Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC ativo, Filtro de Linha e choques


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Boa noite, senhores.

Há alguns anos montei um PC para jogos:

 

Processador:     AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB cache (cooler stock)

Placa-Mãe:        M5A99X EVO R2.0

RAM:                 4 GB  HyperX Blu   1600 Mhz  

HDD:                 Toshiba 500 GB 7200 RPM

Placa de Vídeo: GTX 660 Ti Gigabyte

Fonte:                Cougar CMX 850 V2

Gabinete/:          HAF 912 Plus

Carcaça

 

Naquela época (setembro de 2014) eu não sabia o que se passava entre a tomada e o computador. Devido à isso, e à escassez de "dilmas", não tive opção senão ligar o PC num Módulo Isolador Estabilizado (MIE) da Microsol de 500W que estava jogado lá em casa. Conseguia jogar meus joguinhos de boas, mas sempre que colocava algo mais "pesadinho" - BF3, The Witcher (1,2), Crysis - percebia umas enganchadas e os famosos "Tlecs". Li um pouco sobre possíveis causas e percebi que: ou minha placa de vídeo estava sendo limitada (provavelmente pelo MIE não fornecer o suficiente para fonte) ou estava faltando memória RAM - não pensei em Bottleneck da CPU. Não tinha dinheiro pra resolver então deixei como estava.

 

Em dezembro de 2015 minha fonte queimou (é de se esperar).Foi um momento dramático, pois tinha juntado por 6-7 anos pra comprar esse computador, e tudo foi inutilizado em alguns segundos. O MIE estava dando "Tlecs" quando eu apertei o botão de ligar. Resultado: a fonte deu um papoco e houve um clarão de luz. Tudo terminou com aquele cheiro característico de eletricidade. O maldito MIE seguiu funcionando...

 

Depois disso o computador ficou juntando poeira por um bom tempo, até que comprei a minha fonte atual em setembro de 2016. Após fazer aquela limpeza de disco, verificar módulos de memória por possíveis erros e, claro, tirar aquela poeira e rearranjar os cabos (fonte não modular ;-;) estava tudo de volta aos conformes, até os problemas de desempenho. Logo, achei melhor procurar uma boa solução de energia: um filtro de linha Energia 8 da Clamper. Pensei que isso iria resolver meus problemas, mas isso criou problemas. Descobri da pior maneira que minha tomada não é aterrada ao tomar um senhor choque do gabinete (nem foi tão ruim assim) enquanto descalço - não tomava choques calçado.

 

Apesar disso, o desempenho melhorou, porém não muito. Com medo dos choques, principalmente por causa de meu irmão mais novo, preferi voltar a utilizar o MIE, mesmo com o risco de queimar outra peça, e, para compensar o desempenho, preferi comprar outro pente de 4 GB. Contudo, não achava em lugar nenhum o mesmo módulo, o que me fez optar por outro similar (frequências, Jedec etc). Após a instalação da memória nova, notei que os problemas de desempenho tinham sumido. Isso me fez esquecer do aparelho ao qual meu computador estava conectado.

 

Em dezembro de 2016 minha placa de vídeo queimou. Apenas três meses depois da instalação da memória e da fonte nova.

 

Há uma semana recebi minha GTX 1050 Ti. Limpei e testei o PC, corrigi os erros do Windows, conectores oxidados da memória RAM - borracha neles!, HD fazendo tlecs (que apareceram misteriosamente e sumiram da mesma maneira) e outros probleminhas. Desta vez não houve problemas de desempenho ou com o sistema. Após a instalação dos drivers da placa de vídeo eu conseguia rodar tudo (ou quase) no máximo, mas fiquei cabreiro com os "Tlecs" do MIE.

 

Esta é minha nova configuração:

 

Processador:     AMD Bulldozer FX-8120 3.1ghz 16MB cache (cooler stock)

Placa-Mãe:        M5A99X EVO R2.0

RAM:                 4 GB  HyperX Blu   1600 Mhz  

                          4 GB  HyperX Fury 1600 Mhz  (falta de planejamento)

HDD:                 Toshiba 500 GB 7200 RPM

Placa de Vídeo: GTX 1050 Ti Asus Expedition   (aquela do Kabum!)

Fonte:                EVGA 600W 80 Plus Bronze

Gabinete/:          HAF 912 Plus

Carcaça

 

Aprendi com meus erros. Eles custaram MUITO. Por isso, desconectei o computador e vou deixá-lo assim até eu solucionar o seguinte problema: onde eu ligo esse trem sem dar choque ou reduzir a vida útil das peças?

 

Observações:

- Ligar direto na tomada oferece riscos de choque no gabinete, bem como no Filtro de Linha;

- Moro no Térreo de um apartamento. Só há duas tomadas aterradas: a do chuveiro elétrico e outra do ar-condicionado, ambos distantes do meu quarto;

- Não é possível abrir a parede sem correr riscos de lascar a estrutura do prédio; (É o que meu pai diz, mas tenho certeza que a parede é de gesso.)

- Meu pai é absolutamente contra eu aterrar essa tomada, mas creio que posso convencê-lo se eu tiver bons argumentos. Além disso, sei bem que o aterramento não é um processo simples;

- Não pretendo colocar estabilizador (nem a pau),não encontro módulo isolador com mais de 500W no mercado e não tenho dinheiro pra gastar num No-break "On-line";

- Moro no Ceará: Tensão 220 V;

- Minha internet é de fibra óptica, logo não me preocupo com a queima da orta LAN.

 

A única solução é aterrar e usar o Filtro de Linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Alceu Cunha Pires Neto

 

A solução ideal é aterramento da tomada.. Isso seria primordial, bem como, evitar de usar estabilizadores e o MIE.. Não sei como foi feita a instalação aí mas, seria passar um fio apenas, do quadro até a tomada.. 

 

Se aí, for 220V Fase + Neutro, polarizar a tomada corretamente (instalar fase e neutro nos pinos corretos), ajudaria nisso, desde que, a instalação do prédio siga as normas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por sua resposta.

 

Quanto à instalação, o quadro de energia fica fora do apartamento, segundo meu pai.

Não sei se vai ser possível resolver essa questão do aterramento. Vou chamar um técnico credenciado pela Enel aqui pra ver o que pode ser feito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Perdão pela demora (quase um ano...).

Não sei se é necessária uma resposta para fechar o tópico, mas usarei uma mesmo assim.

 

Não consegui contato com minha concessionária de energia.

Isso me fez ligar o dane-se e contratar um eletricista pela internet: a pior ideia que tive.

 

O homem sujou meu apartamento, fez um serviço porco na parede do meu quarto (eu tive que rebocar sem nunca ter tido contato com gesso na vida) e ainda me cobrou caro. Teria saído melhor se eu tivesse feito, tendo em vista que li à respeito das normas e especificações de segurança prediais, as quais não foram seguidas pelo carinha que eu contratei.

 

Depois de consertar os erros do "eletricista" e de limpar minha casa, constatei que não há mais choques. Além disso, o filtro de linha da Clamper tem-se mostrado útil ao proteger o que estava conectado. Alguns aparelhos que estavam ligados diretamente à tomada queimaram num surto de tensão, mas meu computador se manteve firme.

 

Está tudo nos conformes após o aterramento.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...