Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar Ou NÃo Usar Filtros De Linha Telefônica?


Posts recomendados

Olá.

Já testei vários modelos de filtros de linha para ver se melhorava a estabilidade da minha conexão e nada! Um dia um tecnico da empresa de telefonia fixa da minha cidade (Telefonica S/A) me disse que filtro de linha era tudo balela! Não servia para nada (pois num caso de raio ele não potege aparelhos ligados na linha) e ainda prejudica a linha telefonica.

O que você me diz? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que protege sim, se você não tiver ai que vai queimar....tudo que você tiver para proteção e´valido, melhor com proteção do que sem....

Certa vez um raio danificou meu aparelho de telefone sem fio e o telefone da extensão, não tinham proteção se tivesse não teria danificado.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Conflict_tnt@29 ago 2004, 01:30

eu não acredito muito nesses filtros para telefone e muito menos em estabilizadores.

aconselho a desligar o fio do telefone da linha, você terá 100% de certeza que seu modem não ira queimar se cair um raio.

Eu também acho que esses filtros não suportam, caso caia um raio.

:bandeira:

Olá. Você não me entendeu... a questão em sí não é nem se protege ou não.... é mais se o filtro de linha FILTRA RUÍDOS NA LINHA ou NÃO...

ELE PODE MELHORAR A CONEXÃO... EM RELAÇÃO À VELOCIDADE x ESTABILIDADE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de linha é só para proteção....

discordando...

filtro de linha como o nome diz é p/ filtrar a linha de freqüências q vão a trapalhar o sinal d voz.

um bom exemplo disso é q quem tem ADSL praticamente não consegue usar o telefone sem filtro, fica um chiado infernal e tu num escuta nada...

ai tu vai coloca o filtro e o chiado acaba.

é p/ isso q serve o filtro.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico interessante... Mas até onde sei, este tipo de filtro de linha telefônica que está sendo mencionado, realmente é para proteção contra descargas elétricas. Não confundir com aqueles filtros colocados em intalações ADSL, pois aquele são para possibilitar a conversação de um terminal, no mesmo instante da em que você está usando a net. Isso eu tenho certeza, pois esses filtros que, geralmente, vem junto com estabilizadores/filtros de linha, para linha telefônica não possuem propriedades de filtros "Passa Alta/Baixa/Faixa", como aqueles usados normalmente para filtrar frequências.

Agora, algo que não tenho tanta certeza é no caso da proteção contra descargas atmosféricas. A força elétrica de um raio é na ordem dos kV. Então levando-se em consideração a queda de um raio na rede telefônica, e este sendo encaminhado até seu terminal, não sei se há uma proteção, a nível doméstico realmente eficaz. Até mesmo porque a bitola da fiação telefônica é muito estreita, então nem sei se isso seria 100% possível, sem o raio ir fritando toda a fiação pelo caminho.

E vale lembrar uma coisa vital! Nenhuma dessas proteções funcionam bem, sem um bom aterramento. porque se não estiver aterrado, para onde vai essa carga de fuga?

E tb, putz, haja azar de um raio vir pelo seu par telefônico!

:-BEER

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade Blowzis, mas vale um protetor do que nada...tudo é valido mas se você coloca um protetor desse pode torrar toda a fiação mas antes do aparelho os pretetores interrompe esta cadeia com sua auto destruição.....

Vale lembrar que tem no mercado varios protetores eficientes e caros a base de gás, uma vez li isto mas não recordo muito bem para dar mais detalhes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUOTE (Conflict_tnt @ 29 ago 2004, 01:30)

eu não acredito muito nesses filtros para telefone e muito menos em estabilizadores.

aconselho a desligar o fio do telefone da linha, você terá 100% de certeza que seu modem não ira queimar se cair um raio.

Eu também acho que esses filtros não suportam, caso caia um raio.

 

Olá. Você não me entendeu... a questão em sí não é nem se protege ou não.... é mais se o filtro de linha FILTRA RUÍDOS NA LINHA ou NÃO...

ELE PODE MELHORAR A CONEXÃO... EM RELAÇÃO À VELOCIDADE x ESTABILIDADE?

se você tiver falando dos filtros que se usa para proteger contra descargas elétricas, eles não melhoram em nada os ruídos da linha telefonica. só "protegem" os aparelhos ligados a linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí galera tive lendo a parada ......to vendo q surgiu uma confusao..

Eu vou seguir referente ao topico...

O microfiltro de linha para ADSL tem como funcao de separar as freqüências da voz e dos dados.

Com isso o telefone fica limpo para fazer chamadas..........pois usando o microfiltro você não ouvira ruidos......

Esse tecnico aí ta muito por fora cara....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por #ardD1e@19 set 2004, 20:40

aí galera tive lendo a parada ......to vendo q surgiu uma confusao..

Eu vou seguir referente ao topico...

O microfiltro de linha para ADSL tem como funcao de separar as freqüências da voz e dos dados.

