Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em PC antigo


Posts recomendados

 

Antes de mais nada, gostaria de parabenizar e agradecer a galera da comunidade pela imensa presteza com que se ajudam. Sou um leitor um tanto assíduo desse fórum, só não tinha conta. Daí agora o buraco ficou mais embaixo porque quase que finalizo uma compra na kabum que eu não fazia ideia do que estava fazendo :o

 

Então, galera, eu estou com um PC aqui que foi montado em 2011/2012. A configuração dele é a seguinte:

MOBO: m5a88-m

memória: 2 x 4gb ddr3 1333MHz Markvision

CPU: fx-4100 

fonte: corsair cx 430

 

Utilizei o programa CPU-Z e tirei uns screenshots das abas que fornecem as configurações com mais exatidão:

mobo.jpg.e5d528db7a4ceea3ad47538aa1fe3d93.jpgcaches.jpg.b42192334a31466364e6c63291f1338c.jpgcpu.jpg.925589454e8852d90644abced6d1b95e.jpgmemory.jpg.35dba873054b993eecb6668facb60b66.jpg

 

O drama todo é que esse PC era do meu irmão para uns trabalhos, mas ele foi deixando de usar e com o tempo acabei usando mais que ele para jogar, daí comprei o pc dele. Eu sempre joguei World of warcraft e alguns fps(csgo, crossfire) no ultra low (rsssssss:D) e ainda assim trava(rssssssssssssss:D). Porém, as férias estão chegando aí e queria dar um upgrade maroto se possível, ou então aproveitar algumas peças dele se for mudar bastante coisa desse setup.

 

Indo ao assunto:

A placa-mãe pelo que li no tópico de sugestões não tem nada a ver com esse processador fx porque teria que ser da série 970 ou 990, certo? Creio que precise trocar, mas qual seria uma boa sem deixar muito caro das 970 ou 990? Eu achei essa aqui na kabum https://www.kabum.com.br/produto/45730/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ds3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

As memórias eu consigo aproveitar de boa dependendo da MOBO se for trocar? 

Andei lendo também que o fx 6300 tem um ótimo custo benefício, mas o fx 8300 só ta 25reais mais caro que aquele primeiro e tem 8 núcleos. Qual dos fx compensaria mais investir?

Tem alguma placa de vídeo que possa utilizar na mobo para rodar GTA V, playerunknown's battleground, arma3 e afins, mas que a fonte aguente?

 

Acho que investir em um ryzen teria que comprar quase tudo novo porque teria que pegar uma mobo am4 e memórias ddr4 :( 

 

Estou totalmente aberto a sugestões, amigos.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, HarveySpecter disse:

@LordScrew

Seja bem vindo ao fórum :)

Quanto tem de orçamento para esse upgrade?

Quanto você acha que iria custar mais ou menos? Daí se fosse reaproveitar a fonte e memórias daria pra gastar mais na mobo, processador e placa de vídeo.

Eu não queria deixar em função do preço se a diferença de um pra outro for muita.

Ou valeria mais a pena pegar um pc pronto ryzen na pichau? 

adicionado 6 minutos depois
10 horas atrás, Phoenyx disse:

Não mexa mais neste PC, não vale a pena. Só compre a placa de vídeo, recomendo a GTX 1050TI.

Mas com essa placa não teria gargalo já que a mobo e processador são de 2011? Creio que dê para utilizar as memórias e fonte, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Sim, terá gargalo, mas como observou terá que trocar tudo, então não compensa mais investir em AM3.

Se vai trocar de plataforma não esqueça que as DDR3 não vão junto! Tudo DDR4 de agora em diante.

@Phoenyx Entendi. Nesse caso os ryzen teriam um melhor custo-benefício comparado com a intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2017 às 05:01, Phoenyx disse:

@LordScrew Sim!

@Phoenyx Beleza então, manolo. Eu estava pensando em pegar um daqueles setups já prontos da pichau pra não me preocupar com lance de gargalo e compatibilidade. Sabe me dizer se eles compensam, a qualidade e se dão gargalo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, maia12 disse:

problemas dos pc da pichau é que eles montam a maioria dos ryzen com a320 e memoria 2133 que é ridículo fazer isso no ryzen. 

@maia12 Entendi. Problema também é que eles não dão detalhes da memória e hd. Sabe se eles põem 2 pentes de 4GB ou é só 1 de 8GB? Seria viável pegar o setup agora e se eu quiser trocar a mobo e memória depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, pelo que vi dessa M5A88-M no site do fabricando ela suporta sim um fx8300. A troca do pc todo ela é indicada quando o kit não vai mais atender as necessidades do usuário ou não atende a placa de vídeo.  é o seu caso ? upgrade no FX se tiver apenas que trocar o fx-4100 por um 8300 e ainda for atender sua placa de video ainda é valido nos dias de hoje ao meu ver porque ele custa apenas R$300.  

