Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8300 por R$299,90 vale a pena?


insane_hs

Posts recomendados

  • Coordenador

@Lord rato O FX 8300 consegue levar bem a GTX 1060 ou RX 580, mas não na totalidade do desempenho em jogos CPU bound de mundo aberto. Mesmo os Core i5 de quatro núcleos, que são superiores, não conseguem.

 

De qualquer forma, é um upgrade válido colocar uma GTX 1060 ou RX 580 aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 minuto atrás, Julio Almeida_708872 disse:

@Foxwalt Então o certo seria eu trocar a placa-mãe também? Já estou com essa placa de vídeo a 1 ano e meio e nunca usei a potência total dela... já estou farto de jogar com 30-40 FPS jogos na configuração média.. 

Se pensa em uma configuração atual precisará também trocar as memórias, além do processador e placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu só posso gastar no máximo R$ 1.000 e estava pensando em comprar mais memória e o processador, sobraria um dinheirinho e como muitos falam que realmente essa minha placa-mãe não dá conta de segurar os FX eu agora estou pensando em trocar a placa-mãe também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Julio Almeida_708872 Se for para trocar a placa-mãe, troque o kit. Não faz sentido manter processador FX atualmente. Se você tivesse uma placa-mãe 970 ou até uma 760G melhor, ok, nós poderíamos indicar a troca do processador somente.

 

A questão é que essa sua placa-mãe é uma 760G e das mais básicas, que tem histórico de problemas com superaquecimento dos VRMs. Você pode arriscar, mas poderá sofrer engasgos de desempenho por conta disso. E, se fosse para trocar placa-mãe e processador pensando em outro kit FX, você estaria investindo em uma plataforma morta e que não entrega bom desempenho em jogos.

 

Faça o seguinte: pegue esses R$1.000,00 e junte com o valor da venda do seu kit atual. Com o resultado poderá pegar algo moderno e muito bom. Até o Ryzen 3 1200, de 4 núcleos, o mais básico e de 1ª Geração, é melhor opção que um FX 8300.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião,um ryzen mais barato que seja vai custar no mínimo 400 reais+placa-mãe 370 reais uma bem básica+ memória ram 8 Gb no mínimo 450 reais se der muita sorte de encontrar,eu troquei o meu kit core 2 duo e aproveitei algumas peças como HDs e memórias aí somente comprei placa-mãe e processador,289 reais no FX 8300+230 na placa-mãe m5a78l-m lx/br e ao contrário do que falam ela e super boa mesmo mas não aconselhável para overclock somente em Stock mesmo,mas me atende super bem,comprei a GTX 1050 por 560 reais que nessa Black Friday irei trocar por uma 1060 ou rx 570 ou rx 580,bem eu fiquei super feliz com meu kit mas esse sou com minhas necessidades visando Full HD em alto a ultra,na minha opinião só vale a pena trocar para ddr4 kit completo se tiver muita grana pra torrar e não te fazer falta mesmo pois um FX não vai deixar a desejar em nada,isso aí é marketing para fazer a cada lançamento pessoas gastar dinheiro e achar que as peças antigas não servem mais pra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lord rato Em momento algum foi dito que as "peças antigas não servem mais para nada". O ponto é que kit FX não compensa.

 

Para quem tem uma placa-mãe legal, chipset 970, 990 ou até mesmo as 760G mais avançadas e com dissipador, o upgrade só do processador pode fazer sentido. Para quem tem uma placa-mãe mais básica e que não foi feita para suportar processadores FX, como a Asus M5A78L LX/BR, não vale o risco.

 

Mesmo um simples Pentium G4560 dual core entrega melhor desempenho em jogos. Também é uma plataforma morta, já que é da 7ª Geração e a Intel lançou a 8ª Geração, mas pelo menos te dá algum potencial de upgrades, além de melhor desempenho. Se você pega o Pentium, ainda pode fazer upgrade para um Core i5 ou Core i7 de 7ª Geração usado. Se pega o FX, já era, vai ter que trocar de kit se precisar de upgrade, já que o FX 8xxx é o limite.