Com isso o telefone fica limpo para fazer chamadas..........pois usando o microfiltro você não ouvira ruidos......

Esse tecnico aí ta muito por fora cara....

Este micro-filtro pode ser utilizado em conexões dial-up 56K ???

Eles podem melhorar a velocidade da conexão ou a estabilidade ao menos?

Onde os encontro?

Abraços. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Imagino que deve proteger sim, mas a única coisa que posso dizer com certeza é que se você estivdr usando o serviço de ADSL prestado pelas companhias telefônicas você tem que usar o filtro em todos os pontos onde hajam aparelhos na sua casa, porque senão fica um barulho só, impossível de fazer alguma ligação, então, pelo menos nesse aspecto o filtro funciona sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtros de lina e terras eletronicos, que muita gente diz ser um lixo, funcionam SIM!

ex:

aqui em casa nunca queimou um Modem nem nada.

no meu vizinho que não tem nada disso, já perdeu 3 modems e 1 fonte. E olha que ele nem conecta quando chove, como eu faço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _Beowulf_@12 out 2004, 15:57

Esse filtros de lina e terras eletronicos, que muita gente diz ser um lixo, funcionam SIM!

ex:

aqui em casa nunca queimou um Modem nem nada.

no meu vizinho que não tem nada disso, já perdeu 3 modems e 1 fonte. E olha que ele nem conecta quando chove, como eu faço...

Eu também conecto mesmo em dias de chuva e nunca (nunca mesmo!!!) aconteceu de queimar um modem ou qualquer peça do meu computador decorrente de descargas elétricas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aff....

filtro é pra FILTRAR interferências, meu povo....

se a sua linha num ta sofrendo qualquer tp de interferencia, como de rádio e tal num precisa colcoar... só presta pra isso e é muito bom sim!

Já pra filtrar raio, tem os aparelhos q se encotram exatamente para isso. Mas eu prefiriria tirar o cabo do modem do q ter q pagar por mais um aparelho

Ah!!! Alguns modems já vêm com filtro!!!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, protegeu sim. O filtro tem aquele led de status e um fusível externo para facilitar a troca, caso seja necessário. Em um certo dia chuvoso aqui em casa, a energia elétrica caiu e fui verificar o filtro(meu telefone e o modem estavam inoperantes) e o fusível havia queimado. Somente troquei o fusível e tudo voltou a funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ISO9K@06 set 2004, 02:15

ADSL é linha discada???????

Pelo que eu saiba linha discada filtro serve para separar descargas de tensão de rede na linha telefonica....não deixa de ser um filtro de proteção apenas....

ADSL TELEMAR - VELOX - Mesmo par de fios metalicos compartilhados com o sinal da telefonia discada - VOZ - da telemar... Sem o filtro q é entregue com o modem ADSL, aparelhos sem fio tem muito chiado, alem de alguns telefones de baixa qualidade (geralmente comprados em camelôs), por causa da interferencia da portadora do ADSL, q trafega pelo mesmo par de fios metálicos... Neste caso, o filtro telefonico ADSL é mais q necessário, pois um telefone em mau funcionamento pode até atrapalhar o sinal do modem ADSL e derrubar a conexão com a internet...

Abraços,

Brum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mautaira@19 out 2004, 09:52

No meu caso, protegeu sim. O filtro tem aquele led de status e um fusível externo para facilitar a troca, caso seja necessário. Em um certo dia chuvoso aqui em casa, a energia elétrica caiu e fui verificar o filtro(meu telefone e o modem estavam inoperantes) e o fusível havia queimado. Somente troquei o fusível e tudo voltou a funcionar.

nesse caso ele protege sim!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mautaira@19 out 2004, 09:52

No meu caso, protegeu sim. O filtro tem aquele led de status e um fusível externo para facilitar a troca, caso seja necessário. Em um certo dia chuvoso aqui em casa, a energia elétrica caiu e fui verificar o filtro(meu telefone e o modem estavam inoperantes) e o fusível havia queimado. Somente troquei o fusível e tudo voltou a funcionar.

Olá.

Amigo, você poderia nos especificar qual a MARCA e MODELO do seu filtro?

Ah, se possível, onde comprou e quanto pagou também.

Abraços. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtros de Linha como já diz o nome servem pra filtrar possiveis ruidos e interferencias da rede. Ele funciona como um filtro passa faixa, ou seja, tudo q for alem ou abaixo da freqüência da linha telefonica (não me lembro ao certo essa freqüência) ele "bloqueia". A maior parte desses filtros tb servem pra protegerem aparelhos ligados a rede, principalmente aparelhos + sensiveis como modem ou telefones com fax. Eu por exemplo já perdi um modem por descarga eletrica na linha telefonica num dia chuvoso, nesse caso estava sem o filtro. Agora a pouco tempo atras queimei um desses filtros tb num dia chuvoso, + graças a ele o modem saiu "vivo". :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...