Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Geração Pascal ou esperar a Geração Volta ? ( Placas de vídeo - Nvidia)


Posts recomendados

Boa tarde, desde já gostaria de agradecer a atenção e ajuda de vocês. Estou na duvida sobre qual placa de vídeo comprar, já que estamos vivendo os últimos tempos da geração de placas de vídeo Pascal (Geração GTX 1000), pois de acordo com o Roadmap da Nvidia, as novas placas de vídeo da próxima geração denominadas Volta, serão lançadas provavelmente entre Setembro e Novembro de 2018, mesmo  sabendo que CEO da Nvidia Jensen Huang disse que geração Volta vão demorar para chegar já que : "As Pascal são imbatíveis". Segue a seguir o Roadmap da Nvidia:RoadmapNvidia.thumb.png.9d78a82a79ec972b6ecc7dbfe03f9b6a.png

No entanto nesse ponto fica minha duvida sobre qual placa de vídeo da atual geração (Pascal) comprar, tendo em vista o lançamento próximo da geração Volta. Vale destacar alguns detalhes sobre desempenho equivalente ou próximo das placas atuais sobre a geração passada, como segue a seguir:

Placas de vídeo (Nvidia x Geração passada) com desempenho equivalente ou parecido:
GTX 1060 6GB =  GTX 980
GTX 1070 8GB=   GTX 980 TI
GTX 1080 8GB=   GTX 2060
GTX 1080 TI 11GB= GTX 2070

Como citado acima, podemos perceber que quem compra hoje uma GTX 1080 8GB (Pascal) terá um desempenho equivalente a uma GTX 2060 ( Volta), podemos ver bem claro esse exemplos em testes de Benchmark de outras placas de vídeo como o exemplo a seguir GTX 980TI 6GB VS GTX 1070 8GB  :
 



Em outras palavras, esse teste serve para os outros modelos de placas de vídeo também como citado acima em relação a desempenho.

Minha grande duvida é que o novo padrão PCI express 4.0 será lançado em 2017 ou 2018, sendo assim as novas placas de vídeo da geração VOLTA poderão adotar esse novo padrão, e quem não tiver placa-mãe com esse tipo de PCI express 4.0 não poderá desfrutar da geração VOLTA, pela incompatibilidade com a atual PCI express 3.0. Será que isso irá acontecer ? o que vocês acham ?

Por isso estou com muita duvida sobre qual placa de vídeo comprar da atual geração. Estava pesando em comprar uma GTX 1060 6GB caso a nova geração VOLTA seja compatível com  com a atual PCI express 3.0, dessa forma não gastaria tanto dinheiro e quando a nova geração VOLTA  fosse lançada, compraria as novas placas de vídeo, caso contrario compraria uma GTX 1080 TI 11GB, pois a mesma teria um desempenho equivalente a uma GTX 2070 ( VOLTA) e não teria a necessidade de comprar uma nova placa-mãe que fosse compatível com PCI express 4.0.

 Em meu raciocínio, não vale a pena comprar  uma GTX 1080 TI quase no final de uma geração de placas de vídeo e pagar valores de R$3.500 - R$4.500, sendo que com esse valor, compraria uma GTX 2080 (VOLTA) que irá trazer novas tecnologias e afins. A mesma ideia vale para as outras placas de vídeo, como por exemplo a GTX 1080, que atualmente está no valor de R$ 2.600 - R$2.999 ( valor sucessivo a alterações para mais ou menos, dependendo da cotação do Dolar e sites de compra ) ou seja, você teoricamente estaria pagando esse valor em uma GTX 2060, sendo que com esse valor você poderia estar comprando uma GTX 2070 ( VOLTA).

Portanto esses foram as minhas duvidas e pontos que gostaria de ressaltar sobre qual placa de vídeo comprar, sendo que a grande variante ou o fator determinante da escolha de placa de vídeo da atual geração( PASCAL)  que estou querendo comprar, seria se a geração VOLTA seria compatível com a atual atual PCI express 3.0, já que o novo padrão PCI express 4.0 será lançado em 2017 ou 2018. 

Qual é a opinião de vocês a respeito dos assuntos abordados acima ? o que fazer ? Qual placa de vídeo comprar ?


