Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte delta dps-25gp/lg w2243c


Posts recomendados

Olá amigos,

Ganhei um monitor LG W2243C, que não funciona. Desmontando o mesmo,percebo logo uma pequena explosão na placa da fonte, que logo retirei para melhor visualização. A fonte é da Delta ,modelo DPS-25GP, e ai começam meus problemas, já que não encontro o esquema da mesma. Na fonte, explodiram - levando até a trilha, como mostra a foto, dois capacitores, C108 e C109, ambos SMD,que consegui ver pela foto de outra fonte igual que encontrei na internet, postado abaixo. Mas que sem esquema, não tenho como saber seu valor. Aprofundando mais, dei uma olhada no CI que está próximo, que é o DM0465R, para tentar a partir do seu datasheet / circuito comum de aplicação, descobrir o valor dos capacitores. No entanto, esses capacitores não aparecem em nenhuma aplicação deste CI. O mais próximo da resolução que encontrei foi um esquema da fonte Delta modelo DPS-25EP- esquema- , que é muito semelhante a minha, mas não apresenta os benditos capacitores! Existiria então, a partir do circuito, uma forma de encontrar esses valores?

P.S. Na placa,por enquanto,só encontrei defeituoso o fusível de entrada, e os dois capacitores explodidos. Estou me preocupando em descobrir primeiro o valor dos capacitores, para ai partir para a resolução do problema (porquê explodiram).

P.S.2. Nas fotos estão retirados para teste o CI, o fusível (queimado) e a ponte de retificação.

 

Agradeço desde já.

 

IMG_20171203_111533.jpg

IMG_20171203_111543.jpg

placa_pci_fonte_dps_25gp_para_monitor_lg_w2046p_w2046t_w2243c_w2243s_w2246pm_22742_2_20170702101741.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Antonio12Junior , o link para o datasheet do CI-> http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchildsemiconductor/FSDM0465RB.pdf

Segundo o esquema na pág 13 deste data, os capacitores que estão no pino 4 devem ser 100nF (em série dá aproximadamente os 47nF do esquema).

Com certeza, o foto 817 e o zener ZD 103, foram também. Meça os componentes ligados ao pino 3 (VCC) do ci, provavelmente foram afetados também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Renato Milani disse:

@Antonio12Junior , o link para o datasheet do CI-> http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchildsemiconductor/FSDM0465RB.pdf

Segundo o esquema na pág 13 deste data, os capacitores que estão no pino 4 devem ser 100nF (em série dá aproximadamente os 47nF do esquema).

Com certeza, o foto 817 e o zener ZD 103, foram também. Meça os componentes ligados ao pino 3 (VCC) do ci, provavelmente foram afetados também.

zd 103 é um de 24v?

 

adicionado 1 minuto depois

a minha placa dessa, o Ci DM0465r e o zd103 estragaram, substitui o CI e ainda nao coloquei o zener. quando ligo a placa, o led de standby fica piscando, e a tela nao liga, alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Taffines disse:

zd 103 é um de 24v?

 

adicionado 1 minuto depois

a minha placa dessa, o Ci DM0465r e o zd103 estragaram, substitui o CI e ainda nao coloquei o zener. quando ligo a placa, o led de standby fica piscando, e a tela nao liga, alguma dica?

Pelo data do CI, o zener é de 10V e pelo que consta, quando a tensão nele cai abaixo de 6.0V, a proteção interna ´de sobre corrente é acionada e ele entra em modo de proteção. TROQUE também o foto acoplador, normalmente queima junto.

É difícil em placas com pintura, como estas, seguir trilhas, mas verifique TODOS o componentes ligados ao pino 3 e 4 do CI. Levante (tire da placa), pelo menos um terminal de cada um e meça-os. Já que ligou na rede, cuidado com a medição de capacitores.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Taffines disse:

Conseguiu resolver amigo? tenho uma placa dessa aqui em casa, se quiser retiro os capacitores, meço e te dou o retorno

Olá pessoal,

O tópico é de 2017, então, infelizmente, acabei não conseguindo reparar a placa, apesar de todos os esforços, ela continuou a não ligar e por isso virou lixo eletrônico. Agradeço a ajuda de todos, e inclusive fica ai o tópico como dica pra quem mais precisar.

22 horas atrás, Renato Milani disse:

, o link para o datasheet do CI-> http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchildsemiconductor/FSDM0465RB.pdf

Segundo o esquema na pág 13 deste data, os capacitores que estão no pino 4 devem ser 100nF (em série dá aproximadamente os 47nF do esquema).

Com certeza, o foto 817 e o zener ZD 103, foram também. Meça os componentes ligados ao pino 3 (VCC) do ci, provavelmente foram afetados também.

 Na época tentei esses valores no lugar,inclusive outros valores também, mas de nada adiantou, a placa não ligou. Acredito que o dano tenha atingido os CI's também, inviabilizando o conserto.

1 hora atrás, Renato Milani disse:

Pelo data do CI, o zener é de 10V e pelo que consta, quando a tensão nele cai abaixo de 6.0V, a proteção interna ´de sobre corrente é acionada e ele entra em modo de proteção. TROQUE também o foto acoplador, normalmente queima junto.

Lembro de ter trocado o opto-acoplador, além de um diodo ali perto do trafo do secundário, que estava com uma leitura ruim.

 

1 hora atrás, Taffines disse:

a minha placa dessa, o Ci DM0465r e o zd103 estragaram, substitui o CI e ainda nao coloquei o zener. quando ligo a placa, o led de standby fica piscando, e a tela nao liga, alguma dica?

Energize e meça as tensões ali no conector, na própria placa têm um gabarito com os valores dela. veja quais estão presentes - ou faltando - a partir dai dá pra ir tentando isolar o defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2018 às 22:08, Antonio12Junior disse:

Olá pessoal,

O tópico é de 2017, então, infelizmente, acabei não conseguindo reparar a placa, apesar de todos os esforços, ela continuou a não ligar e por isso virou lixo eletrônico. Agradeço a ajuda de todos, e inclusive fica ai o tópico como dica pra quem mais precisar.

 Na época tentei esses valores no lugar,inclusive outros valores também, mas de nada adiantou, a placa não ligou. Acredito que o dano tenha atingido os CI's também, inviabilizando o conserto.

Lembro de ter trocado o opto-acoplador, além de um diodo ali perto do trafo do secundário, que estava com uma leitura ruim.

 

Energize e meça as tensões ali no conector, na própria placa têm um gabarito com os valores dela. veja quais estão presentes - ou faltando - a partir dai dá pra ir tentando isolar o defeito.

a minha placa possui todos os valores de tensão nos terminais de saida, porém estão variando a tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Taffines , eu não me recordo mais do esquema, de quando era autorizada da LG há muitos anos, mas um monitor desses não é igual, mas seu princípio básico não difere muito dos televisores de tubo. Eu verificaria primeiro agora, o flyback, a saída horizontal, incluindo o driver e o próprio ci oscilador, mas as possibilidades não se encerram aí. Sem manual, tem de aplicar seu conhecimento com intuição ou partir para o achismo...

Considere também a possibilidade de ter colocado na sua fonte um FSDM novo, mas carimbado (ruim)....

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...