 

Analisando seu caso que apenas trocando o processador por um fx-8300 segura até uma gtx 1050 TI, na teoria segura uma gtx 1060 6gb, mas tenho um amigo com ela e vem reclamando que não segura não.  A menos que você resolva comprar outro pc porque realmente quer, se for ficar apenas até a gtx 1050 Ti eu no seu lugar acharia um fx até no maximo R$300 novo ou R$200 usado.  Se você tiver que trocar a placa-mãe junto ai realmente investir no fx 8300 não vale a pena. 

 

É possível sim ver a marca dos componentes no site da pichau, lá em baixo você clica na aba que vai aparecer a marca da memoria e a frequência, assim como o modelo da placa-mãe.  Eu prefiro comprar as peças e eu mesmo montar, aprendi sozinho vendo video no youtube e utilizando o kit anti estático que é bem baratinho. eu acho mais fácil montar pc do que montar um lego. Apenas assusta mas é bem fácil montar e com o tempo é divertido.

 

Ainda tem bons preços que devem sumir hoje mas se você for rápido você aproveita:

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 AB350M-HDV DDR4 R$299 (suporta até o ryzen 7)

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1400 (deu uma sumida mas se esperar deve aparecer entre 470-500)

Memoria 8gb Ddr4 2666 Mhz Crucial Ballistix R$455 (indico sempre acima de 2666 ryzen)

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, maia12 disse:

Então amigo, pelo que vi dessa M5A88-M no site do fabricando ela suporta sim um fx8300. A troca do pc todo ela é indicada quando o kit não vai mais atender as necessidades do usuário ou não atende a placa de vídeo.  é o seu caso ? upgrade no FX se tiver apenas que trocar o fx-4100 por um 8300 e ainda for atender sua placa de video ainda é valido nos dias de hoje ao meu ver porque ele custa apenas R$300.  

 

Analisando seu caso que apenas trocando o processador por um fx-8300 segura até uma gtx 1050 TI, na teoria segura uma gtx 1060 6gb, mas tenho um amigo com ela e vem reclamando que não segura não.  A menos que você resolva comprar outro pc porque realmente quer, se for ficar apenas até a gtx 1050 Ti eu no seu lugar acharia um fx até no maximo R$300 novo ou R$200 usado.  Se você tiver que trocar a placa-mãe junto ai realmente investir no fx 8300 não vale a pena. 

 

É possível sim ver a marca dos componentes no site da pichau, lá em baixo você clica na aba que vai aparecer a marca da memoria e a frequência, assim como o modelo da placa-mãe.  Eu prefiro comprar as peças e eu mesmo montar, aprendi sozinho vendo video no youtube e utilizando o kit anti estático que é bem baratinho. eu acho mais fácil montar pc do que montar um lego. Apenas assusta mas é bem fácil montar e com o tempo é divertido.

 

Ainda tem bons preços que devem sumir hoje mas se você for rápido você aproveita:

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM4 AB350M-HDV DDR4 R$299 (suporta até o ryzen 7)

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 1400 (deu uma sumida mas se esperar deve aparecer entre 470-500)

Memoria 8gb Ddr4 2666 Mhz Crucial Ballistix R$455 (indico sempre acima de 2666 ryzen)

 

 

 

 

 

@maia12 , o problema é que eu tenho medo dessa minha mobo gargalar o fx-8300 e a placa de vídeo que eu puser, porque ela é bem antiga(2011). Se isso acontecer vou ter que pegar outra mobo amd3+ só pra o processador e placa de video. 

Eu acho que nunca valeu tanto a pena fazer um setup atualizado como agora já que o ryzen é recente e não está caro como a intel pelo que analisei, porém em questão de custo/benefício não sei ao certo se vale mais a pena fazer o upgrade desse aqui ou pegar um setup ryzen.

Eu estive analisando também a sua sugestão sobre por a memoria 2666 e a mobo b350, e me parece que é para overclocking, certo? Dizem que isso força muito o chip e eu queria um setup pra durar mesmo. Você acha que dá pra fazer o overclocking numa boa sem desgastar os componentes? 

Eu vou abrir um outro tópico pedindo conselhos sobre um setup ryzen porque acabei desviando bastante o foco desse tópico aqui rsrs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, a questão é que eu achei que você não podia. se tem orçamento pra mudar pro ryzen, vale muito a pena. mas as memorias estão muito caras. eu paguei R$270 e 8gb no meio do ano.

adicionado 7 minutos depois

@maia12 memorias com frequências acima dão ganhos mesmo sem overclock, mas vi em testes que o ganho dá 2666 pra cima é pouco, mas abaixo perde bem. por isso acho que 2666 é uma boa já que o preço é quase igual. a questão do desgaste é muito difícil prever. eu tenho processadores aqui vivos até hoje que receberam Overclock por anos.  porém tudo pode acontecer mas se tiver na garantia acho que pode fazer. não sei agora mas um tempo atrás vi um video o faster benchmarker (Denis) e ele dizia que não tinha como saber se que foi estragado por over, a menos que você conte. mas vale lembrar que over depende muito da placa de vídeo que você vai por se vai precisar e hoje em dias tem placa-mãe que puxa o over apenas quando vai jogar.  e se você pegar um ryzen 5 1400 e colocar ele a 3.7, dificilmente vai queimar com um cooler air.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...