******Segue a seguir as configurações do meu SETUP*******

-
Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 ATX Z370 AORUS GAMING 5 DDR4
-Processador Intel Core i7-8700k Coffee Lake 8a Geração, Cache 12MB, 3.7GHz (4.7GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel UHD Graphics 630
-WaterCooler Corsair H115i Hydro Series 140mm 
-Memória Corsair Vengeance LED 32GB (2x16GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Red
-HD WD SATA 3,5´ Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s 
-Fonte Corsair 850W 80 Plus Gold Semi Modular TX850M
-Gabinete Corsair 760T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David Costa

 

Eu não me surpreenderia se Volta ficasse pra 2019, já que a Vega da AMD, não surtiu o efeito desejado.. Aí, quando lançarem as placas Volta, e começarem os rumores sobre a próxima geração, o círculo começa de novo..

 

Sobre o PCI-Express 4.0, acho difícil essa incompatibilidade.. Já são 3 gerações do slot lançados, todas compatíveis entre si, e as placas de vídeo atuais, mal usam a banda disponível da primeira geração..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, David Costa disse:

Minha grande duvida é que o novo padrão PCI express 4.0 será lançado em 2017 ou 2018, sendo assim as novas placas de vídeo da geração VOLTA poderão adotar esse novo padrão, e quem não tiver placa-mãe com esse tipo de PCI express 4.0 não poderá desfrutar da geração VOLTA, pela incompatibilidade com a atual PCI express 3.0. Será que isso irá acontecer ? o que vocês acham ?

As versões são retro compatíveis, você pode usar uma GPU 4.0 com uma placa-mãe 1.0 e vice versa, vai funcionar sem nenhum problema.

 

51 minutos atrás, David Costa disse:

Qual é a opinião de vocês a respeito dos assuntos abordados acima ? o que fazer ? Qual placa de vídeo comprar ?

Depende do seu monitor. Se for um 1080p144hz, pegue uma Gtx 1070ti ou 1080, ou até mesmo a 1080ti. Se for um 1080p60, pegue a 1070 / 1060 6gb e use o resto do dinheiro para comprar um monitor melhor. E se for um 1440p ou melhor, vá na 1080ti direto.

 

 

Não adianta esperar por Volta, ainda está muito longe. Pegue a melhor placa que puder agora e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Com certeza, desta forma, podemos perceber a importância da existência de concorrentes. Sempre no final quem vence é o consumidor, espero que a geração Volta tenha seu lançamento como planejado no ano 2018, mais se sair em 2019, de ambas as formas, teremos placas de alta desempenho e a AMD ira correr atrás para elevar o poder das suas placas de vídeo, assim teremos um mercado com preços mais competitivos e tecnologias mais avançadas, foi o que aconteceu com os Ryzen, a Intel lançou os processadores Coffee Lake para novamente entrar em plena concorrência com a AMD, já que a mesma sempre ficava nos 4/4. 

Muito obrigado, essa era minha duvida principal, acreditava que esse detalhe me faria comprar a placa de vídeo mais cara, para poder aproveitar a minha placa-mãe com PCI-Express 3.0, desta forma provavelmente comprarei uma GTX 1080 8GB, que tem um bom desempenho em varias tarefas. Desde já agradeço por esclarecer as minhas duvidas e me ajudar a fazer a escolha certa, obrigado mesmo.Obrigado! Sucesso!

adicionado 2 minutos depois

 

@Imakuni Essa era a minha duvida principal quanto ao quesito sobre qual placa de vídeo comprar, já que pensava que as placas mães com PCI-Express 3.0 seriam totalmente incompatíveis com GPU's 4.0, desta forma teria que comprar outra placa-mãe e processador caso fosse lançado outro Socket com o PCI-Express 4.0. Obrigado mesmo, sua resposta foi um divisor de águas.

Meu monitor é 1080p/60 hz, porém pretendo comprar um monitor 1080p/144hz, portanto comprarei mesmo uma GTX 1080, desta forma poderia desfrutar dos 144hz, caso contrario não faz sentido comprar um monitor 144hz se não posso aproveitá-lo. Muito obrigado mesmo pela ajuda e por responder, fico muito agradecido por esclarecer as minhas duvidas, acredito que outras pessoas também tenham essa duvida, e graças a este tópico e respostas que você e @RS Faria , ajudaram a milhares de pessoas quanto o assunto. Obrigado! Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2017 às 08:15, David Costa disse:

@RS Faria Com certeza, desta forma, podemos perceber a importância da existência de concorrentes. Sempre no final quem vence é o consumidor, espero que a geração Volta tenha seu lançamento como planejado no ano 2018, mais se sair em 2019, de ambas as formas, teremos placas de alta desempenho e a AMD ira correr atrás para elevar o poder das suas placas de vídeo, assim teremos um mercado com preços mais competitivos e tecnologias mais avançadas, foi o que aconteceu com os Ryzen, a Intel lançou os processadores Coffee Lake para novamente entrar em plena concorrência com a AMD, já que a mesma sempre ficava nos 4/4. 

