Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Maamaagico

CI Controlador de tensão ajustável

Recommended Posts

Em 28/11/2017 às 14:25, Sérgio Lembo disse:

Pois então pense numa fonte entre 30 e 50W, dá para fazer inúmeras coisas. São poucos os projetos de muita potência, a não ser que pretenda iniciar com amplificadores de áudio com 100W reais de saída, o que é ensurdecedor. Se casado a mulher te expulsa, se solteiro leva uma surra da mãe.

Eu fiz uma fonte de bancada de 150W, logo vou fazer um amplificador desses pra testar. E como sempre faço, coloco uma música que a minha mãe gosta, assim ela não arranja confusão! :lol:

14 horas atrás, Maamaagico disse:

achei que por a tensão de saída ser maior, consequentemente o fio do secundário seria mais fino

No caso quando se pretende manter a potência tem toda razão, é aquela velha história onde aparelhos mais potentes se usam tensões maiores para economizar na bitola dos fios.

Aqui está o esquema correto:

imagem4.png.871ee4ffe845907fdbb0c4e31d11a143.png

O resistor a ser alterado é o R9, claro que na fonte tem outro número e valor. Deve diminuir o valor, na minha fonte eu coloquei um potenciômetro no lugar, aí só foi girar até o multímetro marcar 14V.

De quebra vai uns esquemas de fontes que tenho aqui com esse CI, veja se algum te serve:

Spoiler

atx.gif.9e693ba13fb788496c6e81f628b2be7e.gif

jnc_200-atx.gif.707f76dd025c9bd10a5da26eb7b43531.gif

KME_PM-230W.gif.5096b7ffcd55f33e51418e8b8bd16239.gif

atx_power_supply.jpg.e77efd8e98da2a80c9e917f18a9afb2b.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, as imagens que você mandou estão desfocadas, menos a primeira, de qualquer forma vou tentar adaptar, valeu

na fonte que eu tenho o pino 1, vai ligado em três resistores e um capacitor cerâmico, em qual eu coloco o potenciômetro?

Compartilhar este post

Link para o post

No resistor que Vai para o terra da fonte, se tiver dois em paralelo como acontece em algumas fontes retire os dois e coloque o potenciômetro no lugar de um deles. 

O potenciômetro deve ter o dobro de resistencia do que a medida do valor total resistor que está lá. 

adicionado 1 minuto depois

Ao ligar a fonte certifique-se de que o potenciômetro esteja na metade, se tiver no final a fonte não vai ligar. 

Compartilhar este post

Link para o post

ok

adicionado 0 minutos depois

só que ele não vai para o terra e sim para o 5v

Compartilhar este post

Link para o post

Procure direito, tem pelo menos 3 resistores. 

Um vai para o 5V, o segundo para o 12V e o terceiro para o terra. 

As vezes ele fica longe dos outros ou bem próximo do CI. 

Compartilhar este post

Link para o post

fiz o que você falou, substitui o resistor de 21k, por um potenciômetro de 50k, como a fonte não é das melhores, fui aumentando a tensão, e pum o capacitor do 12V estourou, tirei ele, botei outro, liguei aumentei a tensão de novo, pum o capacitor dos 6V estourou, tirei e como só ia usar o 12V, não coloquei capacitor nele, fui ligar a fonte de novo e o 12V estava medindo tensão de -0.06 a 0.02 no multímetro, testei no fio dos 6V , e estava normal, entre 3.3 e 12.2, só que o do 12V que eu queria mesmo, morreu nada de sair tensão da li, o que faço?

PS: os capacitores estouraram porque eles eram de tensões bem próximas aos da tensão padrão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Putz... Me esqueci dos capacitores. Foi mal, cara

Troca por capacitores de 25V, não pode deixar sem. (nem mesmo o 5V, o CI da fonte precisa dessa tensão pra regular o DutyCycle)

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Maamaagico disse:

ok, tenho apenas tensões altas, posso colocar 100V por 100uF?

No 5V pode ser, já que não vai usar. 

No 12V coloca pelo menos 470uF.

