Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incompatibilidade entre memórias IDÊNTICAS


Posts recomendados

Olá, sou novo no fórum mas já consegui resolver muitos problemas através de tópicos daqui, fica desde já o meu agradecimento aos membros.

 

Acabei de comprar um segundo pente de memória ram, fiz questão de comprar EXATAMENTE o mesmo modelo da memória atual

Eu tinha uma memória Kingston KVR13N9S8/4 e comprei outro Kingston KVR13N9S8/4 . Mesma frequência (1333Mhz), mesmo clock, mesma marca, mesma capacidade (4GB)

Mas acontece que quando eu coloco as duas juntas, a placa-mãe não aceita de jeito nenhum .

Agora as duas juntas o windows 10 nem inicia, trava no meio da inicialização e da início aos processos de reparos. 

 

Minha placa-mãe é uma ASRock N68-S3 FX.

Eu já atualizei a BIOS da placa-mãe e nada mudou

restaurei o windows 2 vezes e também não adiantou.

Todas duas funcionam normalmente se estiverem sozinhas, em ambos os dois slots de memória

Fiz o diagnóstico do windows nas duas (separadamente) e não apresentaram nenhum problema.

 

Segue abaixo fotos do CPU-Z com as configurações das memórias .

 

MEMÓRIA VELHA

P_20171123_233634.thumb.jpg.8d9f1f5db06cce8f26a8a24e19b583a1.jpg

 

 

MEMÓRIA NOVA (acreditem , parece que eu não troquei a memória mas troquei)

P_20171123_234239.thumb.jpg.c4925ff08ef6ec9bb5f1b6b849783fd8.jpg

 

As duas memórias juntas (Agora não da nem pra terminar de iniciar o windows, mas assim q eu coloquei as duas dava, demorava uns 5 minutos e o computador congelava, não mexia mouse, teclado nada, era obrigado a resetar)

P_20171124_075246.thumb.jpg.7e0813556cc832a367c572fc4395bdc1.jpg

 

OBS: As memórias são idênticas mesmo, o cpu z comprova isso

A única diferença entre elas é o ano de fabricação e o número de série e um tal Part number , obviamente né.

Como podem ver as memórias são IDÊNTICAS. Mas o windows nem inicia agora quando coloco as duas juntas.

 

Memória nova (da pra ver pelo Week/Year)

nova.png.38e2d416db462bd31358c0b6985bae1b.png

 

Memória Antiga

P_20171124_075312.thumb.jpg.e31e0fa79b85667bccf6f9ea3b013f09.jpg

 

 

Em fim , acho que é isso, As memórias me parecem ser idênticas mas não funcionam juntas nem a pau.

Tentei expor o máximo de informações de modo detalhado pra facilitar a solução desse problema

Alguém me ajuda por favor.

 

 

 

 

P_20171124_075246.jpg

P_20171124_075312.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos a algumas perguntas.

 

Tentou iniciar o computador apenas com a nova memória? Caso não ligue já pode mandar para a substituição.

Tentou colocar em outros slots?

 

 

Tenta fazer os seguinte, boota uma live em um pendrive com um imagem do linux, liga o computador, se ele por sua vez reconhecer as duas memórias a formatação irá resolver seu problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Vamos a algumas perguntas.

 

Tentou iniciar o computador apenas com a nova memória? Caso não ligue já pode mandar para a substituição.

Tentou colocar em outros slots?

 

 

Tenta fazer os seguinte, boota uma live em um pendrive com um imagem do linux, liga o computador, se ele por sua vez reconhecer as duas memórias a formatação irá resolver seu problema.

sim , estou usando a nova memória agora pra ver como ela se comporta, e está perfeitamente normal.

já usei as 2 memórias separadas em cada slot e não tem problema algum . 

 

Agora esse lance de Boota uma live que eu não entendi nada , meu Sistema é windows né, 

Sua ideia é colocar uma imagem do linux em um pendrive bootavel, é isso ? (creio que não)

Imagem tipo .iso ou imagem comum?? (desculpa a ignorância)

adicionado 30 minutos depois

Procurei aqui sobre esse esquema de LIVE, caramba achei muito útil , mas decidi formatar direto pra ver se resolve.

o máximo que eu vou perder são uns arquivos porque programas não tem mais nenhum por causa da restauração do windows, 

depois da formatação do windows eu vou testar as 2 memórias juntas e coloco aqui o resultado. espero que funcione logo. 

Caso a formatação não resolva, alguém tem outro palpite que eu possa fazer??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de formatar o PC, usei numa boa as duas memórias por uns 20 ou 30 minutos, já estava convencido de que não tinha mais problema, quando derrepende o PC trava enquanto eu instalava os drivers da placa de vídeo (radeon r7 270 ) . Reiniciei o PC depois disso e travou enquanto iniciava o Windows. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi testar as memorias com o memtest86. Testei um de cada vez e não encontrou nenhum erro. Testei as duas juntas e também não encontrou erro.

 Mas as duas memórias juntas o Windows nem inicia, diz que não foi possível iniciar e tenta reparar a inicialização.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Matheus. Eu descobri algo mais estranho ainda, resolvi fazer aquele teste que você indicou sobre bootar uma live do linux e usar as duas memórias pelo linux e deu CERTO, as memórias se comportaram normalmente pelo linux.

Daí eu coloquei o windows 10 em um pendrive e formatei o computador pelo pendrive bootável . achei que resolveria né.