Muito obrigado, essa era minha duvida principal, acreditava que esse detalhe me faria comprar a placa de vídeo mais cara, para poder aproveitar a minha placa-mãe com PCI-Express 3.0, desta forma provavelmente comprarei uma GTX 1080 8GB, que tem um bom desempenho em varias tarefas. Desde já agradeço por esclarecer as minhas duvidas e me ajudar a fazer a escolha certa, obrigado mesmo.Obrigado! Sucesso!

adicionado 2 minutos depois

 

@Imakuni Essa era a minha duvida principal quanto ao quesito sobre qual placa de vídeo comprar, já que pensava que as placas mães com PCI-Express 3.0 seriam totalmente incompatíveis com GPU's 4.0, desta forma teria que comprar outra placa-mãe e processador caso fosse lançado outro Socket com o PCI-Express 4.0. Obrigado mesmo, sua resposta foi um divisor de águas.

Meu monitor é 1080p/60 hz, porém pretendo comprar um monitor 1080p/144hz, portanto comprarei mesmo uma GTX 1080, desta forma poderia desfrutar dos 144hz, caso contrario não faz sentido comprar um monitor 144hz se não posso aproveitá-lo. Muito obrigado mesmo pela ajuda e por responder, fico muito agradecido por esclarecer as minhas duvidas, acredito que outras pessoas também tenham essa duvida, e graças a este tópico e respostas que você e @RS Faria , ajudaram a milhares de pessoas quanto o assunto. Obrigado! Sucesso!

 

Se lançar a 4.0 vai ser compatível com a 3.0

 

E diferente dos processadores que existe concorrência e calendário programado para lançar

 

No segmento de GPU quem dá as cartas é a NVIDIA e só vai lançar quando achar necessário

 

Então nesse caso é muito tempo para esperar a boa vontade da NVIDIA, ela pode atrasar ou adiantar

 

No caso deve se chamar AMPERE e não VOLTA

 

Próxima microarquitetura da Nvidia se chamará Ampere e será anunciada em 2018 [rumor]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Bom dia. Muito obrigado pelas informações, essa era a minha dúvida principal, estava com medo quando fossem lançadas a novas placas de vídeo, não pudesse utiliza-la pelo PCI- Express 3.0, agora fiquei mais tranquilo quanto a compatibilidade, principalmente pelo fato de haver a necessidade de trocar de placa-mãe. Ampere será o novo nome da próxima geração ? Não sabia, muito obrigado por citar o artigo da matéria, talvez a geração Volta seja voltada para servidores ou produtos de alta performasse e a Ampere seja para a linha gamer. Muito obrigado pelas informações. Sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/11/2017 às 15:18, David Costa disse:

-Placa-Mãe GIGABYTE p/ Intel LGA 1151 ATX Z370 AORUS GAMING 5 DDR4
-Processador Intel Core i7-8700k Coffee Lake 8a Geração, Cache 12MB, 3.7GHz (4.7GHz Max Turbo), LGA 1151 Intel UHD Graphics 630
-WaterCooler Corsair H115i Hydro Series 140mm 
-Memória Corsair Vengeance LED 32GB (2x16GB) 3200Mhz DDR4 CL16 Red
-HD WD SATA 3,5´ Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s 
-Fonte Corsair 850W 80 Plus Gold Semi Modular TX850M
-Gabinete Corsair 760T

 

Já comprou ou vai comprar ?

 

7 horas atrás, David Costa disse:

@brender Bom dia. Muito obrigado pelas informações, essa era a minha dúvida principal, estava com medo quando fossem lançadas a novas placas de vídeo, não pudesse utiliza-la pelo PCI- Express 3.0, agora fiquei mais tranquilo quanto a compatibilidade, principalmente pelo fato de haver a necessidade de trocar de placa-mãe. Ampere será o novo nome da próxima geração ? Não sabia, muito obrigado por citar o artigo da matéria, talvez a geração Volta seja voltada para servidores ou produtos de alta performasse e a Ampere seja para a linha gamer. Muito obrigado pelas informações. Sucesso!

