Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EVGA Hadron Air: PC desligou, ficaram apenas os LEDs do Hub e botão liga/desliga


Posts recomendados

Tenho um PC Mini ITX montado num case EVGA Hadron Air.

Fonte: vem com o case. É uma EVGA 500W 80 Plus Gold num formato especial para caber neste gabinete (22 x 10 x 4 cm)

placa-mãe: Gigabyte H97N-WIFI

Processador: Intel Core i5-4460 3.2GHZ

Memória: 8GB (2 x CORSAIR 4GB DDR 3 1600MHZ)

Placa de vídeo: ZOTAC GEFORCE GTX 1060 6GB

Armazenamento: 2 HDDs de notebook que aproveitei do meu PS3

____

O PC está ligado num "NoBrake" que por sua vez está numa tomada com um protetor contra surtos. Montei o PC em março de 2015 e apenas troquei a placa de vídeo recentemente de uma GTX 750 para uma 1060.

 

Ontem estava eu assistindo um vídeo codificado em H265 e do nada a TV perdeu o sinal HDMI do PC. As ventoinhas do case pararam e ficaram apenas o LED do botão frontal (liga/desliga) e o LED de um HUB USB no qual ligo o receptor do teclado e mouse sem fio acesos.

 

Segurei o botão liga/desliga até ele apagar e tentei ligar algumas vezes. Vejo que as ventoinhas fazem menção de ligar, mas apenas se movem um pouquinho, quase nada.

 

Desmontei tudo, retirei a fonte do case e fiz o teste sugerido de ligar o fio verde com o preto mais próximo no conector maior que liga na placa-mãe. Usei um clip de papel como todos sugerem. A ventoinha da fonte funciona por um segundo e desliga.

 

Com um multímetro tentei medir a tensão entre este fio verde e um preto. Tenho 2,8 V ali com a fonte ligada ou desligada, basta estar conectada na tomada.

Tentei medir a tensão no cabo que se liga nos HDDs antigos. Aquele que tem quatro fios, um vermelho numa ponta, um amarelo na outra, dois pretos no meio. O multímetro continuou no zero.

 

Não vejo nenhum lugar pra trocar ou verificar fusível nesta fonte, talvez se eu abrir encontre algo, mas preferi perguntar para quem entende antes de fazer isso.

O que vocês acham? Queimou a fonte ou tem algo que eu possa fazer?

 

Se queimou vai ser uma encrenca achar uma que tenha este formato especial… sem falar no preço.

Agradeço qualquer ajuda.

cópia de IMG_0775.jpg

IMG_0776_com_medidas.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria

 

Muito obrigado pela resposta. Por sorte eu tenho um PC muito velho por aqui. Acho que não foi ligado nos últimos dois anos.

Retirei a fonte e testei meu mini ITX. Tudo certo, o PC ligou, entrou no Windows...

 

Com isso fica a certeza de que o problema é a fonte. Tem algo mais que eu possa fazer além do teste de unir o fio verde com um preto? No meu teste a ventoinha funciona por meio segundo e desliga. Existe alguma chance de ser algo que eu possa consertar?

 

Já procurei por este tipo de fonte e descobri apenas que é algo normalmente usado em servidores. Fonte tipo 1U.

A Seasonic fabrica esta: https://seasonic.com/product/ss-500-l1u-active-pfc-f3-2/?lang=pt-br mas não tem cabos e nenhuma loja indicada parece vender o produto (por isso continuo sem ideia do preço, e ainda tem a questão dos cabos).

 

Supostamente (segundo um vídeo no Youtube americano) esta fonte EVGA tem 3 anos de garantia por lá, mas eu comprei aqui na Kabum em março de 2015. Mandei um e-mail para a EVGA mas ainda não me retornaram.

 

(no anexo a fonte que usei para testar)

IMG_0780.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, ursinhomalvado disse:

Com isso fica a certeza de que o problema é a fonte. Tem algo mais que eu possa fazer além do teste de unir o fio verde com um preto? No meu teste a ventoinha funciona por meio segundo e desliga. Existe alguma chance de ser algo que eu possa consertar?

Bom, se ela tá na garantia ainda, insistiria com a EVGA pra ver o que eles resolvem.. 

 

Pra você resolver, teria de abrir a fonte, o que invalida a garantia.. Mesmo que consiga descobrir qual o problema dela, trocar algum componente danificado, não tem garantia nenhuma, de que ela vá funcionar da mesma forma que antes.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ursinhomalvado Qual é o modelo desse seu nobreak? Se for desses mais baratinhos, você provavelmente provocou danos à sua fonte. Esses equipamentos são, na realidade, shortbreaks de onda retangular com estabilizador interno, ou seja, verdadeiros venenos para matar fontes, como a sua, de forma lenta e dolorosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim, certamente meu NoBrake é do tipo barato, mas quando falta energia eu rapidamente desligo o PC.

 

Entrei em contato com a EVGA e ao que tudo indica vão substituir a fonte já que dão garantia de 3 anos. Tenho que enviar a fonte com defeito antes e aguardar de 4 a 6 semanas. Estou curioso sobre como será o recebimento dela aqui, vão me cobrar imposto sobre algo que está sendo enviado sem pagamento... enfim, vou mandar o produto para a California e esperar, já tenho o número de RMA.

 

Fica a lição para quem pensar em comprar este case. Muito bonito e pequeno mas a fonte não é encontrada no Brasil. Substituição só por fontes de servidor padrão 1U (talvez), custam quase o preço do case todo, e normalmente vem sem os cabos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
48 minutos atrás, ursinhomalvado disse:

@Foxwalt Sim, certamente meu NoBrake é do tipo barato, mas quando falta energia eu rapidamente desligo o PC.

Só de ligar seu computador nele você já pode danificar sua fonte. Faltar ou não energia não altera esse fato.

 

Sugiro que pare de usar esse equipamento imediatamente. Ou então vai conviver com fontes dando problema (ou, pior ainda, o computador).

 

Temos muito material bacana neste setor explicando o porquê de não usar esses equipamentos destrutivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt E quanto a fontes de HDDs externos, elas também sofrem quando ligadas à shortbrakes?

Comprei recentemente um NHS Mini Senoidal. Na caixa diz o seguinte: forma de onda senoidal pura e com controle digital. Este é o modelo: http://www.nhs.com.br/produto/nobreak-mini-senoidal/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...