Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando meu primeiro PC Gamer - Recomendações/Compatibilidade


Posts recomendados

Bom dia!

Estou pesquisando a alguns dias sobre os componentes de um computador pra jogos, pois pretendo montar meu primeiro setup gamer, mas não tenho nenhuma experiência/conhecimento sobre o assunto.

Eu gostaria de rodar jogos atuais (e antigos também), populares como PUBG, AC: Origins, BF1, GTA V, The Witcher 3, etc.

Não tenho a intenção de jogar no Ultra, sabendo da pouca diferença entre High-Ultra e do grande sacrifício de performance. Pretendo jogar no High, até mesmo Medium dependendo do jogo (se necessário), com uma média de pelo menos 60FPS.

 

Cheguei à seguinte configuração:

 

- Processador: Ryzen 5 1600 Seis Núcleos 19mb Cache 3.2Ghz. (Cooler incluído)

- Placa-mãe: Gigabyte GA - AB350M - D3H, AM4 Chipset AMD B350

- Placa de vídeo: Zotac GeForce GTX 1060 6GB AMP! Edition

- RAM: Adata XPG 8Gb 1x8 2400Mhz DDR4* (1 pente somente pra compra inicial, pretendo comprar outro pente idêntico para completar 16gb separadamente)

- HD: Seagate 1Tb Barracuda 3,5 Pol 7200 RPM

- Fonte: Corsair VS600 80+ White PFC Ativo**

- Gabinete: Multilaser Warrior Preto, GA155

 

*Não conheço a marca Adata, iniciamente eu pretendia comprar pentes de 8GB Corsair Vengeance, mas estão esgotados, então esse foi o único que me restou, pelo menos por agora.

**Li que a fonte recomendada era de no mínimo 400w, porém gosto do modelo VS da Corsair e a diferença de preço entre a VS500 e VS600 é bem baixa, então optei pela VS600 bem exagerada pra poupar um tempo com a fonte. (e aguentar possíveis upgrades?)

 

Minha intenção é montar um computador agora na entrada de 2018 que dure tempo o suficiente pra valer o custo.

Minhas principais dúvidas são as seguintes:

> Colocarei 3 fans de 120mm no gabinete + o cooler do próprio processador, pelo que pude ler nas specs da placa-mãe eu tenho suporte pra fazer isso, pois diz que tenho suporte pra 4 fans. Gostaria de saber se é isso mesmo que eu entendi, pois sou realmente leigo no assunto ;S

> Essa configuração com os 8GB Ram iniciais aguenta legal? Pois vou adicionar mais um pente de 8GB em um ou dois meses e ir subindo a RAM progressivamente sempre que possível.

> O combo do processador + gtx é realmente efetivo? Ví muitos testes no youtube (muitos mesmo) e gostei bastante do desempenho, rodou todos os jogos que eu tenho interesse em 60FPS+, tenho alguns, como The Witcher variando entre 55-60 (Todos no ultra, então creio que jogando no High-Medium haverá um bom ganho em FPS).

> Gargalo? Eu li muito sobre isso, mas realmente não sei definir o que é e como ocorre, essa minha configuração apresenta alguma possibilidade de gargalo?

 

Enfim, é isso, o tópico ficou enorme, desculpem kk

Agradeço muito a ajuda de todos, se possível, pois quero muito um computador que sustente meus games sem muita ralação, e não quero investir um valor alto demais num setup que pode morrer muito cedo. (Atualmente eu jogo pouca coisa em um Notebook i3, então sempre no mínimo do mínimo dos gráficos, com uma resolução horrível pra rodar, isso me deu certo trauma de performance).

 

ps.: Sou realmente leigo quando se trata de PC, então sejam gentis e me ajudem com toda sua experiência, obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior limitador ai é a GPU.

 

Citação

Zotac GeForce GTX 1060 6GB AMP! Edition

Esse modelo é meio carinho, não? Foi o mais barato que achou? Da 1060 6Gb mais barata pra mais cara, se tiver 5% de diferença é muito.

 

 

A serie VS é a mais basica, com componentes piores. Pegue uma CX450 ou CX550\500, 400 ja da e sobra.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, henna disse:

Estou pesquisando a alguns dias sobre os componentes de um computador pra jogos, pois pretendo montar meu primeiro setup gamer, mas não tenho nenhuma experiência/conhecimento sobre o assunto.

