Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar Ou NÃo Usar Filtros De Linha Telefônica?


Posts recomendados

Vamos lá:

1. a rede telefonica tem ruido sim.

2. existem filtros e "filtros".

3. o filtro da apc por exemplo é homologado por entidades internacionais, vide selo

4. o que tem dentro deste apc? capacitores, resistores, fusivel e dois dispositivos que ceifam ruidos montados no sinal acima do suportavel pela aplicação como se fosse um zener.

5. alguns possuem o centelhador a gás, que por experiencia propria deixou queimar dois modens, não eram usrobotics...

6. contra raio não há proteção. a energia envolvida é tamanha e de tal forma aleatoria que nenhum dispositivo tem eficacia. Retire da rede telefonica, é mais barato. Se te disserem o contrario, peça que te reembolsem em caso de falha.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por uBira@05 nov 2004, 09:03

... o que tem dentro deste apc? capacitores, resistores, fusivel e dois dispositivos que ceifam ruidos montados no sinal acima do suportavel pela aplicação como se fosse um zener...

Onde eu acho um destes filtros a venda?

Qual o site do fabricante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _Beowulf_@12 out 2004, 16:43

Esse filtros de lina e terras eletronicos, que muita gente diz ser um lixo, funcionam SIM!

ex:

aqui em casa nunca queimou um Modem nem nada.

no meu vizinho que não tem nada disso, já perdeu 3 modems e 1 fonte. E olha que ele nem conecta quando chove, como eu faço...

eles não tem base cientifica e são pura enganação tipo abshaper...

eu abri um e nada mais nada menos eram dois indutores com núcleo de ar e dois capacitores ceramicos ordinarios em configuração PI...e muita resina...eu tenho solvente especial para retirar a resina..voila...lixo! :blink:

Raio não tem proteção, cada instalação tem sua peculiariedade...

Ex: caiu um raio no para-raio do predio, foi interfone, comando do portão, elevador, do predio da frente inclusive...tudo protegido, com laudo e aterramento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

E ai galera, existem sim filtros de linha tanto para interferencia e ruidos na linha telefonica quanto para descarga eletrica e tambem tem filtros para melhorar a coneccao de linha discada.

Para interferencia, ruidos e discarga tem nos depositos de materiais de construcao, eu aconselho procurar em depositos grandes pela variedade, se voce for em um deposito pequeno o que tiver tentarao empurrar funcionando ou não para os devidos fins, ja para melhorar a coneccao em rede discada irei me informar de onde conseguir, pois onde eu trabalho tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Constrator@23 out 2004, 14:12

Olá.

Amigo, você poderia nos especificar qual a MARCA e MODELO do seu filtro?

Ah, se possível, onde comprou e quanto pagou também.

Abraços. :joia:

Desculpa pela demora na resposta...

Não me lembro da marca. Só sei que comprei em dessas lojas de peças elétricas. Vá em qualquer uma e peça ao vendedor que ele saberá te informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao esquema dos "raios" na linha telefônica o que geralmente ocorre são os chamados "surtos" na linha que nada mais são do que variações bruscas na tensão e na corrente da corrente elétrica da linha telefônica.

Sim! Engana-se quem acha que linha telefônica não passa energia! A tensão é quase tão alta quanto à de uma tomada comum: 75V em "stand-by" e entre 90 a 100V quando está chamando. Aí perguntam porque quando a luz acaba o telefone continua funcionando? :muro: Óbvio: as telefônicas possuem seus geradores independentes das companhias de luz... Por causa dessa energia que passa no fio não é muito recomendável ficar colocando os dedinhos na linha não... Principalmente se estiver com a mão molhada... Vai tomar choque mesmo. Quem quiser comprovar é só botar um multímetro na linha e ver o ponteirinho pulando pra 75V. hehehe

Bom, voltando ao assunto, esses surtos ocorrem devido às descargas atmosféricas que geram grandes campos eletromagnéticos. Em lugares muito altos ou sem proteção nos postes contra raios. O problema é mais comum. Lá em casa eu perdi a conta de quantos modens já se foram... Cair raio propriamente dizendo, na linha é muiiiitoooo improvável. Acontece sim! Mas é muito mais raro que os surtos devido a "piques" de tensão.

