Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema Linux ou Windows compatível com qualquer troca de hardware?


Jobe Alves
Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

 Ola, eu queria saber se tem algum sistema linux ou windows que seja compatível com qualquer troca de hardware, as vezes preciso testar um computador diferente, e ter um HD formatado com algum sistema que suportasse ser tirado, por exemplo, de uma placa intel das antigas e ir para uma da nova geração e iniciar de boas, ou tirar de uma Intel para uma AMD, se alguém souber de alguma distribuição do linux ou windows que faça isso seria de grande ajuda, desde já agradeço. :) 

OBS: Já conheço e uso mini windows e linux parted magic no pendrive, eu queria um sistema em HD mesmo, algo fixo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o que voce quer não existe, isso porque um hardware antigo que rode bem no windows 98 não irá funcionar no windows 10 por exemlo e o inverso também é verdadeiro, já começa com  placa-mãe e com o próprio windows, voce não consegue instalar um W10 em uma placa feita para o Windows 95, as peças vão se incompatilizando e se tornando obsoletas, isso sem falar nos soquetes, os caras para vender mais vão alterando isso, por exemplo hds e drivers IDE e SATA, memória DIMM, DDR, DDR2, DDR3, DDR4, etc.

Mesmo até coisas mais atuais ficam incompatíveis por exemplo a pessoa tem uma placa com um processador, ai queima a placa-mãe, já não acha mais para aquele soquete de processador, ai é obridado a trocar placa, processador e se calhar as memórias...as arquiteturas dos programas vão mudando e exigindo hardware moderno....tem a questão do slot antes ISA, depois PCI, depois PCI-E e por ai vai, isso sem contar com as dimensões das peças, tem placa de vídeo que não é compatível com qualquer gabinete, o mesmo vale para os cooler de processador, tem uns que não cabem nos gabinetes, batem nas memórias......

adicionado 28 minutos depois

Por isso que não existe "técnico" em informática na concepção da palavra, qualquer um que seja, para atuar nesse ramo, principalmente estabelecido, tem que ter várias placas mães, compatíveis com soquete de processador Intel e AMD, também com memória, e hd (IDE e SATA), tem que ter vários processadores, etc, isso porque não existe um aparelho que faça um diagnóstico de forma que aponte a falha da peça, seja qual for, o pessoal simplesmente tem que tirar uma peça e colocar outra, funcionou então compra-se uma nova e tá feito o serviço, por isso que nunca quis ser "técnico", prefiro ficar como hobby, já pensou voce se estabelece ai vem uma pessoa com um pc um pouco mais antigo e voce não tem como saber qual o problema porque não tem uma peça compatível? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É cara, o windows mesmo eu sei que é bem limitado nesta questão, mais como o KcriB disse o linux geralmente aguenta bem mais, mais existem sim sistemas meio universais como linux mint, parted magic e mini windows, eu só queria um que tivesse mais cara de sistema operacional mesmo, e que fosse direto no hd sem precisar carregar na memoria. pra poupar um tempinho.

adicionado 1 minuto depois

 E no caso do linux queria saber se alguém indica um bom pra fazer backups e esse tipo de coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mas você iniciou seu post falando:  

"Ola, eu queria saber se tem algum sistema linux ou windows que seja compatível com qualquer troca de hardware"

Com isso eu entendo que você quer ser ou é "técnico" e não quer passar pelo que eu citei, ter vários componentes, dai gostaria de ter um sistema que se adaptasse a qualquer hardware.

Afinal seu foco é em ter um hardware compatível com o maior número de programas?

 

Nessa outra frase aqui: "ter um HD formatado com algum sistema que suportasse ser tirado, por exemplo, de uma placa intel das antigas e ir para uma da nova geração e iniciar de boas, ou tirar de uma Intel para uma AMD," eu acho que isso também não é possível devido a incompatibilidade física além dos drivers diferentes que cada um exige.

 

Agora se voce quer ter um pc, com apenas uma configuração, que rode qualquer sistema operacional e qualquer programa, instale uma máquina virtual, assim voce pode ter em um único pc, sem mexer em nada, desde os primeiros Windows, até a última versão, passando pelas distribuições Linux, e não sei se é possível ter também o IOs da Apple).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Com Linux é possível. Você precisa de um initramfs genérico, que traga todos os módulos para dispositivos de bloco. E os principais drivers do Xorg instalados. Tudo é para ser autodetectado na inicialização.

 

Eu acho que o initramfs das distribuições baseadas no Debian (incluindo o Ubuntu) inclui por padrão os principais módulos para dispositivos de bloco (ao contrário do Fedora e Arch). Portanto, bastaria certificar-se que você tem os drivers mais importantes do Xorg instalados: intel, nouveau, ati, amdgpu e vesa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bls cara vou dar uma procurada, valeu a ajuda.

adicionado 10 minutos depois

@misterjohn Realmente o que quero é  um sistema que rode em varios pcs, assim como aqueles sisteminhas basiquinhos de pendrive, porém mais completo pra fazer backups e testar pcs com mais praticidade. Acho que você se confundiu quando leu essa frase " eu só queria um que tivesse mais """cara"""(acho que você não viu o "cara" e entendeu mais de um sistema operacional) de sistema operacional mesmo." kk mais de boa cara valeu mesmo a ajuda mano :) 

adicionado 11 minutos depois

@Marcos FRM Vou procurar os sistemas que você disse cara, valeu mesm ajudou pacas :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...