou cem mil vezes maior, aí sim teria sentido.

No caso do seu pálio, ... a mesma coisa.

Mas se quiser tentar ultracapacitores, conta aí pra gente o resultado.

Ultracapacitor-Module-Battery-Eliminator

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Bom dia, não creio que tenha sido um mero efeito psicológico visto que há um ano atrás a bateria da moto, que já era usada, só aguentava dar a primeira partida, se não pegasse tinha que empurrar e hoje, um ano após começar a usar o capacitor, a bateria aguenta várias partidas consecutivas como se estivesse nova.

 

Com relação ao pálio, a minha dúvida se refere à central eletrônica, se isso não trará problemas para ela, assim como não trouxe para a moto e, se não trouxer problemas, considerando a proporcionalidade (50V x 4700 μF para bateria de 5 Amp), qual capacitor poderia ser usado em uma bateria de 60 Amp? Grato.

 

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  • Membro VIP

É isso aí amigo. Não tem problema nenhum em discordar e sua experiência tem algum valor sim mas o interessante seria se fosse baseado em fatos eletricamente explicáveis. Pena que no meu pequeníssimo conhecimento não consigo ver a ciência elétrica disso.

 

Sobre sua segunda questão, acho melhor portanto comentar apenas até onde eu sei. Até onde eu sei, não deve trazer problemas à sua central pois o capacitor em paralelo não aumenta a tensão. Sobre valores, meus conhecimentos atuais não lhe somariam nada neste caso ok? De nada...

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