Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indecisão entre Ryzen e i5-8400


Posts recomendados

Olá!

 

Eu pretendo comprar um PC agora na black friday e depois de ler muito e muito o fórum, além de vários tópicos gostaria de tirar algumas dúvidas. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que respondem as dúvidas do pessoal, pois já aprendi muita coisa lendo tudo, inclusive coisas que nem tinha ideia (como o monitor que limita fps que são visualizados).

 

Bom vamos lá, como eu disse li bastante e consegui perceber que as melhores opções de investimento hoje são o Ryzen 5 1600 e se for Intel, a oitava geração. Gostei muito dos testes de rendimento do i5-8400 por exemplo. Tenho uma predileção pela Intel, motivo: nenhum xD. O fato da placa-mãe ser mais cara é um empecilho, principalmente porque preciso comprar monitor também, e portanto cada economia no PC é bem vinda.

 

Mas enfim, vamos às dúvidas:

 

Pretendo usar o PC exclusivamente para jogar, além de coisas banais como navegar na internet. Trabalho e demais atividades usarei o meu notebook guerreiro de tantos anos. Eu costumo jogar jogos que não exigem muito do PC, mas principalmente porque não tinha uma máquina que me permitisse jogar algo diferente. Os jogos mais recorrentes que eu gosto são: CSGO, LoL, Football Manager, Civilization VI e vários indies como Stardew Valley. Com um pc melhor eu pretendo tentar jogar PUBG com os amigos, Overwatch e GTA por exemplo.

 

Eu já percebi que o fórum em geral tem predileção pelo Ryzen, principalmente pelo suporte até 2020 nas placas-mãe. Porém essa vantagem não se aplica para mim pois não pretendo precisar de upgrades de cpu tão cedo e quando eu fizer elas, trocar a placa-mãe não é problema. Portanto minha duvida no fim é uma só: Qual configuração me dá uma longevidade maior para a máquina? Eu quero não precisar me preocupar com upgrades por pelo menos 3 anos, por exemplo (no máximo trocar gpu caso necessite).

 

Vi essas duas configurações que me chamaram a atenção:

 

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-rtb-i5-8400-galax-gtx-1060-6gb-oc-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-spec-alpha

 

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-ryzen-5-1600-galax-gtx-1060-6gb-oc-ram-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-aero-500

 

Se possível utilizarei o "Monte seu PC" para poder trocar componentes caso eu queira, as duas configurações acima são apenas para servir de base mesmo. Qual julgam que durará mais, desconsiderando toda a coisa da placa-mãe e tudo mais, pensando apenas nas capacidades das configurações? A GTX 1060 está de bom tamanho ou é melhor investir na 1070 para não se preocupar com upgrades tão cedo?

 

Meu orçamento é R$ 5.000,00 para tudo (PC+ monitor). 

 

Desculpem pelo textão, ficou maior que eu imaginei. Abraço e obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiquei duvida, em multitarefas não tenho duvida que a melhor opção seja o R5 1600, mas pra quem pretende só jogar casualmente, sem streamar e não pretende gravar ou fazer edição parece que o i5-8400 está se saindo melhor, e mesmo com a pouca opção de placas mãe, o setup do i5-8400 sai pouco mais de R$200,00 a mais que o do R5-1600.

 

R5-1600 = R$800,00 + Mobo b350 gaming = 550,00 = Total de R$1.350,00

i5-8400 = R$830,00 + mobo z370 = 730,00 = Total de R$ 1.560,00

 

Diferença de 210,00 aproximadamente na kabum, a vista.

Duvida cruel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que você paga uma facada na placa para a 8ª geração, daí todo mundo recomenda os Ryzen. Justamente porque o dinheiro a mais que você tá colocando na placa-mãe você poderia revertê-lo para placa de vídeo melhor.

No seu exemplo, poderia encaixar uma GTX 1070 no 2º PC com a diferença de valores. Ainda mais se você não quer mexer na máquina por um bom tempo, quanto mais parruda a VGA melhor será.