 

Black Friday começa hoje às 22h, tenha certeza de não perder os descontos.

 

21 minutos atrás, henna disse:

*Não conheço a marca Adata, iniciamente eu pretendia comprar pentes de 8GB Corsair Vengeance, mas estão esgotados, então esse foi o único que me restou, pelo menos por agora.

RAM é RAM, não tem essa de marca. Pode comprar qualquer um.

 

21 minutos atrás, henna disse:

**Li que a fonte recomendada era de no mínimo 400w, porém gosto do modelo VS da Corsair e a diferença de preço entre a VS500 e VS600 é bem baixa, então optei pela VS600 bem exagerada pra poupar um tempo com a fonte. (e aguentar possíveis upgrades?)

O problema é que a série VS é bem ruinzinha e deve ser evitada, independente de quantos "W" diga... pegue uma CX500 ou CX550, vai te deixar pronto até mesmo para uma Gtx 1080 ti.

 

23 minutos atrás, henna disse:

> Essa configuração com os 8GB Ram iniciais aguenta legal? Pois vou adicionar mais um pente de 8GB em um ou dois meses e ir subindo a RAM progressivamente sempre que possível.

8gb já é um bom começo ssim, pode deixar para por mais mais tarde. Só não passe de 16gb, qualquer extra é um completo desperdício em um PC gamer.

 

24 minutos atrás, henna disse:

> O combo do processador + gtx é realmente efetivo? Ví muitos testes no youtube (muitos mesmo) e gostei bastante do desempenho, rodou todos os jogos que eu tenho interesse em 60FPS+, tenho alguns, como The Witcher variando entre 55-60 (Todos no ultra, então creio que jogando no High-Medium haverá um bom ganho em FPS).

É um excelente combo, um dos melhores custo-benefício atualmente.

 

24 minutos atrás, henna disse:

> Gargalo? Eu li muito sobre isso, mas realmente não sei definir o que é e como ocorre, essa minha configuração apresenta alguma possibilidade de gargalo?

Esquece, seu PC não vai ter problema com isso...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Atretador disse:

O maior limitador ai é a GPU.

 

Esse modelo é meio carinho, não? Foi o mais barato que achou? Da 1060 6Gb mais barata pra mais cara, se tiver 5% de diferença é muito.

 

 

A serie VS é a mais basica, com componentes piores. Pegue uma CX450 ou CX550\500, 400 ja da e sobra.

 

No caso, acredito que esse modelo da 1060 é um dos mais caros, acreditei que teria um desempenho consideravelmente melhor aos mais baratos, mas agora vou pesquisar mais, economizar é sempre bom kk

Vou dar uma olhada nessas CX também, obrigado! :D

 

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Black Friday começa hoje às 22h, tenha certeza de não perder os descontos.

 

RAM é RAM, não tem essa de marca. Pode comprar qualquer um.

 

O problema é que a série VS é bem ruinzinha e deve ser evitada, independente de quantos "W" diga... pegue uma CX500 ou CX550, vai te deixar pronto até mesmo para uma Gtx 1080 ti.

 

8gb já é um bom começo ssim, pode deixar para por mais mais tarde. Só não passe de 16gb, qualquer extra é um completo desperdício em um PC gamer.

 

É um excelente combo, um dos melhores custo-benefício atualmente.

 

Esquece, seu PC não vai ter problema com isso...

 

Eu vi o anúncio da Black Friday, estive a um tempo pesquisando e por isso resolvi abrir o tópico, se tiver bons descontos consigo um ótimo negócio :D

Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada nessas fontes CX.

 

Pra poder encerrar, esse setup tem uma boa durabilidade? Eu não acompanho absolutamente nada tratando de lançamentos desse ramo, então vou entrar em 2018 com esse setup literalmente no escuro. Tem alguma ideia de quanto tempo ele pode aguentar antes de morrer? Eu pensei em segurar esse setup por uns 5 anos (fazendo upgrades não muito caros, se necessários), mas 5 anos pra mim é um tempo consideravelmente grande, então to nessa dúvida.