 

Não faz sentido recomendar para ele, que tem capital disponível, pegar uma plataforma FX. Se for para economizar, pode pegar até mesmo o Pentium, mas não o FX. O Ryzen 3 seria ideal. Se ele vender o kit atual, pega algo legal.

 

 

 

 

Para quem já tem o FX e uma placa-mãe bacana, beleza, pode manter. Para quem precisa de um kit novo, não é boa escolha.

 

Por sinal, sobre a Asus M5A78L-M LX/BR:

Temos muitos casos de problemas relacionados a superaquecimento dos VRMs. Dessa forma, não recomendamos o uso de processadores FX nesse modelo, principalmente os mais avançados, de 6 ou 8 núcleos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, entendi @Foxwalt . Sei que é bem mais vantajoso ir para uma plataforma mais atual e tudo mais, o problema é a verba mesmo rsrs... não posso me comprometer muito em cartões pois estou pagando minha moto atualmente, mas tenho como gastar mil reais tranquilo por isso estava pensando em dar um upgrade no FX pra um mais potente pois como disse antes já estou farto de  ter uma GTX 1050TI e jogar jogos a 30-40 FPS full hd com baixa qualidade. Vou ver se consigo vender esse setup, quem sabe eu realmente consiga e dou uma investida a mais no Ryzen, porque sinceramente é um sonho ter uma plataforma atual! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Em 14/08/2018 às 15:17, Foxwalt disse:

@Lord rato Em momento algum foi dito que as "peças antigas não servem mais para nada". O ponto é que kit FX não compensa.

 

Para quem tem uma placa-mãe legal, chipset 970, 990 ou até mesmo as 760G mais avançadas e com dissipador, o upgrade só do processador pode fazer sentido. Para quem tem uma placa-mãe mais básica e que não foi feita para suportar processadores FX, como a Asus M5A78L LX/BR, não vale o risco.

 

Mesmo um simples Pentium G4560 dual core entrega melhor desempenho em jogos. Também é uma plataforma morta, já que é da 7ª Geração e a Intel lançou a 8ª Geração, mas pelo menos te dá algum potencial de upgrades, além de melhor desempenho. Se você pega o Pentium, ainda pode fazer upgrade para um Core i5 ou Core i7 de 7ª Geração usado. Se pega o FX, já era, vai ter que trocar de kit se precisar de upgrade, já que o FX 8xxx é o limite.

 

Não faz sentido recomendar para ele, que tem capital disponível, pegar uma plataforma FX. Se for para economizar, pode pegar até mesmo o Pentium, mas não o FX. O Ryzen 3 seria ideal. Se ele vender o kit atual, pega algo legal.

 

 

 

 

Para quem já tem o FX e uma placa-mãe bacana, beleza, pode manter. Para quem precisa de um kit novo, não é boa escolha.

 

Por sinal, sobre a Asus M5A78L-M LX/BR:

Temos muitos casos de problemas relacionados a superaquecimento dos VRMs. Dessa forma, não recomendamos o uso de processadores FX nesse modelo, principalmente os mais avançados, de 6 ou 8 núcleos.

 

Cara, possuo um FX4300 e a m5a78l-m lx/br atualmente e estava procurando sobre o FX6300 e FX8300 e acabei caindo aqui de paraquedas e vi esse seu comentario sobre esse tanto de erros dos processadores com 8 núcleos com essa placa-mãe, mas vi que ja tinham achado uma "solução" (?) para esse problema.

Será que com isso vale a pena migrar pra um desses 2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@juaumxdd Não há uma solução para o problema, já que se trata de fator físico dessas placas. O sistema de regulação de tensão, que foi desenvolvido para os Athlon e Phenom, é simplesmente insuficiente para processadores FX, principalmente os de 6 ou 8 núcleos.