Modems são equipamentos muito sensíveis e não suportam trabalhar num nível de tensão muito maior do que aquele estipulado pelo fabricante. E o Brasil é um país privilegiado pra cair raio. É o país onde mais cai raio no mundo! hehehe Eu tenho o privilégio de morar no triângulo das bermudas dos raios que é Minas Gerais. Segundo dados da CEMIG, em Minas Gerais é o lugar que cai a maior quantidade de raios e os raios de maior potência já registrados no mundo.

Então por isso todo cuidado é pouco. Existem protetores eficientes contra surtos sim! Vejam no site da TESLA KASCHER www.kascher.com.br

Existem protetores de vários estágios combinados de centelhador a gás, com transorb e varistores multiplos. São vários níveis de proteção: se o surto ultrapassar o nível do primeiro estágio, ele passa pelo segundo e assim sucessivamente até que a corrente excessiva seja eliminada pelo TERRA. O aterramento correto e eficiente neste caso é imprescindível para que a corrente tenha pra onde escoar. Eficiente leia-se ABNT!

Lógico que não existe 100% de garantia contra uma força da natureza tão poderosa! Mas acho que esses protetores ajudam por exemplo: se você estiver navegando na boa e não perceber que se aproxima uma tempestade elétrica (só de raios sem chuva), pode ser que caia alguns relâmpagos antes de você se dar conta, esse meio tempo pode ser fatal pro seu modem... E uma proteção a mais pode ajudar a segurar esses primeiros raios que você não vê antes de puxar o fio da tomada telefônica.

Bem... é o que eu acho! Agora quanto àqueles protetores comuns de 10 reais que vendem em supermercados... hahahaha fujam disso... É pura embromação. Pra uma proteção realmente efetiva tecnologia é envolvida gerando um custo maior. Um protetor de múltiplos estágios da TESLA não sai por menos de R$ 80,00 mas acho que vale como uma proteção A MAIS, não como a resolução total e completa do problema.

Puxar o fio da tomada é o 100% garantido mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

No dia 9 de janeiro proximo de minha casa deve ter caido um raio bem proximo, por que ouve um trovão ensurdecedor, minutos antes eu estava na net, como tava chovendo desliguei o Pc...mas tudo continuou na tomada normalmente.

Quando passou a chuva liguei o pc e quando fui conecta na Net, como tenho aquela tomada de proteção de Fax modem notei que o Modem discava normalmente mas não acendia o Led do pretetor.

Abri o pretetor e testei o leds que eram dois os mesmos estavam queimados.....agora fico imaginando se não tivessem os leds, o meu modem tinha ido pro espaço......Troquei os mesmo e o protetor está perfeito.......

Conclusão qualquer tipo de proteção é valido............

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá pessoal...

É com muita alegria que venho comunicar que o meu antigo filtro de linha, da Leadership funcionou!!!

Deu um trovão daqueles (precedido por um baita raio) e adivinhem! Queimou o filtro de linha e meu Modem ficou salvo!!! Graças ao filtro meu U.S. Robotics 5686-03, meu xodó, tá intacto!

Gente, não acho mais o mesmo filtro a venda...

Alguém aí sabe algum filtro, para proteção e/ou eliminação de interferências, bom a venda? Sabem alguma marca ou modelo de um bom filtro???

Recentemente comprei na LeroyMerlin um tal de AKT que é um lixo! Não dá nem pra usar a internet com esse lixo!