 

De qualquer forma, vou rever as dicas e atualizar o setup, obrigado! :D

 

edit: Sobre watercooler, é necessário? Um amigo me disse que seria bom ter, mas se não for essencial, vou pular pelo preço ser equivalente ao da fonte, por enquanto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, raphavini disse:

Esse gabinete não é pequeno para a GTX 1060 não? Recebi a minha ontem e vi que o trambolho é grande.

 

Então cara, eu realmente não sei, pra ser sincero.

Citei o gabinete justamente pra isso, ver se o pessoal consegue identificar esse tipo de incompatibilidade.

Obrigado por ressaltar esse fato, vou procurar saber mais sobre isso também :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henna WaterCooler só é necessário, dependendo do seu chip um AirCooler bom ja da, se for tentar rodar os 6 núcleos a 3.9~4.0Ghz, nessa faixa recomendaria uma mobo melhorzinha.

 

A 3.7~3.8Ghz o Cooler stock normalmente aguenta de boas.

 

 

Com 12 threads deve ter uma excelente vida util, além da plataforma em si receber +3 gerações até 2020, então daqui a uns 4~5 anos você pode trocar de processador  por algo ainda relevante sem ter que trocar o kit todo.

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, raphavini disse:

Esse gabinete não é pequeno para a GTX 1060 não? Recebi a minha ontem e vi que o trambolho é grande.

Qual o seu gabinete e modelo de 1060?

 

 

Esse Warrior, não conheco xD

BG15

 

Este tem bastante espaço, até por não ter as baias de HDs\Drivers na frente, mas no PSU Cover.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@henna WaterCooler só é necessário, dependendo do seu chip um AirCooler bom ja da, se for tentar rodar os 6 núcleos a 3.9~4.0Ghz, nessa faixa recomendaria uma mobo melhorzinha.

 

A 3.7~3.8Ghz o Cooler stock normalmente aguenta de boas.

 

Legal, eu não sei nada sobre Overclock, então provavelmente vou utilizar o 1600 no padrão de 3.2-3.6Ghz, assim o cooler deve suportar. Ainda estou aprendendo muito sobre essa área, então o overclock dos componentes eu deixo pra um pouco mais tarde :s

 

4 minutos atrás, Atretador disse:

Com 12 threads deve ter uma excelente vida util, além da plataforma em si receber +3 gerações até 2020, então daqui a uns 4~5 anos você pode trocar de processador  por algo ainda relevante sem ter que trocar o kit todo.

 

Legal, pra mim é um grande alívio saber disso. Eu venho da era dos consoles, sempre tive aquele pensamento de que um PC bom era extremamente caro. Só que percebi que no console a vida útil é de 2, no máximo 3 anos até o lançamento de uma nova geração, e os preços se pensados na durabilidade são praticamente equivalentes (tirando o preço dos games e assinaturas pra jogar online --'). Prefiro gastar a mais num PC que seja até superior ao console e que dure mais, do que ficar rodando a 30FPS no Medium-High pelo console que eu preciso trocar a cada 2-3 anos se quiser manter ativo.

Obrigado novamente! :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henna Steam Sales a 40~90% de desconto ja fazem o PC compensar muito mais xD

 

4 minutos atrás, raphavini disse:

@Atretador , bem, a placa de vídeo foi a primeira coisa que eu comprei, kkkkk. Ainda estou montando o PC. Mas eu pretendo comprar o thermaltake versa c22

Bah amigo, essa é a peça que normalmente se deixa por ultimo xD

A não ser que esteja comprando com intervalo de dias para o resto, ou ja tenha um PC em casa pra usar e esteja fazendo o up aos poucos, ou tenha pegado uma promo muito boa, principalmente com a blackfriday agora xP

 

Eu acho o VERSA RGB meio estranho, pelo menos aquela frente dele xD
 

Da uma olhada neste

 

Gostei bastante do NOX Hummer, esse era minha segunda opção, mas faltou money :'(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Atretador disse:

@henna Steam Sales a 40~90% de desconto ja fazem o PC compensar muito mais xD

 

Meu interesse pelo PC surgiu justamente quando fui apresentado à steam, é muita coisa boa que no console você não consegue nunca pelo preço. Tenho até um certo arrependimento de perceber quanto gastei com meus consoles até hoje :s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador consegui achar o BG24, achei bem legal.

