Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Então galera, eu tenho esse problema de fps baixo e travadinhas mesmo quando não to jogando, mas sempre achei que era gargalo de algo, porém recentemente instalei o msi afterburner pra identificar o gargalo e notei que não gargalava nenhum componente que o programa verifica. Para ser mais específico quanto ao problema, quando eu adquiri o notebook ele rodava quase todos os jogos com uma quantidade relativamente boa de fps, o notebook é o Dell Inspiron 14 n4050. Com um tempo de uso os jogos foram perdendo fps aos poucos, por exemplo, eu jogava league of legends em 2013 nesse mesmo note com qualidade médio/alto com mais de 60 fps, porém hoje como mostrado nas screenshots o jogo roda no mínimo com 5~20 fps. O problema não se limita a jogos, o navegador chrome costuma travar muito também, principalmente em algumas páginas como facebook, e quando vou ver vídeos em 60 fps trava de mais. Já troquei o SO várias vezes, instalei vários drivers, limpei tudo que era possível com esses aplicativos de limpeza, troquei pasta termica, limpei o note por dentro, usei boosters de vários tipos entre outras coisas. Um detalhe é que mesmo que eu mude a qualidade gráfica, só afeta a taxa de quadros a partir do momento que eu aumento o suficiente para dar gargalo em algum componente, portanto na maioria dos jogos não tem diferença se eu jogo em hd ou full hd, os fps continuam baixos.

As especificações do notebook são:

-Processador Intel Core I3-2330M 2.20GHz

-Memória RAM 8gb 800MHz

-HD 500gb

-Onboard Intel HD Graphics 3000

-SO Windows 10 Fall Creators Update

eurotrucks2_2017_11_24_00_22_38_350.jpg

eurotrucks2_2017_11_25_17_06_58_026.jpg

eurotrucks2_2017_11_25_17_08_30_114.jpg

League of Legends_2017_11_25_17_35_23_389.jpg

League of Legends_2017_11_25_17_35_30_534.jpg

League of Legends_2017_11_25_17_35_52_231.jpg

League of Legends_2017_11_25_17_35_56_602.jpg

Torchlight2_2017_11_25_18_23_46_913.jpg

Torchlight2_2017_11_25_18_23_48_552.jpg

Postado
24 minutos atrás, MyNameIsMech disse:

Reduz o tamanho da memoria virtual para 2048 em maxima e minima. e teste;

Eu o fiz e não resolveu, tirei uma outra screenshot com algumas informações a mais para ver se ajuda (uso da VID e uso do arquivo de paginação).

eurotrucks2_2017_11_25_21_52_59_096.jpg

Postado

@ironandbad Vai em opções de energia e coloca em "Alto desempenho"

Windows + R > msconfig > aba "Inicialização do sistema" > opções avançadas > Marca a caixinha "Numero de Processadores" e escolhe o maximo de núcleos que der.

re-inicie o sistema e teste novamente.

Postado
28 minutos atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad Vai em opções de energia e coloca em "Alto desempenho"

Windows + R > msconfig > aba "Inicialização do sistema" > opções avançadas > Marca a caixinha "Numero de Processadores" e escolhe o maximo de núcleos que der.

re-inicie o sistema e teste novamente.

Também não resolveu. Na print que tirei agora diminui todas as texturas e gráficos do Euro truck 2 no mínimo possível e o que aparenta é que eu tive uma perca de performance. Outro detalhe é que os jogos Portal 2 e Counter Strike Source foram os únicos que conseguiram rodar acima de 30 fps e que o CS1.6 ficou na faixa dos 3~5 fps.

eurotrucks2_2017_11_25_22_27_18_715.jpg

Postado

@ironandbad É, não tem muito o que fazer, gargalo do processador, para melhorar fps a solução seria aumentar algumas opções no grafico para forçar a placa de vídeo. mas fora isso não tem muito o que fazer.