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom meu caso foi o seguinte, cancelei o plano speedy 350 e retornei pra velha conexão deiscada. Como havia uma marcenaria em frente de casa, o motor de uma máquina de cortar maderias causava ruído na linha, ocasionando a queda da conexão. Então lembrei do filtro de linha que usava no adsl. Puz lá pra ver no que dava. O resultado é que o filtro de linha adsl tirou o ruído causado pelo funcionamento do motor da marcenaria. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece haver três questões:

1- Filtro ADSL

2- Proteção para descargas electricas/atmosféricas

3- Filtro para melhorar ligação à internet por uma linha normal

Quanto ao 1º ponto parece estar esclarecido; o filtro ADSL serve para poder usar o telefone numa linha telefonica com ADSL.

No segundo, são vários os factores a ter em conta; Imaginem um raio partir uma parede duma casa! Haverá proteção para tal potência?

De todo o modo, quanto melhor estiver protegido o equipamento melhor. O que normalmente acontece é que não compensa gastar numa proteção um valor 3 ou 4 vezes superior ao equipamento a proteger. Ninguém está protegido a 100%, mas é sempre bom ter uma boa terra, ( as caracteristicas do solo e a secção do fio terra têm mt importância) e depois a qualidade dos descarregadores, fusiveis, etc.

Quanto ao 3º ponto, o melhor será ter uma linha telefónica com qualidade e claro o próprio pc juntamente com o modem. Filtros para este caso não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá...

Graças a Ineficiência do filtro de linha "FORCE LINE",

meu modem U.S. Robotics 56K Externo (5686-03) queimou!!!

Esse filtro é um lixo... caiu um raio aqui perto de casa (no pára-raios de um prédio próximo) e o meu modem queimou... e o filtro nada fez!

Não comprem nada FORCE LINE!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bravo: Po que confusão!

Para proteger de raios inventaram para telefonia fusíveis!

Esse fusíveis também são chamados de centelhadores!

Aqui ó https://www.clubedohardware.com.br/artigos/95

Na operadora existe esses fusiveis por que é lógico que se o raio cair na cabeça do maldito fio ele vai pra tudo quanto é lado. Do lado do assinante não tem então devemos nos ligar!

Contra raio nada proteje 100%, então o correto é abrir o circuito. Tirar o cabinho da tomadinha quando o raiozinho começar a piscar.

Agora filtro eu acredito que serve para filtrar, selecionar (se não tivese seletividade não seria filtro), permitir passagem de frequências desejadas e bloquear algumas componentes da frequência não desejadas (ruidos).

Para você escolher um filtro pra bloquear um ruido, você tem que saber que tipo de ruído que é, e qual a fonte do ruído. Existe alguns tipos de ruídos a considerar.

Vou falar de dois, como ruido térmico que é causado devido ao movimento térmico dos elétrons e está sempre presente nos meios de comunicações, sendo proporcional a banda passante e à temperatura. :tantan:

O outro é o ruido impulsivo, que são repentinos e podem ter causas diversas como descargas atmosféricas, explosões solares, ignições de automóveis, linhas de transmissão elétrica, proximidade a motores elétricos, reatores de lâmpadas fluorescente... :ahh:

Existem também interferências eletromagnéticas que quando o cabinho metalico é percorrido por corrente elétrica ele absorve ondas eletromagnéticas (se torna uma antena).

A interferência eletromagnetica gera sinais indesejados nos dispositivos, equipamentos e sistemas.

Quando adiquirirmos um equipamento devemos estar atento à compatibilidade eletromagnetica dele, que é a habilidade do determinado equipamento funcionar corretamente dentro de um ambiente com ondas eletromagnéticas.

Os cabos obsorvem ruidos. Filtros contra raio não servem para proteger contra o raio mas para proteger da interferencia causada pelo abençoado. Assim como os filtros de linha...

É difícil... Melhorar conexão... Depende... O que ta gerando o ruido?

A faixa de freqüência de voz varia de 20Hz à 20KHz. Se tiver um ruido dentro desse espectro de voz e você colocar um filtro para evitar esse ruido, voce estara matando algumas componentes da voz e a qualidade da conversa de voz ficara prejudicada.

