Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso substituir um regulador de tensão por um transistor


Maikom Lima

Posts recomendados

olá pessoal sou bem iniciante no ramos mais gostaria muito da ajuda de vocês, bom estou com m teclado yamarra parado devido alguem ter mexido na tensão da fonte e na hora de ligar queimou a fonte e o teclado, abri o teclado e aparentemente so achei uma peca em curto que se chama regulador de tensão ba50bc0 queria saber se posso colocar um transistor, pois nas lojas que fui não tinha com essa referencia ae o rapaz da loja me vendeu um de 3a e disse que dava certo, mais estou receoso de colocar. espero que ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a pergunta título do tópico: Não é possível. 

Eu achei o datasheet deste regulador, me pareceu ser apenas um regulador de 5V/1A comum. 

 

O nome dele é BA50BC0, mas no datasheet tinha letras depois do zero, aí também tem? 

Quantos pinos ele tem? 

Que transistor o dono da loja te vendeu? 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja grato pela a resposta, bom na peça so tem esse nome, depois dele não tem nada escrito so embaixo ''140h39''  eu tambem atentei pra isto quando fui pesquisar na net e vi que la tem umas letras amais. a peca tem 3 pinos, o rapaz me vendeu um mosfet de 3a no momento não estou com o nome mais assim que poder coloco o nome dele

índice.jpg

adicionado 8 minutos depois

lembrando que a fonte do teclado é de 12v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que é do tipo "dropout" isso significa que no seu caso aceita tensão de entrada de 6V para regular 5V.

 

Se a tensão que entra nele for algo como 8V ou mais é possível substituir por um regulador 7805 comum, que é bem fácil de encontrar.

 

Você poderia medir a tensão que entra nele?

No caso tem que tirar o regulador velho, já que está em curto.

E outra coisa, mediu ele fora do circuito pra saber se está em curto? As vezes é outra coisa que está ligado ao regulador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

medi a peça fora da placa por incrível pareça parece não esta em curto, no teste em continuidade coloquei o preto no 2 pino e o vermelho no 1 pino e não deu sinal, já o vermelho no 3 pino apresenta continuidade, então ela deve ta boa e na placa outra peça se encontra com defeito? abaixo estar o esquema da placa e marquei a peça que suspeitava

https://1drv.ms/i/s!alho7mz1uy6ljxosqf9wlr5lp0vb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é acabei de tirar um e estar bom, agora quando liguei a fonte na placa e vi onde a corrente morre, o negativo da fonte vai direto pra um diodo, quando meço a tensão pelo inicio da peça da os 12v, mais quando passo pela peça pegando no outro lado do pino a corrente morre pra 0,01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...