Fiquei usando o pc normalmente pelo novo windows durante 1h ou 1h e meia, quando a Tela congelou de novo, daí eu tive que tirar uma memória pra poder usar o pc =/.

adicionado 6 minutos depois
11 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Muito estranho, vou dar uma googlada aqui.

Detalhe, eu to googleando e tentando coisas já tem 3 dias ... hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Mano, consegue anexas fotos de todas as opções que tem em sua bios ?

 

Se voce usa elas individuais sempre funciona ?

Usando só uma memória funciona perfeitamente, Pode ser qualquer uma das memórias e em qualquer slot da placa-mãe (só tenho 2 slots) . Vou tentar anexar fotos da Bios .

adicionado 2 minutos depois
11 horas atrás, yushin disse:

Você checou as configurações de BIOS?

- CPU: cool & quiet? Auto? (sugestao: disable)

- Memory: Clock?  (sugestao: (667MHz DDR3_1333) 

- Memory: DRAM voltage? (sugestao: 1.5V)

- Memory: Power Down Enable? (sugestao: disable)

 

 

 

Essas configurações eu Edito pela BIOS?? 

vou lá ver se encontro isso e volto com as imagens e respostas.

adicionado 33 minutos depois

O Memory: DRAM Voltage da minha placa-mãe , só tem as opções 1.48V e pula pra 1.53V 

Não tem 1.5V certinho , deixei em AUTO mesmo.

 

P_20171128_150115.thumb.jpg.2a7eb52269ce6a433597a435d1f644eb.jpg

 

CPU: cool & quiet  =>  Disable

Clock  =>  (667MHz DDR3_1333)

Memory: Power Down Enable   =>  Disable

 

Quanto ao DRAM Voltage, tem problema alternar entre 1.48 e 1.53 pra ver se algum deles resolve o problema?? 

Se não causar danos eu testo nos dois.

adicionado 37 minutos depois
8 horas atrás, Matheus Andrei Jankovski disse:

Mano, consegue anexas fotos de todas as opções que tem em sua bios ?

 

Se voce usa elas individuais sempre funciona ?

Segue as fotos de cada menu da BIOS

P_20171128_145618.thumb.jpg.f330ca48e6816937752635c2d41d4ee1.jpgP_20171128_145625.thumb.jpg.f876b7658117adc039fab1c66f150188.jpgP_20171128_145634.thumb.jpg.6211b65992cebcc5f93a59e57cbe91d9.jpgP_20171128_145607.thumb.jpg.c1a1af58f3e33853a95916cd775f75d2.jpgP_20171128_145558.thumb.jpg.e0011bbe3c1b9bbae70d1769b46692c8.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, yushin disse:

Tente testar as duas 1.48 e 1.53

 

Fiz esses testes e a placa não deu vídeo. 

Alternei também outros testes "secundários" com o cool & quiet enable e disable mas não adiantou, o windows nem liga, no máximo só aparece a logo com windows 10 mas não carrega.

 

Foi só eu tirar uma memória e reiniciar o pc que funcionou normalmente como se nada tivesse acontecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde. Experimente resetar o BIOS, retirando a bateria da placa-mãe por 3 minutos e recolocando em seguida. Ao ligar o computador, que ele já esteja com os dois pentes espetados.

 

Ah, não esqueça de desligar o micro da tomada antes de fazer esse procedimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Anderson_Júnior disse:

Boa tarde. Experimente resetar o BIOS, retirando a bateria da placa-mãe por 3 minutos e recolocando em seguida. Ao ligar o computador, que ele já esteja com os dois pentes espetados.

Acabei de resetar a bios, removi a bateria e esperei 5 minutos

liguei o pc pela primeira vez já com as duas memórias e apareceu uma tela preta com umas coisas escritas

tinha escrito

CMOS Checksum BAD

CMOS Checksum Not Set

 

Daí eu entrei na BIOS e reparei q a data e a hora estavam erradas, talvez seja esse o motivo dessa mensagem de CMOS

 

Arrumei a data e hora e o pc ligou. Estou usando as duas memórias agora, tem uns 5 minutos.

Espero que não congele a imagem daqui a um tempo como vinha acontecendo. "Dedos cruzados"  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson_Júnior , funcionou mano, acho que eu não tinha resetado minha BIOS corretamente. Um amigo meu disse pra remover a bateria e apertar o botão de power que resetava, eu fiz dessa maneira mas parece estar errado.

Depois que eu resetei da sua maneira, apenas removendo a bateria e esperando 3minutos (5 pra garantir) deu certo. 

Estou usando o PC com as duas memórias durante toda a manhã sem nenhum problema.

Muito obrigado a todos pela atenção e ajuda, fico muito grato mesmo eu já estava pirando por não conseguir resolver isso.

Obrigado.:wiggle:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, William Sobrinho disse:

Anderson_Júnior , funcionou mano, acho que eu não tinha resetado minha BIOS corretamente. Um amigo meu disse pra remover a bateria e apertar o botão de power que resetava, eu fiz dessa maneira mas parece estar errado.

Depois que eu resetei da sua maneira, apenas removendo a bateria e esperando 3minutos (5 pra garantir) deu certo. 

Estou usando o PC com as duas memórias durante toda a manhã sem nenhum problema.

Muito obrigado a todos pela atenção e ajuda, fico muito grato mesmo eu já estava pirando por não conseguir resolver isso.

Obrigado.:wiggle:

Excelente, caso o problema volte a acontecer pode avisar por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...