Postado
6 minutos atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad É, não tem muito o que fazer, gargalo do processador, para melhorar fps a solução seria aumentar algumas opções no grafico para forçar a placa de vídeo. mas fora isso não tem muito o que fazer.

Mas se fosse gargalo no processador ele não estaria 100%?

Postado

@ironandbad Não exatamente, é meio confuso. (principalmente por ser notebook)

Se o observando, e nenhum dos hardware estão em 100% significa, então o culpando é o que tiver +porcetagem.

No caso é o processador, 80% ou próximo disso. Pra ter certeza, tente aumentar os graficos. Se aumentar fps ou não mudar significa que o gargalo é o processador.

E outra coisa que é bom falar, é que seu sistema já é bem antigo. Eu tenho um N2807 e consigo quase os mesmos fps que você.

Eu também jogo lol, normalmente minha placa de vídeo fica 40% e meu processador 60% ou 80%. 

Postado
agora, MyNameIsMech disse:

@ironandbad Não exatamente, é meio confuso. (principalmente por ser notebook)

Se o observando, e nenhum dos hardware estão em 100% significa, então o culpando é o que tiver +porcetagem.

No caso é o processador, 80% ou próximo disso. Pra ter certeza, tente aumentar os graficos. Se aumentar fps ou não mudar significa que o gargalo é o processador.

E outra coisa que é bom falar, é que seu sistema já é bem antigo. Eu tenho um N2807 e consigo quase os mesmos fps que você.

Eu também jogo lol, normalmente minha placa de vídeo fica 40% e meu processador 60% ou 80%. 

Eu já comprei um PC novo nessa Black Friday, só que eu ainda precisaria do notebook para usá-lo na faculdade com projetos no AutoCAD, sketchup, revit e etc. Por isso queria resolver os problemas desse notebook já que não tenho dinheiro pra comprar outro por um tempo. Trocar o processador seria a solução então? É gargalo ou defeito? Posso comprar um igual ou tenho que fazer um upgrade? E qual recomenda? De toda forma agradeço pelo tempo que gastou comigo cara. 

Postado
1 hora atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad O melhor preço que consegui achar foi esse i7 no aliexpress Link enorme, evitando spamar

Acontece que eu não tenho 100% de certeza se ira funcionar. Faz o seguinte, vai no iniciar e digita "Dxdiag", da um SIM, espera carregar e clica em salvar informações, escolhe onde quer salvar e me anexa aqui o arquivo txt

Eu to com pouco dinheiro depois de comprar um pc com preço inflacionado como está agora, e ainda tenho que comprar uma gtx 1050ti, então tava querendo gastar menos que 150 reais com o notebook por agora. Vi no link que você passou que aceita o up do i5 também, então como não achei nenhum i7 barato fui pesquisar o i5 e achei um de 89 reais https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940552769-processador-notebook-intel-core-i5-2520m-32ghz-sr048-_JM

DxDiag.txt

Postado
12 minutos atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad O problema é que esse i5 comparando com seu i3, a diferença é quase nenhuma.

Mas o problema do meu i3 não é defeito? porque tipo, se fosse simplesmente gargalo não deveria ser só com jogos novos?

Postado

1 hora atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad O problema é que esse i5 comparando com seu i3, a diferença é quase nenhuma.

Cara acabo de notar algo que nunca tinha percebido, em todos os jogos o processador apesar do uso do processador chegar perto dos 100% a frequencia sempre fica em 798 MHz, olhei no gerenciador de tarefas e quando estou navegando na internet ele também mantem essa frequencia.

Postado
12 horas atrás, MyNameIsMech disse:

@ironandbad Tente alterar na bios, o multiplicador do processador. Normalmente tem o nome de "CPU clock multiplier" ou algo refente a isso. Troque o multiplcador de 8 para 22.

Não tem essa opção na minha BIOS

P_20171127_125204.jpg

P_20171127_125135.jpg

P_20171127_125229.jpg

P_20171127_125214.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!