Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Como alterar o pwm do arduino?


Posts recomendados

Pessoal, bom dia. Estava estudando em como se altera a frequencia de pwm dos pinos do arduino...

 

Me deparei com essa tabela de valores em anexo. Queria saber se, tipo eu declarar

TCCR1B = TCCR1B & B11111000 | B00000001; 

no void setup do arduino a frequencia altera para 31.375 khertz como fala essa folha.

 

Uma outra dúvida.

 

Lih em outros sites que a "função"

TCNT=0;

inicializa a variável contador para zero e , pelo que eu entendi,

OCR1A=509;

Seria uma espécide de PRESCALER que invocaria uma função a cada ciclo pelo comando:

ISR(TIMER1_COMPA_vect){// interrupt when timer 1 match with OCR1A value
//suas instruções
}

Queria mais "entender " isso. Sobretudo o OCR1A, como poderei chamá-lo.

 

Desde já agradeço qualquer ajuda

Sem título.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucianolcoa ,

 

O Timer1 do Atmega328 possui dois registradores que podem ser utilizados para se comparar a contagem do Timer1, e que podem ser programados para gerar uma interrupção quando a comparação for  verdadeira.

 

Esses registradores são justamente o Ocr1A e o Ocr1B .

 

E também existe um Prescaler real que você pode utilizar para gerar a temporização de uma maneira muito precisa.

 

E além disso existe a possibilidade de se programar a mudança de estado do pino correspondente quando a comparação for verdadeira.

 

Sugiro que você leia o datasheet do Atmega328P , existem muitos diagramas que mostram como funciona o processo.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...