 

Uma estratégia para tentar minimizar o problema é comprar e instalar dissipadores adicionais sobre os VRMs e apontar fans diretamente para a região, buscando manter as temperaturas o mais baixas possível.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
36 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Aproveitando o tópico.
Possuo uma M5A78L-M/USB3, exatamente este modelo aqui:
https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A78LMUSB3/

Ela também sofre dos mesmos problemas físicos da M5A78L-M LX/BR caso eu queira utilizar um FX 8300 ou 8350?

Sim, o Layout é o mesmo. Placas com Chipset 970 e 990 são as recomendadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Lord rato disse:

Enquanto vocês procuram defeitos nos FX e placas mãe da AMD...

Ninguém aqui está "procurando" defeitos, eles já foram encontrados e são bem conhecidos. E não é problema dos FX, mas apenas das placas-mãe. A AsRock N68 e a Asus M5A78L-M LX/BR são extremamente problemáticas.

 

Quer dizer que você com certeza vai ter problemas? Não. Mas também não tem como recomendar isso para alguém.

 

4 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

Essa "folga" no uso da CPU é normal? Sei que a placa de vídeo tá dando seu 100% e o desempenho está bom, mas o certo não seria ambas trabalharem no mesmo grau? Tipo 100%/80% quase com valores equivalente uma a outra 

Não. A placa de vídeo atingir 100% de desempenho é o ideal. Se o processador estiver em 100%, provavelmente estará ocorrendo gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim os FX assim como qualquer core i5 tem seus problemas mas o marketing caiu totalmente pro lado da AMD,eu tenho FX 8300 com essa placa-mãe m5a78 lx br e sei que ela não e boa mas se encontra aí por 200 reais dependendo do lugar,se for montar do zero vá em plataforma nova sem sombra de dúvidas,mas se estiver igual a mim sem grana então te digo uma coisa,fuja dos ddr4, pesquisando no Olx encontra memória DDR3 8gb por 150 reais compre duas e terá 16 gb,se escolher um FX conseguirá gravar Gameplays abrir vários outros programas ao mesmo tempo junto ao game e ainda terá uma performance de uns 8 FPS a menos comparado a um i5 que abriu o game sem nada mais aberto,fazendo muitas coisas ao mesmo tempo tem fôlego de sobra não chega a usar nem 80 %, mas deixando bem claro eu não recomendo nada na verdade nenhum PC para a pessoa que não tem um objetivo claro pois caso contrário vá de console mesmo que somente colocar o jogo e jogar.

adicionado 6 minutos depois

E tipo eu tenho esse FX 8300 e mais outro PC lá em casa quad core AMD também que na verdade os dois são ótimos,vou pegar minha placa-mãe GTX 1050 e colocar nesse quad core,nessa Black Friday irei comprar uma GTX 1060 ou rx 580 e sei com toda certeza que jogarei qualquer game a nível de PC atual,irei comprar um SSD que vai dar uma cara totalmente nova,deixando claro aqui não estou contrariando ninguém do fórum pois sei que vocês conhecem muito de pc, mas ainda não conheço pessoalmente pessoas que tiveram problemas com os FX e conheço muitas pessoas,o que rola muito e pessoas fazendo overclock em placas mães ruins igual a minha,eu uso em Stock mesmo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lord rato, os FXs conseguiram a fama que possuem por serem, de fato, processadores problemáticos - incluindo seu ecossistema quase inexistente e também problemático. A falha dos i5 foi a Intel ter mantido o produto com 4 cores e sem Hyper-threading por tanto tempo, fora isso são bons processadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao acho os Fx problemáticos não.. tenho o Fx8350 black edition juntamente com uma R9 280, já vai fazer 4 anos, quase 5 e nunca deu problema, mas também nunca fiz OC, nunca vi necessidade para tal.. o próprio turbo já dá bem conta. Uso programas de gravaçao pesados e jogo jogos bem pesados como gta 5, the witcher 3, watch dogs, entre outros jogos com graficos no maximo e nunca nem deu um problema sequer ou queda de fps.... o único problema até agora foi as fontes de alimentação que queimou por nao dar o suporte necessario ao fx e r9, mas já foi resolvido...além de que as temperaturas dele nunca ultrapassam os 65 graus em game e usando programas, ou fazendo multi tarefas ao mesmo tempo... por isso acho o FX um processador legal para a época em questão.. o erro das pessoas é que pegam placa maes fracas para eles, por isso os problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que o FX 8 núcleos é excelente @aeonflux513 e @Lord rato