E também os filtros podem mexer no casamento de impedancias... e ai... fica difícil melhorar alguma coisa... Ai ficara aquele efeito como se estivesse numa sala enorme ou numa caverna (reverb, hall) ou eco e atraso (delay).

Para a conexao é bom verificar a quantidade de emendas do cabo e também verificar se a linha não esta com baixa isolação. Essa baixa isolação é um termo utilizado pelos tecnicos de comutação das operadoras...

A baixa isolação faz com que muito mais freqüências sao absorvidas pelo cabinho e pode ser que derrube sua conexao, gere tom de desligamento, curto circuitos e o mais legal: Ouvir o que os outros clientes falam e algumas radios AM.

Da uma ligadinha à eles e diga que esta com interferencia na linha e ouvindo radio AM. Eles ficam de cabelo em pé quando isso acontece. :D

Po sei lá... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

O que o Miguel Gustavo comentou está certíssimo, sobre os ruídos existem inúmeras fontes que podem gerar estes, que com certeza vão atrapalhar a comunicação, principalmente de dados, pois estes ruídos ou interferências são péssimos, pois deterioram o entendimento dos dados entre os equipamentos, contribuindo em muito para baixar a velocidade de conexão, e em certos momentos deixando esta até impraticavel, muitos podem notar essa interferência até na velocidade de conexão, pois dependendo do caminho que o sistema de telefonia utilizar em cada conexão, esta pode variar a qualidade, ficando mais ou menos eficiente, pois a cada ligação telefônica, dependendo da localidade, o caminho percorrido pelos dados podem variar, portanto uma boa instalação dos cabos telefônicos desde a Central até nossa residência é de suma importância, e vai depender também do nº de emendas do cabo, da bitola desse cabo, das caixas de passagem, dos filtros utilizados nesse percurso e da distância percorrida entre os pontos.

Vale lembrar que as Prestadoras de telefônia tem obrigação de entregarem um sinal de boa qualidade e com o menor ruído possível, dá trabalho mas vale a pena reclamar, elas vão tentar postergar a melhoria dos serviços ao máximo, mas é nosso direito e obrigação destas, vejam as especificações no site da ANATEL.

Sobre o filtros de linha a grande maioria são passíveis, isso é podem até bloquear alguma frequência indesejada, mas contribuem também para diminuir um pouco mais o sinal telefônico, existem sim filtros de boa qualidade e ativos, como comentado pelo Semmerket, que podem auxiliar na qualidade do sinal.

Quanto à proteção contra Raios (descargas atmosféricas), aí a coisa pega, existem vários tipos de proteção, desde simples fusíveis, leds, varistores, diodos, etc, até equipamentos mais elaborados e sofisticados como os Centelhadores à Gás e outros, mas todos tem sua eficiência muito questionáveis, pois nesse fator entra uma variável difícil de se dimensionar, que é a intensidade e duração do próprio Raio...

Só para vocês terem uma ideia do que pode ocorrer: Em minha residência, (que fica em um bairro de Chácaras, distante 17 Km da Central telefônica) possuo uma linha telefônica convencional (por cabos metálicos), com um cabo independente que vai do poste de entrada até uma caixa de conexão dentro de uma sala onde tenho tres computadores interligados em rede, nessa caixa de conexão telefônica, possuo um dispositivo duplo de centelhadores à gás, um conjunto de varistores com capacitores, dois fusíveis (um para cada condutor), um conjunto de diodos e leds, e mais um relé que só interliga o cabo telefônico ao computador quando este está ligado, e um sistema de aterramento dos computadores e das proteções eficiente e bem dimensionado.

Aparentemente uma proteção excelente, sem falhas, com vários estágios de proteção e que me custou aproximadamente R$ 300,00.