 

PS: Não pega A320 para este Ryzen, pega B350 com 4 slots de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara

 

O pessoal aqui tem preferência pelo Rayzen e tem suas argumentações, mas para mim não faz sentido pegar AMD para jogos para pegar menos FPS... para jogos eu iria de I5 8400, você gasta um pouco mais na placa-mãe? Gasta, mas são 400 reais que voce vai ficar com esse PC por 3,4, 5 anos até você sentir necessidade de trocar para começar a rodar os novos jogos novamente em alta perfomance... 

 

Pegar um rayzen por conta de 400 reais sabendo que vai te desempenhar de 10 a 30 fps a menos eu acho besteira, ah não ser que realmente o seu limitador seja financeiro. Mesmo que com essa grana que economize no rayzen você pegue uma 1070, seu processador vai continuar a ser um limitador futuramente. 

 

vai de i5 8400 e se possível pega uma 1070 que você vai ficar ai com esse pc 4,5 anos tranquilo. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@FelipePicolini Enquanto não tiver placa-mãe de entrada e mediana para 8ª geração Intel, eles sempre estarão atrás.

Neste seu exemplo aí, se ele consegue encaixar uma 1070 na config Intel, daria pra tentar encaixar uma 1080 na config AMD, entende?

Intel no momento tá sem custo-benefício. intel no momento é pra quem tem grana pra gastar, aí pega Z370 e I7 desbloqueado, aí sim vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ja foi dito acima talvez o preço cobrado pela MOBO intel não compense tanto em comparação ao Ryzen, onde você poderia pegar uma B350 junto de uma 1070 e ter mais longevidade por parte da GPU, podendo até fazer um over no R5 1600 ou mesmo atualiza-lo por um superior. Mas acontece que se você quer mais FPS entre os processadores e não faz questão de pagar um pouco mais, vai de i5 8400. Mesmo os Ryzen sendo interessantes e usando menos CPU, sendo bons pra multitarefas eles ainda escalam menos a GPU, resultando em menos FPS. porém ainda se tem a questão do uso do CPU pela intel né, como ele fica mais alto pode acabar ocorrendo stuttering(travadas) fazendo o FPS e Frametime variarem bastante

 

Alguns vídeos bem informativos: 

 

i5 8400 vs Ryzen 5 1600x (Uso de GPU nos games com respectivos FPS)

RYZEN 5 1500x vs 1600x vs Core I5 6400 (Diferença de uso e FPS entre i5 e Ryzen)

R5 1600x e GTX 1070 8GB (Teste de Frametime)

 

Como muitos já disseram o lado Intel quebra bastante o custo/benefício, pra mim já não seria nada viável pegar uma MOBO High eng e faltar investimento em outras peças, eu esperaria as medianas pro i5.

 

A todos, me desculpe pelo texto enorme e talvez meio confuso, eu realmente quero ajudar mas acabo me perdendo no raciocínio 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eduardo Agt O que mais vai ditar a durabilidade é a VGA, quanto mais top melhor.

Aí você conta as moedas no bolso e vê se tem grana pra ir de Intel (se for pegar o 8400 vai ter que trocar depois, então pensaria logo num I7 desbloqueado com a Z370).

 

Não tem muito o que pensar... Ryzen + 1080 é melhor que Intel + 1070 por exemplo, você só pensaria se tivesse grana pra montar o melhor setup possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo nenhum sentido, economizar para pegar uma placa de vídeo melhor em um Rayzen, pegar um 1080 para gargalar no processador justifica 300 reais? para mim não. 

 

O ideal é esperar pelas placas mãe mais baratas mas quem não quiser esperar e pegar um rayzen com pensamento GAMER eu acho uma má escolha... não faz sentido.... vai comprar um PC agora para ja pensar em update? 

 

Não é questão de largar o OSSO.. é questão de lógica...  nem todo mundo quer economizar 300 reais para ter menos rendimento, isso que eu acho que alguns aqui não entendem e criticam pela escolha da Intel... 

 

Espero que faça a sua decisão sabiamente Eduardo, tem aqui diferentes pontos de vista... 

 

Boa Sorte 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gargalar aonde meu filho? 10 frames? E a mínima, que nos Intel despenca e nos Ryzen se mantem?

Não faz sentido comprar placa de vídeo mais fraca e pegar Intel. E se fosse o oposto (plataforma Intel mais barata e com performance semelhante) pensaria o mesmo.

 

Mas cada qual com a sua mania. Eu não uso AMD pra Desktop desde 2005, A64, mas HOJE não vejo sentido nos Intel. Se quer Intel espera até o final do primeiro trimestre de 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas respostas pessoal. Vou esperar a black friday ver se consigo alguma promoção legal, principalmente na GTX 1070 para ter mais durabilidade a config. 

 

vocês tem indicação de algum monitor custo-benefício bom? 24 polegadas, não necessita mais que isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Eduardo Agt disse:

Valeu pelas respostas pessoal. Vou esperar a black friday ver se consigo alguma promoção legal, principalmente na GTX 1070 para ter mais durabilidade a config. 

 

vocês tem indicação de algum monitor custo-benefício bom? 24 polegadas, não necessita mais que isso

pode ir no Ryzen 1600 + GTX 1070 tranquilo, NUNCA que vai dar gargalo, o Ryzen 1600 consegue levar até uma 1070Ti, 1080...

 

Pra esse PC você precisa desse monitor: AOC 24'', 144Hz, pesquisa na pichau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frederico Silva Lopes Obrigado pela indicação do monitor.

 

Estou montando algumas configurações com Ryzen para ver o preço e me surgiu uma dúvida. Eu li em alguns posts que recomenda-se memória de 3000mhz para Ryzen. Faz alguma diferença muito grande pegar de 2400 ou 2133?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eduardo Agt Pra renderização ou compactação de dados, sim. Pra jogos, alguns.

Mas nada que valha gastar os tubos pelas memórias. Aliás, memória recomendo pegar no ML, as lojas estão enfiando a faca. Se quiser te passo alguns links depois.

 

Mas isto serve tanto pra AMD quanto Intel viu, memórias rápidas nos Intel tmb ajudam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Eduardo Agt disse:

@Frederico Silva Lopes Obrigado pela indicação do monitor.

 

Estou montando algumas configurações com Ryzen para ver o preço e me surgiu uma dúvida. Eu li em alguns posts que recomenda-se memória de 3000mhz para Ryzen. Faz alguma diferença muito grande pegar de 2400 ou 2133?

a diferença entre 2133 para 3200 não é grande, mas dá sim um ganho de FPS, pouca coisa

 

Recomendo pegar 2400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aí galera, queria agradecer pela ajuda e opiniões e apenas dar o feedback  da máquina que peguei. Na black friday consegui um preço bem bacana e peguei isso aqui:

 

placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 AM4

Processador AMD Ryzen 5 1600

Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX  8GB 2400MHz (x2)

Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1060 DUAL OC 6GB GDDR5

HD Western Digital Caviar Blue WD10EZEX 1TB 7200RPM 64MB SATA III

SSD WD Green 120GB WDS120G1G0A LEITURA 540MB/S E GRAVAÇÃO 430MB/S

Fonte Corsair CX550 - 550W

 

Acho que ela vai suprir todas as minhas necessidades e o custo benefício ficou bem bacana. Assim que testar ela envio o feedback. Muito obrigado por quem ajudou.

 

Abraço!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 01/12/2017 às 14:11, Eduardo Agt disse:

E aí galera, queria agradecer pela ajuda e opiniões e apenas dar o feedback  da máquina que peguei. Na black friday consegui um preço bem bacana e peguei isso aqui:

 

placa-mãe Asus Prime B350-Plus DDR4 LED USB 3.1 AM4

Processador AMD Ryzen 5 1600

Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX  8GB 2400MHz (x2)

Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1060 DUAL OC 6GB GDDR5

HD Western Digital Caviar Blue WD10EZEX 1TB 7200RPM 64MB SATA III

SSD WD Green 120GB WDS120G1G0A LEITURA 540MB/S E GRAVAÇÃO 430MB/S

Fonte Corsair CX550 - 550W

 

Acho que ela vai suprir todas as minhas necessidades e o custo benefício ficou bem bacana. Assim que testar ela envio o feedback. Muito obrigado por quem ajudou.

 

Abraço!

 

 

 

E aí cara... Você poderia dar seu feedback da máquina? Estou pensando em uma parecida para jogos também.
Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...