Mas temos duas questões aqui, sendo uma delas a de que não compensa comprar uma plataforma FX AM3+ do zero, nova, à essa altura do campeonato, pois há opções mais novas e melhores no mercado, e a plataforma AM3+ já não dá possibilidades de upgrades (não que isso seja necessário).
A outra questão é a de que nem todas placas mãe que suportam AM3+ se dão bem com os FX, sendo recomendadas aquelas de chipset 970 e 990, que não são baratas. Mas confesso que nesse ponto ouço muitos comentários negativos, às vezes achismos, suposições, mas nada de relatos concretos, embora eu esteja ciente e precavido a tudo.

Tenho uma M5A78L-M/USB3 junto com phenom x4 965 e gostaria muito de plugar um FX Octa core, mas tenho receio, pois sempre estou lendo sobre possíveis problemas. E isso é frustrante, já que o FX no cenário atual compensa para quem já tem a plataforma am3+, mas por outro lado são recomendadas as placas mãe mais caras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 horas atrás, Lord rato disse:

Sim os FX assim como qualquer core i5 tem seus problemas...

Não há problemas de desempenho com Core i5 por conta do uso de placa-mãe com chipset inadequado. Esse fato recorrente apareceu nos FX, em especial os de 8 núcleos.

 

Ressaltando novamente: a culpa não é do processador, mas das placas-mãe inadequadas. Não há esse problema se utilizar os chipsets que a AMD criou preparados para os FX (970 e 990).

 

Os chipsets das placas N68 e o 760G foram desenvolvidos para processadores Athlon II e Phenom II. O que a AMD fez para os FX funcionarem foi uma adaptação forçada que, apesar de permitir o funcionamento, não foi capaz de superar as barreiras físicas impostas. O circuito regulador de tensão dessas placas é simplesmente fraco para os processadores FX.

 

18 horas atrás, Lord rato disse:

...eu tenho FX 8300 com essa placa-mãe m5a78 lx br e sei que ela não e boa mas se encontra aí por 200 reais dependendo do lugar,se for montar do zero vá em plataforma nova sem sombra de dúvidas,mas se estiver igual a mim sem grana então te digo uma coisa,fuja dos ddr4, pesquisando no Olx encontra memória DDR3 8gb por 150 reais compre duas e terá 16 gb...

Se for olhar para o mercado de usados, você também pode procurar memórias DDR4 e irá encontrar.

 

A diferença de valor entre um kit com o FX 6300, por exemplo, e um Pentium G4560 é simplesmente pequena demais para justificar a compra do FX. Além de entregar mais performance em jogos, o Pentium te dá algum caminho para upgrades, embora também faça parte de uma plataforma morta.

 

19 horas atrás, Lord rato disse:

...se escolher um FX conseguirá gravar Gameplays abrir vários outros programas ao mesmo tempo junto ao game e ainda terá uma performance de uns 8 FPS a menos comparado a um i5 que abriu o game sem nada mais aberto,fazendo muitas coisas ao mesmo tempo tem fôlego de sobra não chega a usar nem 80 %...

Se você for comparar um FX 8xxx com a 4ª Geração do Intel Core i5, por exemplo, verá que o Intel vai levar uma vantagem absurda no desempenho single core e ter desempenho não muito distante no multi core, usando todos os núcleos. Onde um Core i5 de 4 núcleos apresentar stutter, um FX também vai apresentar. Se jogar com nada aberto, o Core i5 quad core ganha. Se jogar com coisas abertas, o Core i5 quad core também ganha.

 

Os processadores FX foram compras razoáveis no início, quando ainda não estavam tão atrás do desempenho single core dos processadores Intel. Com o tempo, o preço deles os tornava simplesmente impossíveis de indicar perto do que a Intel oferecia por valor próximo.

