Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Projeto meio absurdo esse, eu nem vi o esquema, mas não montaria isso em hipótese alguma.

Queria só ver isso funcionando e fornecendo tensões abaixo de 20V e corrente acima de 10A, é incêndio na certa.

Claro que no proteus funciona bem, lá não precisa de dissipadores e temos corrente até o infinito a disposição, isso na prática não existe.

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Certo que você sequer imagina aonde e como usar essa verdadeira usina de força dai. Volte a real ou me dê um desses que você provou. Fonte para bancada tipicamente é ajustável de 1,5 Volts a 20 Volts no máximo por 5 Amperes..

Ter duas dessas pequenas é infinitamente melhor que ter uma ajustável até 70 Volts por 15A.

Reflita

Postado

Me desculpe Faller,não tomei nada é que o baseado estava vencido rsrsrs.

Meu trafo é de  26.5-0-26.5 por 15A .poderia então criar uma fonte ajustavel com a metade deste trafo e o maximo de corrente até 5A.

somente queria aproveitar o que meu trafo oferece.

meus agradecimentos antecipados pela sua atenção e ajuda (está sua resposta foi igual as palmatorias usadas na escola antigamente)

Postado

Este trafo aí é digamos "usável". 

Mas por segurança eu cortaria um pedaço do enrolamento e deixaria com apenas 20V, mais do que isso torna a fonte muito cara e não muito segura, a alta potência do trafo pode queimar o regulador facilmente ao usar as baixas tensões. 

Entenda que quanto mais tensão na entrada e menos tensão na saída do regulador é mais tensão que um regulador deve "segurar". 

Em uma analogia simples com a água e o exemplo da fonte de 70V/15A podemos entender que quando precisar de 12V o regulador vai parecer uma torneira a frente de uma mangueira de bombeiros, é muita potência para segurar. Aí haja transistor e dissipador de calor para isso, fica inviável. 

E cá entre nós, tensões contínuas acima de 20 ou 24V você vai usar raramente ou nunca. Assim a fonte se tornará um belo elefante branco. 

• Membro VIP
Postado
44 minutos atrás, joao marcelo sobrinho disse:

Me desculpe Faller,não tomei nada é que o baseado estava vencido rsrsrs.

Meu trafo é de  26.5-0-26.5 por 15A .poderia então criar uma fonte ajustavel com a metade deste trafo e o maximo de corrente até 5A.

somente queria aproveitar o que meu trafo oferece.

meus agradecimentos antecipados pela sua atenção e ajuda (está sua resposta foi igual as palmatorias usadas na escola antigamente)

Use o transformador e os diodos desse modo dai para minimizar a tensão retificada ( Vai dar somente 26,5 x 1,4142 = 37 Volts aproximadamente e tente fazer uma fonte de 1,25 a 33 Volts para aproveitar o transformador )

images?q=tbn:ANd9GcQ8DNLbrRCcTOOGB5dPUam

Quanto a corrente que ela pode oferecer, isso vai depender  (além do transformador) da capacidade dos diodos e do regulador e/ou transistores usados.

Postado

Tudo bem Mestre88, você está correto em tudo, como falei anteriormente só queria aproveitar o trafo em tudo que ele me oferece.Aceito sua opnião e a do Faller apesar de ser a primeira vez que peço auxilio; sempre acompanho o clube para ter ideias novas e aprender um pouco mais e desculpe pela expressão (mesmo levando comida de rabo).Agradeço pelos ensinamentos.

adicionado 4 minutos depois

@faller Valeu Faller, mas vou enrolar o trafo, este é blindado coisa que ainda não vi,foi recuperado de um amplificador Sanyo e nele tem uma etiqueta dizendo que foi fabicado no japão.Este circuito que você mandou vou guardar pois me será muito util. Agradeço mais uma vez pela atenção e ensinamentos prestados.

• Membro VIP
Postado

Já que vais...

1 hora atrás, joao marcelo sobrinho disse:

enrolar o trafo

uma ideia é fazer algumas derivações e estas você chaveia com relés, chaves  ou algo do gênero. Algo como uma chave rotativa de um antigo regulador de tensão de tv (ou variac)

D_Q_NP_812920-MLB25828782037_082017-X.jp

A proposta é não deixar a diferença entre entrada e saída muito grande o que provocaria aquecimento maior. Um pouco de imaginação/criatividade pra conjugar o controle dc lhe cai bem

Postado

Olá Isadora tudo bem,

Pessoal agradeço a todos que tentaram me ajudar , vou seguir algumas dicas, logico que não da pra min acatar todas mas foi de grande valia os ensinamenmtos e dou por encerrado o topico agradecendo mais uma vez pela ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!