Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CI Controlador de tensão ajustável


Maamaagico

Posts recomendados

Pois então pense numa fonte entre 30 e 50W, dá para fazer inúmeras coisas. São poucos os projetos de muita potência, a não ser que pretenda iniciar com amplificadores de áudio com 100W reais de saída, o que é ensurdecedor. Se casado a mulher te expulsa, se solteiro leva uma surra da mãe.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em fontes de PC para bancada eu também estava pensando em adaptar uma. 

No caso eu iria refazer o transformador para aumentar mais a tensão de saída, já que regular os 12V seja com LM317 ou alterando a referência interna deixa a fonte meio capenga. 

No primeiro caso a faixa de tensão é pouca e no segundo se perde na corrente, já que deixa as coisas no limite. 

Esse é um projeto futuro, pois ainda tô curtindo a fonte linear de bancada que fiz no mês passado. 

Em outra oportunidade falo dessa fonte por aqui. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Eu também, sou doido pra conseguir fazer uma modificação decente em alguma fonte chaveada pra não ter que comprar uma fonte de bancada pronta.

Cheguei a conclusão que não tem solução barata pra construir uma fonte de bancada chaveada decente, o mais fácil e prático é comprar pronto mesmo, mas conseguir fazer uma parada assim, a satisfação com certeza é impagável.

Ainda não tenho conhecimento suficiente e nem instrumentos pra auxiliar na construção de algo tão complexo, só estudando aos poucos mesmo, algum dia chego lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, New Nerd disse:

Ainda não tenho conhecimento suficiente e nem instrumentos pra auxiliar na construção de algo tão complexo, só estudando aos poucos mesmo, algum dia chego lá.

O problema nem é calcular os componentes, os datasheets e as notas de aplicação te levam no colo, sem falar que alguns fabricantes desenham o circuito para você (Infineon. On Semiconductor e outros), basta inserir os parâmetros. Vai chorar na hora de fazer o indutor. Vai ficar maluco na hora de selecionar o magnético para o indutor. Além de vários formatos tb se tem inúmeros materiais. Se a seleção for ruim, o circuito até funciona, mas o indutor aquece horrores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, New Nerd disse:

Acredito que seria bom ter um osciloscópio pra ver se a coisa está indo na direção certa...

Se um mosfet rápido leva entre 6 e 40ns para comutar e for de seu desejo investigar a performance do transistor e do driver que o assiste, tente imaginar a frequencia que o osciloscópio tem que ter para essa visualização em detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, New Nerd disse:

Se eu não estivesse desempregado já teria dado um jeito de comprar um Keysight 200Mhz (meu sonho kkkkk) eu acredito que ia ser pau pra toda obra! Pelas minhas contas, acho que daria pra trabalhar bem com fontes chaveadas e entre outras coisas.

Se eu já consigo ver muita coisa com um osciloscópio de 10 MHz fabricado em 1982, imagine com um desse aí. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Maamaagico disse:

é isso que eu queria achar no youtube, se souber um canal bom sobre isso

 

O problema do YouTube é que só tem esses marreteiros aí... Muitos só querem arrancar dinheiro do Google. 


 

Agora voltando as fontes de PC, já vi que elas são o melhor caminho para uma fonte de bancada leve, potente e compacta. 

Eu já faço alguns estudos com aquelas fontes Xing ling que dizem ter 450W (mas acho que male má tem 300W) há bastante tempo. 

Percebi que a saída de 12V tem corrente próxima a 10A, pois usam uma ponte retificadora de 12A e já liguei 2 faróis de carro nela, funcionou bem por uma hora, só pra constar as lâmpadas eram de 60W. 

Algumas fontes dessas tem pontes retificadoras de 16 ou 20A na saída de 5V, então eu não testei mas imagino que possa chegar a 15A sem problemas, mas claro sem usar os 10A do 12V ao mesmo tempo. 

Essas fontes se der curto na saída desarma imediatamente, pois tem um amplificador de erro medindo a corrente. 

 

A minha intenção com uma fonte dessas seria que ela chegasse a 24V, mas para isso temos que reenrolar o trafo. Por ele ser pequeno creio que não seja difícil, ainda mais que só iria mexer no secundário. 

Se temos 12V e 5V, então temos um total de 17V divididos em dois enrolamentos, fica fácil ampliar para 24V, só diminuir a corrente já que 10 ou 15A é muita coisa. Se precisar de mais corrente podemos chegar a um consenso e deixar em 20V. 

 

A parte mais complexa seria como variar a tensão, poderia por um LM317 + transistor fica fácil. Mas eu acho que seria mais interessante alterar a referência do CI chaveador, penso que assim a fonte fica bem melhor, só precisa saber qual o máximo e o mínimo de pwm que esses CIs conseguem variar. 

Tensões fixas como 5, 9 e 12V também são importantes numa bancada, então imagino que uma segunda fonte possa ser colocada na mesma caixa com essas tensões que são originais delas. 

 

Esse post pode dar mais ideias ao amigo @Maamaagico sobre como fazer uma fonte legal sem quebrar a cabeça ou a qualquer outro que encontre isso por aí na Internet. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Maamaagico disse:

queria partir para algo que me estimulasse mais

Neste caso vais ter que estudar os princípios de fonte chaveada os quais apesar de simples, sua construção, macetes, detalhes, são complexos o que leva a ser praticamente uma especialidade de uma vida

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 às 01:38, Mestre88 disse:

Esse post pode dar mais ideias ao amigo @Maamaagico sobre como fazer uma fonte legal sem quebrar a cabeça ou a qualquer outro que encontre isso por aí na Internet. 

já tentei usar uma fontes dessa para carregar a bateria de um carro, ficou a noite toda rodando, com uma corrente boa, só que no dia seguinte a bateria estava morto, não sei se foi a tensão ou se ela diminuía a corrente, mas se souber qual foi o erro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra modificar a tensão de saída das fontes de PC precisa achar o resistor de referência, ele fica entre a saída da fonte e a entrada do CI regulador. Nem precisa do esquema da fonte que é difícil de achar, basta o datasheet deste ci. 

20 minutos atrás, Maamaagico disse:

E outra se eu pegar um trafo de 110v para 110v ou 80v 10a, o trafo seria pequeno e não teria o problema de a fonte não ser isolada, dai controlava o resto com CIs, daria certo assim?

De onde tirou a ideia que um trafo de 80V/10A é menor que um de 20V ou qualquer outra tensão próxima a isso? 

Ainda tem o fato de que é inviável controlar uma tensão CIs e transistores. Talvez com tiristor seja possível, mas aí encarece a coisa.

 

E como sempre diz a @Isadora Ferraz temos outra coincidência cronológica, no tópico abaixo o autor teve essa mesma ideia, o faller e eu explicamos porque não funciona:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bitola do fio é selecionada em função da corrente. Nas fontes chaveadas leva-se em consideração a frequência máxima do fio (efeito skin).

Exemplo: 3A em 60kHz: Consultando a tabela abaixo vemos que para essa corrente o fio indicado é o AWG 17. Ocorre que a frequência máxima para esse fio é de 13kHz. Solução: usar 7 fios AWG25 em paralelo.

tabela+de+fios+wag.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Maamaagico disse:

 

image.thumb.png.d05735e994743a363849af740acb27f0.pngeu tenho que alterar o Rt?

Não, esse aí altera a frequência do chaveamento. 

O resistor de referência vai ligado no pinos do amplificador de erro, não é nessa página do datasheet que ele aparece, procure a página onde tem o esquema de exemplo, esse é o de teste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...