 

Seu processador dificilmente vai gargalar a GTX 1050 e o desempenho sempre será ótimo. Mas se colocar qualquer placa acima dela, como GTX 1060 ou RX 580, o gargalo aparece e de forma considerável. Não que inviabilize o investimento, porque ainda compensa, mas ele vai atingir o limite facilmente em jogos CPU bound (muitas vezes sem alcançar 100% de uso, já que não são todos os jogos que conseguem aproveitar os 8 threads dele). Um Core i5 de 4 núcleos também iria gargalar essas placas, mas com menos frequência e menor intensidade.

 

E, novamente, se você tem um FX 8xxx, legal, pode manter, o desempenho será bom. Mas, para quem ainda não tem, é bem difícil justificar a compra do kit. É como o Peperaio explica no vídeo que citei acima. Não porque o processador é ruim ou incapaz, mas sim porque há escolhas melhores.

 

Na época dos FX, após a 2ª Geração da Intel, o pessoal aqui no Fórum recomendava basicamente Intel. Porque compensava mais. Agora, você vai ver que a maioria das recomendações são sobre AMD Ryzen. Porque a AMD agora está oferecendo o melhor negócio, com desempenho single core bom e muitas outras vantagens:

Antes do lançamento dos Ryzen, eu só recomendava Intel. Agora, só recomendo AMD... Não se trata de "escolher um lado" ou "desmerecer um produto", mas sim do que compensa mais em cada época. :thumbsup:

 

19 horas atrás, Lord rato disse:

...Nessa Black Friday irei comprar uma GTX 1060 ou rx 580 e sei com toda certeza que jogarei qualquer game a nível de PC atual...

Super recomendado. Irá sim ficar com ótimo desempenho e poderá jogar qualquer coisa à vontade. Só não espere ver a placa de vídeo sempre a 100% em todos os jogos.

 

Também pretendo melhorar a placa de vídeo do meu computador. E meu processador (Core i5 4670K) também não vai conseguir levá-la a 100% em todos os jogos. :)

 

19 horas atrás, Lord rato disse:

..irei comprar um SSD que vai dar uma cara totalmente nova...

Sua placa-mãe também vai gargalar o SSD. Na época em que foi criada, para os Athlon II e Phenom II, o Sata III (6 Gb/s) ainda era coisa nova. Sua placa-mãe tem apenas Sata II (3 Gb/s), uma tecnologia já muito antiga.

 

Ainda compensa colocar o SSD e a diferença de desempenho para o HD será grande, mas a placa-mãe vai te impedir de usar uma grande parcela da velocidade.

 

19 horas atrás, Lord rato disse:

..deixando claro aqui não estou contrariando ninguém do fórum pois sei que vocês conhecem muito de pc, mas ainda não conheço pessoalmente pessoas que tiveram problemas com os FX e conheço muitas pessoas,o que rola muito e pessoas fazendo overclock em placas mães ruins igual a minha,eu uso em Stock mesmo

Na época da popularidade dos FX, apareciam diversos tópicos sobre VRM superaquecido aqui no Fórum, como os que citei acima. Não precisa fazer overclock para chegar a esse ponto. E há explicações detalhadas sobre o fato na Internet. Não estamos "procurando defeitos" ou inventando isso. ;)

 

Existe um risco potencial do problema aparecer ao usar placas N68 e 760G com processadores FX. E isso é motivo suficiente para não recomendarmos a compra de um kit desses novo, com raras exceções. Por sinal, se em algum momento o problema aparecer aí, procure adicionar um dissipador e melhorar a refrigeração no local.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa não passa de 50 graus meu processador usando o cooler blizard T2,se minha placa-mãe apresentar problemas futuros irei comprar um 970 que já achei por 340 reais na Kabum,mas talvez até pegue um i5 pra frente,mas isso e muito difícil de acontecer pois se optar por ddr4 irei gastar em um kit básico muita grana,mas quem sabe mais pra frente,concordo com tudo que você citou aí em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...