Você consegue me ajudar com um ponto que ainda não entendi? Essa minha Placa-mãe tem realmente suporte pra 4 fans? Nesse caso, são 3 fans da cpu e 1 do processador ou 4 fans da cpu mesmo? Isso ta me matando kk

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, raphavini disse:

@henna , eu achei lindo. Pode copiar à vontade. Nossos PCs serão praticamente iguais.

 

Legal! kk Da uma olhada no BG24, eu vi esse que o @Atretador disse, BG15.

Parece que no BG24 a diferença é a frente ser em acrílico, sei lá. Achei bem bonito também :D

 

Duh, o BG24 tem baias também, que o BG15 acho que não tem :s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Atretador disse:

@henna As entradas dos Fans de CPU\Gabinete são o mesmo :x

 

Deve ser 4 total. Alguns gabinetes vem com controlador de ventoinhas, não lembro se o BG24 vem, o modelo que peguei veio, da pra por 4 coolers no controlador do gabinete, dai tem mais as entradas da mobo.

 

Ta brincando comigo, eu to me remoendo achando que os fans iam ser sustentados pela MOBO sozinha. Nem passou pela minha cabeça que o Gabinete sustentava também.  Então no caso e sempre vou ter as entradas do próprio gabinete (se tiver) somadas com as entradas da MOBO? Isso quer dizer que eu consigo colocar 1 milhão de ventoinhas e fazer um pc a jato lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henna Sim, porém, é bem desnecessário. Depois de 2 na frente colocando ar, e 1x atras tirando o ar, é mais para fazer barulho e ser bonitinho.

 

(1x em cima também é legal ter mas não obrigatório)

adicionado 1 minuto depois

da pra comprar adaptadores molex para a fonte, para 2~8 coolers adicionais, rodando a 100% sem controle :D

 

Então, é, daria pra por quantos pudesse comprar, desde que a fonte aguentasse e tivesse adaptadores\controladores o suficiente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

@henna Sim, porém, é bem desnecessário. Depois de 2 na frente colocando ar, e 1x atras tirando o ar, é mais para fazer barulho e ser bonitinho.

 

(1x em cima também é legal ter mas não obrigatório)

adicionado 1 minuto depois

da pra comprar adaptadores molex para a fonte, para 2~8 coolers adicionais, rodando a 100% sem controle

 

Então, é, daria pra por quantos pudesse comprar, desde que a fonte aguentasse e tivesse adaptadores\controladores o suficiente.

 

 

Maneiro kk Muito obrigado pela ajuda, um problema que tava me assombrando resolvido rapidinho.

Eu atualizei aqui, vou fechar o setup como falei, mudando a fonte pra uma CX550 e o gabinete ainda não vi. 

Obrigado mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador @raphavini amigos, acham que o gabinete DT3 Sports é adequado? Ele tem uma baia mas é na parte inferior.

Sendo assim, pra encerrar a discussão em geral, vou fechar o setup original, trocando a fonte por uma CS550 e o gabinete por este DT3 se for adequado. Aí fecho, pago e espero chegar o meu amor :D

 

Obrigado pela ajuda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2017 às 16:04, henna disse:

@Atretador @raphavini amigos, acham que o gabinete DT3 Sports é adequado? Ele tem uma baia mas é na parte inferior.

Sendo assim, pra encerrar a discussão em geral, vou fechar o setup original, trocando a fonte por uma CS550 e o gabinete por este DT3 se for adequado. Aí fecho, pago e espero chegar o meu amor :D

 

Obrigado pela ajuda!

 

 

 

O gabinete não tem filtro de ar no topo, depois de um tempo acumula poeria na parte de cima como nas fans

 

Recomendo o Gabinete AERO 500

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender @Atretador Optei pelo gabinete Aero 500, mas vocês poderiam me dar um último auxílio? Vou colocar a ventoinhas nos dois slots da frente, de cima e talvez trocar a stock na parte de trás, pois já li que ela é bem fraca.

Eu fiquei olhando pra essas duas ventoinhas, e não sei dizer qual é a diferença em questão prática, obviamente uma faz mais pressão que a outra, etc. Mas por exemplo, pra colocar duas na frente, duas em cima e uma atrás, teria que comprar uma de cada modelo específico pra função (colocar/tirar ar)?

