Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador sem força para ligar


Ir à solução Resolvido por Canthyus,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal! 

 

Sou novo na área, estou com um problema que não havia acontecido antes e resolvi pedir ajuda, caso já tenha acontecido com alguém. 

Eu fui limpar meu PC hoje, desmontei e fiz a limpeza como de costume, porém ao ligar novamente, ele dá uns 4 giro apenas no coler e desliga, como se não tivesse força pra seguir. Já de ante mão deixo claro que a fonte foi testada e está Ok, então já excluo essa possibilidade, ah e antes da limpeza funcionava perfeitamente. Se alguém souber ou passou por algo parecido da um help pf. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já passei exatamente pelo mesmo problema antes mais de uma vez, na primeira vez era mal contato no pente de memória, a solução foi limpar os terminais de contato com borracha de lápis e passar um pano limpo para retirar o excesso da borracha que fica grudado, na segunda vez foi o botão de liga e desliga que deu defeito, ao ligar ele desligava em seguida, só descobri quando fiz o "jumper" nos terminais da placa, aonde os fios da chave de ligar se conectam na placa, tira os plugs e encosta uma chave de fenda nos terminais para dar contato e e tira a chave em seguida, no meu caso o computador ligou e não desligou mais.

Pelo que me lembre ainda, pedi ajuda e me orientaram a verificar o processador também, pode ser mal contato ou está queimado. Outra dica que me deram é verificar os periféricos também, HD, Leitor de DVD pois, algum deles pode estar impedindo que o computador ligue. Tipo assim, desconecte eles e tente ligar, deixe apenas o básico, fonte, placa, processador e memória, se ligar, desligue e conecte apenas um e tente ligar de novo, vai testando até achar o periférico que impede de ligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Pincipi disse:

Já passei exatamente pelo mesmo problema antes mais de uma vez, na primeira vez era mal contato no pente de memória, a solução foi limpar os terminais de contato com borracha de lápis e passar um pano limpo para retirar o excesso da borracha que fica grudado, na segunda vez foi o botão de liga e desliga que deu defeito, ao ligar ele desligava em seguida, só descobri quando fiz o "jumper" nos terminais da placa, aonde os fios da chave de ligar se conectam na placa, tira os plugs e encosta uma chave de fenda nos terminais para dar contato e e tira a chave em seguida, no meu caso o computador ligou e não desligou mais.

Pelo que me lembre ainda, pedi ajuda e me orientaram a verificar o processador também, pode ser mal contato ou está queimado. Outra dica que me deram é verificar os periféricos também, HD, Leitor de DVD pois, algum deles pode estar impedindo que o computador ligue. Tipo assim, desconecte eles e tente ligar, deixe apenas o básico, fonte, placa, processador e memória, se ligar, desligue e conecte apenas um e tente ligar de novo, vai testando até achar o periférico que impede de ligar.

Boa, eu já fiz o teste com tudo desligado, apenas o básico e não deu certo. Sobre o jumper também já fiz, como também já limpei a memória CLR_CMOS e nada, na limpeza eu havia também limpado os contatos com borracha, mas agora resolvi limpá-los com o isopropílico e aguardar. Se for o processador tô na roça :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No caso do processador pode ser apenas mal contato, tirar e colocar de volta pode resolver.

Outras alternativas seriam, verificar fisicamente a placa-mãe se não tem alguma trilha rompida, capacitor estufado, vazamento de liquido da bateria ou algum componente visivelmente queimado. Idem para a placa da fonte.

Fora isso, só tendo outro computador igual funcionando para testar um a um os componentes em separado e ter um diagnóstico certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pincipi disse:

O último detalhe que pode ser levado em conta é se dá algum bip, por exemplo: liga e não dá nenhum bip então desliga da tomada, tira a memória e liga para forçar a dar os bips de erro de memória, caso dê os bips é certeza que não é memória.

Já fiz isso sem as memórias, não dá bip algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pincipi disse:

Todo o resto foi mantido? Processador, memória e fonte? A placa-mãe nova foi testada antes? Só para ter certeza que está boa pois, existe a possibilidade dela estar com defeito.

