Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou tendo um problema em conectar dois computadores no roteador Coletek W-M2120N da Vivo Fibra. Um deles funciona normalmente, o outro já não conecta de jeito nenhum. Detalhes abaixo:

Antes, tínhamos somente um computador em casa, perto do modem da Vivo (RTF7000) e do roteador mencionado acima, não deveria ter nem 5m de cabeamento, e tudo funcionava bem.

O problema começou com a compra de um computador novo e a necessidade de instalar as duas máquinas longe do roteador. Fizemos o cabeamento usando um novo cabo (CAT 5e, TIA 568-C.3), porém foi uns 40m de cabo. Ao instalar os dois computador, percebemos que ambos estavam sem conexão, e com um erro incomum: os LED's na porta de conexão ficavam piscando verde e laranja (alternados, não simultâneos), quando o LED estava verde, os computadores apontavam rede desconhecida, e quando estava laranja, mostravam sem rede alguma.

Neste caso, rodando a Solução de Problemas do Windows (ambos PCs tem Windows 10), eles apontavam o erro: Ethernet não tem uma configuração de IP válida.

Já que os cabos foram crimpados por nós, suspeitamos de mal contato, e entre desconexões e conexões, o PC novo funcionou, porém o antigo não.

Começamos então a suspeitar de problema do ponto de conexão, já que o PC antigo estava conectado na saída LAN1 do roteador, e o PC novo estava na saída LAN2. Trocamos os computadores, e novamente, o novo computador funcionou e o antigo não.

Portanto suspeitamos de problemas com o computador antigo, o que era estranho, pois no mesmo dia estava funcionando normalmente.

Ainda com o erro que o Windows notificou, procurei algumas soluções, sendo que a maioria falava para realizar um flush de DNS, porém o problema não foi solucionado.

Crimpamos novamente o cabo, e dessa vez o LED verde ficou aceso continuamente (sinalizando rede), porém sem o LED laranja. O computador apontava rede desconhecida, a Solução de Problema falava que o Cabo Ethernet não estava conectado.

Obs: os cabos não estão crimpados seguindo convenção, os fios branco-laranja e branco-azul estão trocados, porém ambas as pontas estão iguais.

Neste ponto, testes apontavam somente para problema de computador. Para confirmar, pegamos dois notebooks que temos em casa e conectamos do ponto do PC antigo, e ambos tiveram o mesmo problema de ficar alternando entre Rede Desconhecida e Sem Rede.

Também trouxemos novamente o PC antigo para perto do roteador e o conectamos com um cabo de rede que tínhamos em casa, e o PC antigo conectou à rede perfeitamente.

Agora já não sabemos o que fazer, pois o computador novo funciona normalmente, ainda que às vezes tenha problema de conexão, necessitando reiniciar o roteador. Os testes que fizemos não foram conclusivos, pois alguns apontam que o cabo está com problemas (nenhum computador conectando no ponto LAN1), porém o PC novo funciona. Ao mesmo tempo, o PC antigo não funciona nem no cabo LAN1 nem no LAN2, então poderia ser problema no computador, porém quando ele está conectado ao roteador por um cabo curto, ele funciona em ambas as entradas.

Uma suspeita que eu tenho agora é que, já que o cabeamento é longo, o roteador da Vivo não é muito bom e o fato que o cabo de rede foi passado junto com a fiação elétrica (interferência EM), o sinal que chega nos computadores é fraco, e talvez o PC novo tenha um adaptador de rede mais robusto que ainda consiga conectar, já o PC antigo e os notebooks não conseguem.

Outra coisa que estou pensando, é que já que os cabos de rede foram crimpados fora do padrão, os cabos internos podem estar com muito crosstalk, mas ainda o fato do PC novo funcionar me deixa confuso.

Se alguém puder me ajudar, eu ficaria extremamente agradecido. Estou indo ao shopping comprar um adaptador RJ45-USB, mas sem muitas esperanças.

Postado

Crimpe o cabo no padrão T568 A ou B e teste o mesmo. 

A interferência EM só é efetiva se o cabo de energia alimentar grandes equipamentos ou for o "mestre" 

Quanto o comprimento, um cabo cat5, as normas dizem no mínimo 1,5 Mt e máximo 100 Mt, desde que crimpados corretamente. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!