Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

habilitar dual channel bios


Posts recomendados

Olá Boa Noite, 

Tenho uma placa-mãe Asus Z87M-PLUS e adquiri 4 pentes de memória DDR3 8GB - 1333Mhz - CL9 todas do mesmo fabricante e mesma configuração, primeiramente instalei apenas 2 e obtive sucesso, funcionou perfeitamente totalizando 16GB de RAM - Porém ao instalar os outros 2 pentes o computador não funcionou mais, nem ligava.. Pesquisando em alguns lugares encontrei que poderia ser que minha placa-mãe estaria trabalhando em Single Channel - e através do CPU-Z confirmei esta possibilidade, realmente o computador estava em Single Channel - E agora não consigo habilitar o Dual Channel - li que poderia ser realizado atraves da BIOS - mas não consigo encontrar esta opção. Desde ja agradeço a ateneção de todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/11/2017 às 07:01, William Sobrinho disse:

Suas memórias são do mesmo modelo?

Se sim, estou tendo o mesmo problema com Minha placa-mãe Asrock N68-S3 FX ... 

Experimenta passar o memtest86 em todas elas individualmente e em pares, talvez alguma delas esteja com erros.

 Testamos individualmente cada memória nos soquetes que estão habilitados, e todas funcionaram perfeitamente, par a par. 

o que não consigo é colocar todas as 4 juntas, pois minha placa-mãe esta trabalhando em Single Channel. E não consigo colocar ela em Dual Channel.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@João Paulo Bortoloni

 

Uma atualização do BIOS/UEFI deve resolver mas antes faça um clear CMOS pra ver se aceita as 4.

Amigo, obrigado.. mas fizemos isso também, zeramos a BIOS - baixamos uma nova versão dela no site da ASUS e instalamos certinho.. mas também não resolveu o problema. :/ Vi que alguém orientou em ir na BIOS - Advancer - performance - memory configurate - e em Dual Channel colocar enable - Mas não encontro essa "aba" performance.. o único lugar que achei os canais A e B dentro da BIOS foi na aba AI Tweaker menu - e la ambos os canais estavam enable - mas seguindo esse passo a passo que encontrei em um fórum não encontrei essas opções para chegar até Dual Channel 

adicionado 0 minutos depois
14 minutos atrás, William Sobrinho disse:

é amigo, vamos esperar algum GURU responder ai, porque eu também não consigo ativar o dual channel na minha 

e olha que aqui só tem 2 slots de memória e já ta dando M =/

Pois é, ta complicado.. chamei até um amigo que mexe com manutenção de PC, mas esse tipo de problema ele nunca tinha visto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também chamei um amigo meu e ele ficou doido, Só sabia repetir "não pode ser incompatível" ...

Mas ele ta desconfiando que pode ser problema no HD, apesar de eu ter feito o teste de HD pelo PC check e não ter acusado nada . Experimenta fazer esse teste, caso não tenha feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@João Paulo Bortoloni @William Sobrinho

 

Pode ser incompatibilidade sim, tem que ler no manual da placa-mãe se constam essas memórias lá como testadas e aprovadas.

Se fosse incompatibilidade elas não funcionariam não é? mas em um canal elas funcionam perfeitamente, tenho 16GB dois cartuchos de 8GB - e testamos fazendo rodizio com as 4 memórias, 1 com 2 - 1 com 3 - 1 com 4 - 2 com 3 - 2 com 4 e 3 com 4 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, João Paulo Bortoloni disse:

Se fosse incompatibilidade elas não funcionariam não é? mas em um canal elas funcionam perfeitamente, tenho 16GB dois cartuchos de 8GB - e testamos fazendo rodizio com as 4 memórias, 1 com 2 - 1 com 3 - 1 com 4 - 2 com 3 - 2 com 4 e 3 com 4 

Não

A falta de compatibilidade pode criar erros diversos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Não

A falta de compatibilidade pode criar erros diversos

Certo.. no manual eu não encontrei as memórias que foram testadas.. mas diz que posso instalar memórias DDR3 de 1, 2, 4 e 8GB unbuffered and non-ECC nos soquetes DIMM - e minha memória preenche todos estes requisitos.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@William Sobrinho @João Paulo Bortoloni

 

O problema também pode ser outro ...