Porém, (sempre pode existir esse Porém), em 14/10/2005 por volta das 17:00 Hs, liguei o computador Principal para acessar a Internet, e em quanto o sistema partia fui até a cozinha que fica ao lado tomar uma água, quando uns 5 minutos após saiu um clarão e um estrondo pela porta, e após alguns segundos escutamos o estrondo do trovão, fomos até a sala dos computadores para vermos o que havia ocorrido; Resumo, queimaram algumas proteções, (fusíveis, leds e diodos), porém não foram talvez rápidos ou sensíveis o suficiente, pois o estrago continuou; ao abrirmos os PCs foi uma surpresa, Resumo PC1= queimaram modem, placa de captura de imagem, placa mãe, processador, fonte, e gravador de CDs, (escaparam a geforce, as memórias e o HD). Hub de 8 saídas = queimada. PC2= queimaram, placa de rede, modem, placa mãe, processador, fonte, Combo e até um Scanner externo ligado à porta paralela.

Portanto a proteção não foi suficiente e nem eficiente para o nível de descarga que originada por um raio que caiu nas proximidades da Central telefônica, veio pela linha telefônica, passou parte desta pelas proteções, entrou pelo modem do PC1 saiu pelo cabo de rede, passou pelo Hub, entrou pela placa de rede do PC2 e estourou vários componentes, literalmente carbonizando várias partes do PC, Há o PC3 ficou ileso, pois estava desconectado da rede pois estava passando por uma manutenção interna... e ficamos dois dias sem telefone até a prestadora consertar nossa linha.

A unica proteção que nos salvou de um prejuízo maior foi o Seguro, que nos ressarcio em R$ 2.700,00 pelo estrago que o Raio fez, portanto façam como vários comentaram; deixem sempre que possível os cabos desconectados e se protejam o mais que puderem, mas fiquem cientes que não existe proteção 100% eficiente, abraços e até mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só uma dúvida simples... Pra que usar filtro contra ruidos em 56k ou seja qual for a conexão? Vai melhorar quanto a velocidade? 0,00000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001bps?

Talvez menos... Se você quer melhorar a conexão utilize ADSL, se quiser turbinar use Cabo... simples XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Esse filtro que eu uso é só por causa do meu telefone mesmo , porque ele tem a entrada do modem e a do telefone , ele tem vida util de 6 meses , ja passo do tempo tenho que troca e isso interfere na velocidade porque quando eu tiro o filtro a internet vai de boua com o filtro ela fica lenta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

discordando...

filtro de linha como o nome diz é p/ filtrar a linha de freqüências q vão a trapalhar o sinal d voz.

um bom exemplo disso é q quem tem ADSL praticamente não consegue usar o telefone sem filtro, fica um chiado infernal e tu num escuta nada...

ai tu vai coloca o filtro e o chiado acaba.

é p/ isso q serve o filtro.

valeu

EXATAMENTE!

Filtro de linha não é pra proteger seu telefone em caso de raio, pra isso existem no-breaks com entrada para linha telefônica.

O filtro de linha é pra retirar o ruído causado pelo Modem adsl.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você tiver falando dos filtros que se usa para proteger contra descargas elétricas, eles não melhoram em nada os ruídos da linha telefonica. só "protegem" os aparelhos ligados a linha.

Estava acompanhando o tema e vou relatar e o já passei.

Sou técnico em microcomputadores e em alguns casos faço visitas a domicilio, para reparar e instalar sistemas de internet.

Em alguns domicílios estes filtros não fizeram a minima diferença e em outros casos quando estava sem os filtros o cliente atendia o telefone caia a

conexão.

Reparei que depende muito de como está a sua rede, isto desde da prestadora até a sua casa.

De qualquer forma em 90% dos trabalhos que executei fez total diferença.

Devo lembrar que se sua linha telefônica continua gerando ruido mesmo com um

bom telefone, pode ser que ela esteja com zinabre na conexões dentro do domicilio e fora neste caso nos postes.

Esta interferência influencia a qualidade da internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...