 

Essas são as ventoinhas que quero comprar:

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Flow PWM 120mm

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Pressure PWM 120mm

 

As duas são de 120mm, e li que são muito boas pra lugares que tem uma temperatura mais alta, e apesar de não ser exatamente o meu caso, o local onde o computador vai ficar tem a temperatura ambiente um pouco alta dependendo do dia.

 

ps. Aproveito para agradecer novamente a ajuda de vocês, consegui melhorar meu setup original e tirar muitas dúvidas que ainda tinha. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, henna disse:

@brender @Atretador Optei pelo gabinete Aero 500, mas vocês poderiam me dar um último auxílio? Vou colocar a ventoinhas nos dois slots da frente, de cima e talvez trocar a stock na parte de trás, pois já li que ela é bem fraca.

Eu fiquei olhando pra essas duas ventoinhas, e não sei dizer qual é a diferença em questão prática, obviamente uma faz mais pressão que a outra, etc. Mas por exemplo, pra colocar duas na frente, duas em cima e uma atrás, teria que comprar uma de cada modelo específico pra função (colocar/tirar ar)?

 

Essas são as ventoinhas que quero comprar:

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Flow PWM 120mm

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Pressure PWM 120mm

 

As duas são de 120mm, e li que são muito boas pra lugares que tem uma temperatura mais alta, e apesar de não ser exatamente o meu caso, o local onde o computador vai ficar tem a temperatura ambiente um pouco alta dependendo do dia.

 

ps. Aproveito para agradecer novamente a ajuda de vocês, consegui melhorar meu setup original e tirar muitas dúvidas que ainda tinha. Obrigado!

pra que tanta ventoinha kkkkk, seu gabinete vei virar um helicóptero, minha configuração é muito mais pesada e o meu gabinete tem 3, uma atrás e 2 frontais 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 às 12:41, henna disse:

@brender @Atretador Optei pelo gabinete Aero 500, mas vocês poderiam me dar um último auxílio? Vou colocar a ventoinhas nos dois slots da frente, de cima e talvez trocar a stock na parte de trás, pois já li que ela é bem fraca.

Eu fiquei olhando pra essas duas ventoinhas, e não sei dizer qual é a diferença em questão prática, obviamente uma faz mais pressão que a outra, etc. Mas por exemplo, pra colocar duas na frente, duas em cima e uma atrás, teria que comprar uma de cada modelo específico pra função (colocar/tirar ar)?

 

Essas são as ventoinhas que quero comprar:

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Flow PWM 120mm

Ventoinha Cooler Master MasterFan Pro 120 Air Pressure PWM 120mm

 

As duas são de 120mm, e li que são muito boas pra lugares que tem uma temperatura mais alta, e apesar de não ser exatamente o meu caso, o local onde o computador vai ficar tem a temperatura ambiente um pouco alta dependendo do dia.

 

ps. Aproveito para agradecer novamente a ajuda de vocês, consegui melhorar meu setup original e tirar muitas dúvidas que ainda tinha. Obrigado!

 

Prefiro Cooler FAN CoolerMaster Sickleflow 12cm 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando pessoal.

Depois de muita pesquisa e de toda ajuda de vocês eu finalmente fechei meu computador, agora to só esperando chegar. :D

 

Configuração final:

- Processador: Ryzen 5 1600

- Placa-mãe: Asus Prime B350-Plus

- Placa de vídeo: Galax GeForce GTX 1060 OC 6GB

- RAM: Corsair Vengeance LPX 8GB 2400MHz (1x8)

- HD: Seagate Barracuda 1TB

- Fonte:  Corsair CX550M 550w 80 Plus Bronze

- Gabinete: Aerocool Aero 500 Preto

- Monitor: LG 23" LED IPS Full HD 5ms (pra quem tiver interesse em dar uma olhada, o código dele é 23MB35VQ-H)

- Teclado: Redragon Mecânico Kumara Vermelho Switch Outemu Blue

 

Precisei alterar principalmente a placa-mãe por problemas de disponibilidade, a placa que eu queria sumiu do mercado por uma semana e meia, não aguentei esperar mais e procurei outra placa. (Espero que essa seja bacana lol)

 

Agradeço novamente a atenção e ajuda de todos, foi meu primeiro post no fórum, num momento de quase desespero kkk

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...