 

Trata-se da instalação do cooler do processador que tem que estar corretamente instalado senão podem ocorrer problemas com as memórias e até super aquecimento.

 

O cooler tem que ser apertado de encontro ao processador de modo equilibrado sem folgas nas pontas ou com aperto demais.

 

Os processadores hoje em dia possuem o controlador de memória que antes era no chipset ponte norte.

 

Tentem refazer a instalação desse cooler com cuidado, sem pressa pra ver se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@João Paulo Bortoloni @William Sobrinho

 

Um jeito de tentar remediar esse problema pode ser a redução do clock dessas memórias no setup do BIOS/UEFI e testar pra ver se são aceitas.

 

Isso enquanto não aparece uma atualização que resolva o problema.

Verificamos o cooler, testamos outro igual, colocamos os dois juntos.. e mesmo assim não resolveu, 

 

Essa questão do clock não testamos, na verdade entendo pouco sobre essas configurações, sei que a memória trabalha com 09 ciclos e na BIOS esta tudo em Auto eu posso apenas ir reduzindo e testando possibilidades ou existe algum limite que não posso ultrapassar?

adicionado 0 minutos depois
13 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@João Paulo Bortoloni @William Sobrinho

 

Um jeito de tentar remediar esse problema pode ser a redução do clock dessas memórias no setup do BIOS/UEFI e testar pra ver se são aceitas.

 

Isso enquanto não aparece uma atualização que resolva o problema.

Verificamos o cooler, testamos outro igual, colocamos os dois juntos.. e mesmo assim não resolveu, 

 

Essa questão do clock não testamos, na verdade entendo pouco sobre essas configurações, sei que a memória trabalha com 09 ciclos e na BIOS esta tudo em Auto eu posso apenas ir reduzindo e testando possibilidades ou existe algum limite que não posso ultrapassar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@João Paulo Bortoloni

 

É fácil reduzir o clock das memórias no setup do BIOS/UEFI e isso tem grande chance de resolver o problema.

 

É só tirar da oção " auto " que devem aparecer outras opções de clock a escolher.

beleza Henrique, vou fazer esse teste final do dia.. qualquer coisa volto aqui.. Obrigado pela ajuda! y

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano consegui resolver aqui a partir da dica de um camarada em um post que eu criei aqui no forum.

Ele me indicou resetar a bios, apesar de eu ja ter feito isso (eu pensava que tinha feito, mas não tinha) eu resolvi fazer do jeito dele. 

Ele falou pra remover a bateria da placa-mãe e esperar 3min ( eu esperei 5) e colocar novamente , só isso iria resetar a BIOS,

logo após resetar, no primeiro boot do windows ele disse pra já estar com todas as memórias nos slots, com a configuração que você quer.

Eu fiz exatamente desse jeito, coloquei as duas memórias (no meu caso né) e liguei o pc pela primeira vez depois de resetar a BIOS. e funcionou, Tô usando as 2 em dual channel agora numa boa. Experimenta isso ae.:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 às 11:32, William Sobrinho disse:

Mano consegui resolver aqui a partir da dica de um camarada em um post que eu criei aqui no forum.

Ele me indicou resetar a bios, apesar de eu ja ter feito isso (eu pensava que tinha feito, mas não tinha) eu resolvi fazer do jeito dele. 

Ele falou pra remover a bateria da placa-mãe e esperar 3min ( eu esperei 5) e colocar novamente , só isso iria resetar a BIOS,

logo após resetar, no primeiro boot do windows ele disse pra já estar com todas as memórias nos slots, com a configuração que você quer.

Eu fiz exatamente desse jeito, coloquei as duas memórias (no meu caso né) e liguei o pc pela primeira vez depois de resetar a BIOS. e funcionou, Tô usando as 2 em dual channel agora numa boa. Experimenta isso ae.:thumbsup:

Willian, bacana.. vou tentar fazer isso, ainda não fiz o passo de tentar diminuir o clock como o Henrique havia orientado.. vou fazer esse passo do reset da BIOS e volto aqui pra dizer se funcionou.. Obrigado pela ajuda amigo! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...