Boa, atualizando, troquei a placa-mãe por uma nova, o PC ligou mas não dava vídeo, então comecei a ré-fazer os mesmo testes anteriores, eis que ao retirar um pente de memória, ela ligou, então pensei que o pente poderia estar com defeito, dae troquei, coloquei o outro e retirei o que tava, e ela também ligou, mas com os dois pentes não liga. Ambos 4mb 1333mhz da Kingston 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

https://www.asus.com/br/Motherboards/H81MCSBR/specifications/

h81m.thumb.jpg.63d5e247d72b2ce04a18a508de4a1717.jpg

Da primeira placa-mãe eu não achei o manual, quanto a segunda, na parte da memória tudo indica que deveria funcionar com os dois pentes ao mesmo tempo, a não ser que o processador que está usando não seja compatível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pincipi disse:

https://www.asus.com/br/Motherboards/H81MCSBR/specifications/

h81m.thumb.jpg.63d5e247d72b2ce04a18a508de4a1717.jpg

Da primeira placa-mãe eu não achei o manual, quanto a segunda, na parte da memória tudo indica que deveria funcionar com os dois pentes ao mesmo tempo, a não ser que o processador que está usando não seja compatível.

 

Então o meu processador eh um I3 4170 3.70ghz

Algo realmente não está compatível, agora minha placa de vídeo R9 200 quando coloquei ela, o PC ficou como quem ia ligar e não ligava, dae na 4º tentativa ligou. Só que não ligou com o pente que tava ligando, ligou com o outro pente, tô entendebdo mais nd, juro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pela lista do site:

http://www.cpu-world.com/Sockets/Socket_1150_LGA1150_H3.html

o seu processador é compatível.

Queria poder lhe ajudar mas, pelo jeito vai ter que batalhar muito ainda para sair dessa roça.

Tenho que ir agora cuidar da esposa, mesmo assim, se souber de alguma possível solução posto o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Pincipi disse:

Pela lista do site:

http://www.cpu-world.com/Sockets/Socket_1150_LGA1150_H3.html

o seu processador é compatível.

Queria poder lhe ajudar mas, pelo jeito vai ter que batalhar muito ainda para sair dessa roça.

Tenho que ir agora cuidar da esposa, mesmo assim, se souber de alguma possível solução posto o quanto antes.

valeu bro, achando uma solução também volto aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Galera resolução do meu caso!

1 - A placa-mãe que comprei, estava com o slot de memória queimado, então fui na loja e troquei, porém....

2 - Eu levei minhas memórias juntas, para testar e não acontecer o mesmo problema, para minha surpresa ( e do técnico), ambas estavam se anulando, isso mesmo, não funcionavam ao serem colocadas juntas, porém....

3 - A placa que me deram em troca foi uma B85M-D3PH da Gigabyte, foi testada com as memórias e não funcionou, no entanto, essa placa tem 4 slot de memória, diferente da outra que tinha 2, (Sim sai ganhando uns temers ae), então, quando cheguei em casa, resolvi novamente "mexer" na placa, coloquei as memórias pulando um slot, ou seja, ficaram no slot 2 e 4 (contando a partir do processador) e para minha grande alegria, estão pegando novamente!

Obrigado ao @Pincipi que se prontificou a me ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Parece que a suspeita inicial de que havia algo errado na memória estava correta porém, pena que não dispomos de meios para um diagnóstico mais preciso.

Pelo que entendi, a placa-mãe original pode não estar com defeito, pode ser que funcione normalmente com outra memória.

Na época dos 386 e 486 tinha muito problema com memória funcionar em uma placa e não funcionar em outra placa, mesmo sendo de mesmas marcas e modelos, é uma questão muito complexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Cantalice disse:

@Pincipi Não acredito que não, já que as memórias ja funcionavam nela, e também testei outras, acredito que a original esteja mesmo queimada :(

Ai neste caso, quando o problema está em mais de um componente, fica difícil mesmo.

Faltou tentar uma possível solução que seria a atualização da BIOS da placa-mãe, em alguns casos soluciona o problema de conflito de memórias mas, pode criar outro problema diferente de incompatibilidade com outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Solução

Galera, só pra deixar a solução aqui!

 

Uma das memórias estava com problema, porém uma hora pegava e outra não. Porém a primeira placa realmente queimou, e a segunda me venderam também com problemas, após a terceira placa foi que consegui resolver. Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...