Compartilhar este post

Link para o post

botei os capacitores, mas mesmo assim continua o fio do 12V marcando entre -0.06 a 0.02, o que eu faço?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Maamaagico disse:

botei os capacitores, mas mesmo assim continua o fio do 12V marcando entre -0.06 a 0.02, o que eu faço?

Já deve ter queimado outra coisa. Teste as pontes retificadoras, veja se tem tensão da fonte STB no integrado.

Tem 5V no fio roxo?

E torça pra não ter queimado a parte chaveadora na fonte, aquilo é dor de cabeça pura pra arrumar;

Compartilhar este post

Link para o post

bem, o roxo tem 5V, a ponte retificadora grandona, que acho que vai para o 12V, estava totalmente fechado(dando contato em todas as pontas), já esse STB, não faço ideia do que seja, e mesmo assim não mudou, e os encaixes  da ponte retificadora ficam dando contato entre os as ilhas(sem a ponte lá).

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Maamaagico disse:

a ponte retificadora grandona, que acho que vai para o 12V, estava totalmente fechado(dando contato em todas as pontas)

Tirou da placa pra testar? Senão não adianta.

Esta dando contato de todos os lados que se mede?

É com o multímetro na escala do diodo que mede.

35 minutos atrás, Maamaagico disse:

já esse STB não faço ideia do que seja

É Stand By, a fontezinha menor que alimenta o circuito integrado. Mas se tem 5V no roxo, deve ter 15V no integrado, já que vem tudo do mesmo lugar.

37 minutos atrás, Maamaagico disse:

e os encaixes  da ponte retificadora ficam dando contato entre os as ilhas(sem a ponte lá).

Sim, o transformador quando está desligado é praticamente um "curto". Não deve ter mais do que 2 metros de fio enrolado nele.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Tirou da placa pra testar? Senão não adianta.

Esta dando contato de todos os lados que se mede?

É com o multímetro na escala do diodo que mede

tirei sim, só que testei na escala de resistência, continuidade

Compartilhar este post

Link para o post

Aí não dá. 

Ponta preta no meio e vermelha nas extremidades. Depois inverte. 

De um lado passa do outro não. 

Compartilhar este post

Link para o post

no pino 14, tem 5V, já no pino 12 ele possui 16V quando a fonte esta desligada(fio verde desconectado do pino preto) e quando ligada 22V mais ou menos

Compartilhar este post

Link para o post

e medi duas das pontes retificadoras, a grandona e a do meio, na grandona saia 12V, e na do meio 30V, mesmo eu mexendo no potenciômetro, essa tensão permanecia, sem alteração.

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Maamaagico disse:

no pino 14, tem 5V, já no pino 12 ele possui 16V quando a fonte esta desligada(fio verde desconectado do pino preto) e quando ligada 22V mais ou menos

Tá certo. 

2 horas atrás, Maamaagico disse:

e medi duas das pontes retificadoras, a grandona e a do meio, na grandona saia 12V, e na do meio 30V, mesmo eu mexendo no potenciômetro, essa tensão permanecia, sem alteração.

Não entendi. 

Como assim 30V, não era pra sair 12 ou 14? 

Compartilhar este post

Link para o post

bem na ponte grande saia, 12V independente da posição do potenciômetro, e mesma coisa com a ponte do meio 30V independente da posição do potenciômetro. 

Compartilhar este post

Link para o post

No caso onde está saindo 12V antes saía 5V e onde tem 30V saía 12V? 

De quanto é o potenciômetro que colocou? 

Eu+Quero+Imagens+%2528Datena%2529.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

isso, potenciômetro de 50k

adicionado 0 minutos depois

de tarde consigo a foto, dai eu posto aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Ou não colocou o potenciômetro no lugar certo, ele pode estar com defeito ou então tem outro resistor que deve ser retirado e que está atrapalhando. 

Quando for tirar a foto tire uma de cada lado da placa. 

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que ta, antes do capacitor dos 5v estourar a fonte estava ótima e o potenciômetro regulando entre 3,3v e 16v( isso no 12V, e as voltagens eram mais ou menos essas)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais