Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modulo Stetsom 2k6 Vulkan Queimando Transistores


Posts recomendados

Olaa a todos desculpe a grosseria eu estiver criando o conteudo no lugar errado pois é meu primeiro topico.
Enfim preciso de ajuda com o stetsom ele havia queimado 2 transistores de saida sendo q ele utiliza 4 ano caso 2 pares todos os 4 sao NPN nao entendo muito de eletronica mais seguindo a minha linha e raciocinio  o modulo é saida mono 2 OHMS  nao entendo do porque de de 2 pares de trasistores na saida mais enfim 1 par deles torrou apos um reparo na placa e depois de uns meses resolvi tentar arruma-lo hoje mesmo comprei 2 transistores exatamente do mesmo modelo do qual havia queimado, depois de troca-los fiz um teste na bancada com a placa de potencia do modulo fora da carcaça e o  modulo voltou a vida funcionou normal durante uns 20 minutos em volume 40%, como ele utiliza cooler interno e estava sem dissipador de calor no caso a "carcaça em alumínio" não deixei os transistores aquecer muito e já logo então resolvi montar de volta na carcaça, e ao ligar de novo em cima da bancada mais já todo montado ele mais uma vez queimou os 2 novos transistores que havia acabado de trocar o modulo mal acionou durante 5 segundos e já queimou nem som saiu e logo ficou em modo proteçao "led vermelho aceso", ao remover os 2 transistores testei e estavam em curto e ao ligar o modulo fora da carcaça sem os 2 transistores queimado o "led de indicação azul acendeu" resumindo funcionou só nao sai som por falta dos transistores, minha duvida a placa de potencia tem uma trilha que se passa na beirada da placa e essa trilha é "Terra" ou "N" como preferir por fim ao desmontar mais uma vez indentifiquei essa unica trilha a baixo dos transistores que queimou ficar encostada na carcaça do modulo "OBS o terra da placa para a carcaça fica do outro lado da placa de potencia" vou anexar algumas imagens para quem quiser entender o esquema e poder me ajuda ja agradeço desde ja  ******** 8)

IMG_20171122_164520932.jpg

IMG_20171125_001422477.jpg

IMG_20171125_020106194.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/11/2017 às 02:13, Guilherme Augusto Santos disse:

ele havia queimado 2 transistores de saida sendo q ele utiliza 4 ano caso 2 pares todos os 4 sao NPN

Na verdade são 4 mosfets. Nada de NPN, é canal N.

 

Em 25/11/2017 às 02:13, Guilherme Augusto Santos disse:

nao entendo do porque de de 2 pares de trasistores na saida

É porque é um amplificador modo Bridge.

Em 25/11/2017 às 02:13, Guilherme Augusto Santos disse:

minha duvida a placa de potencia tem uma trilha que se passa na beirada da placa e essa trilha é "Terra" ou "N"

Em dois transistores se vê o terra ligado somente no terminal source do transistor (no caso o terceiro terminal). A carcaça do mosfet é ligada ao dreno (geralmente esse é ligado ao alto falante).

 

Concordo com a @Isadora Ferraz tinha isolante nesses transistores (ou eram de carcaça isolada) e agora está sem.

Sugiro colocar novos transistores, fazer uma solda decente limpando essa bagunça aí na placa e isolar os 4 transistores com plaquinhas de mica ou silicone e passar a pasta térmica.

Nem precisa saber onde o que é ligado em tal lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
18 horas atrás, Mestre88 disse:

Na verdade são 4 mosfets. Nada de NPN, é canal N.

 

É porque é um amplificador modo Bridge.

Em dois transistores se vê o terra ligado somente no terminal source do transistor (no caso o terceiro terminal). A carcaça do mosfet é ligada ao dreno (geralmente esse é ligado ao alto falante).

 

Concordo com a @Isadora Ferraz tinha isolante nesses transistores (ou eram de carcaça isolada) e agora está sem.

Sugiro colocar novos transistores, fazer uma solda decente limpando essa bagunça aí na placa e isolar os 4 transistores com plaquinhas de mica ou silicone e passar a pasta térmica.

Nem precisa saber onde o que é ligado em tal lugar.

Permita-me @Mestre88 Destaquei uma parte de seu post que achei de estrema importância e que se não for seguida, o módulo estará condenado!!!...

Foi só um complemento!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...