 

Sobre Ampere e Volta, deve ser por esse caminho mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estou com a mesma duvida, estou querendo comprar uma gtx 1080 ti strix oc, mas estou com medo de gastar dinheiro e depois sair uma nova geração e derrubar os preços da geração 1000, a minha intenção e usar numa tv de 40 4k, estou com uma z270 strix e um i7 7700k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Alexandre Miranda Gusmao disse:

Olá pessoal, estou com a mesma duvida, estou querendo comprar uma gtx 1080 ti strix oc, mas estou com medo de gastar dinheiro e depois sair uma nova geração e derrubar os preços da geração 1000, a minha intenção e usar numa tv de 40 4k, estou com uma z270 strix e um i7 7700k

 

Não precisa ficar com medo a questão é

 

Ninguém sabe quando a NVIDIA vai lançar essa nova geração, ela domina o mercado e faz o que quer

 

Talvez em Janeiro na CES 2018 tenha mais informações sobre a NVIDIA VOLTA / AMPERE

 

Os processadores TOP vão dar o mesmo FPS na resolução 4k

 

Pode comprar a GTX 1080 TI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender @Alexandre Miranda Gusmao 

Boa noite, já comprei todas as peças, agora falta mesmo a placa de vídeo, estava querendo uma GTX 1080 pelo menos, o preço de R$ 2.600 - R$2.999 está otimo, porém pagar esse preço por um desempenho equivalente a uma GTX 2060 que quando lançada talvez o valor seja de R$1500,00 - 1899,00 reais é um pouco frustante, pois perderia em media uns R$1100,00 - R$1896,00 reais na compra ou mais não sabemos. Agora um coisa que é certa, sempre haverá novas tecnologias e o ciclo se repetira novamente. Um detalhe é que geração Pascal foi lançada em Junho/2016 nos EUA, a e  ela está no mercado a 1 ano e 6 meses, como citado acima é muito complicado sabermos ao certo o lançamento da próxima geração. Agradeço desde já por me ajudar nessa dúvida, de fato a Nvidia ditara as regras quanto ao lançamento, acredito que seja muito improvável que a nova geração (VOLTA/ AMPERE) tenha seu lançamento em Junho/2018, talvez seja bem provável de se lançar em Setembro/Outubro -2018 como fez com a geração GTX970, GTX 980 (arquitetura Maxwel que foi lançada em Setembro ou Outubro de 2014 ) ou talvez realmente em no primeiro semestre de 2019 a geração Volta apareça. Portanto podemos afirmar que a geração Pascal irá durar mais ou menos 2 anos e 4 meses se a Nvidia lançar a geração Volta/ Ampere em Setembro/ Outubro de 2018, ou até mais, se a mesma adiar o seu lançamento. Uma coisa é certa, está geração da Nvidia é incrível, trouxe muito desempenho em relação a anterior. 

Estava fazendo umas pesquisas e com ajuda de vocês e de outras membros do Clube do Hardware irei estar comprando a Galax GEFORCE GTX 1060 EX OC White PCI-e 6GB GDDR5 192Bits, ela apresenta um aspecto visual muito diferenciado, particularmente achei ela muito linda, principalmente pelos LED's que a mesma possui nos Coolers, e pelo fato dela ser branca irá combinar com o gabite 760T. Digo isso pois criei um topico tratando sobre a placa em questão : https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1270963-galax-geforce-gtx-1060-ex-oc-white-6gb-é-uma-excelente-escolha/? Me falaram pontos muito importantes sobre a mesma, quando a temperatura, RMA e possíveis problemas, e fiquei admirado pela qualidade desse modelo especifico de placa de vídeo, amanhã mesmo pagarei o boleto que vence amanhã mesmo 07/12, quando lançarem a nova geração irei troca-la por uma GTX 2080( Futura GTX 3060) e terei uma placa de vídeo com uma duração de 2 anos e 5 meses aproximadamente. Obrigado mesmo pelas dicas @RS Faria @Imakuni @brender @Alexandre Miranda Gusmao , cada informação é vital para a minha escolha, principalmente por ser a minha primeira placa de vídeo em anos ( Minha ultima e primeira placa de vídeo foi uma EVGA 9800GT 1GB- 256 bits), a escolha perfeita e certa faz toda a diferença. Obrigado mesmo! Espero que possamos um dia rever esse tópico em um futuro próximo e ver se a Nvidia seguiu seu Roadmap ou adiou para um futuro distante. Novamente gostaria de agradecer a participação de todos por me ajudarem a mim e a milhares de pessoas que tem a mesma dúvida. Sucesso para vocês!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...