Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais Os Espaços Ideais Para As Partiçoes Linux?


"Bob Pot"

Posts recomendados

Ola.... quando vou formatar e particionar o HD usnado o particionador do Mandrake 10 ele pede para eu criar as partiçoes. Mas como eu não conheço Linux eu pedi para ele auto alocar... so que de 5 gigas que tinha liberado para o linux ele dixou so 2,5 gigas de espaço "real" para a instalação e o resto do espaço ficaram em outras particoes.

O que aconteceu???

Para que servem essas outras partiçoes???

quanto devo deixar para cada uma delas para instalar o Mandrake 10.0 sem problemas.

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aeee, beleza ?

Manu usa o cfdisk para criar suas partições, porque o Mandrake ele cria a particão principal, cria também o swap e cria uma /home

Bom eu particularmente não curto isso, faz o seguinte, cria por ex. com o cfdisk um hda1 que será seu swap utilizando 1,5x o tamanho de memória RAM do seu sistema, e o resto da memória que sobrar você cria o hda2 que é o lugar onde você vai instalar o sistema, e seus programas...

T+

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí criançada!!!

quanto ao esquema de partições a história é o seguinte:

eu vejo muita gente dando dica como "crie uma partissaum separada pro /home e uma pro /etc", ou coisa assim....

mans o que eles não mencionam é que eles fazem backup dessas partições em um arquivo-partiçao, e quando tem algum problema com a partição eles "montavam" o arquivo.

acontece que nos dias de hoje, com o reiserfs e o xfs, isso não se faz mais necessário. esses tipos de sistemas de arquivo não pifam por qualquer motivo. portanto eu acho exagero separar o linux em partições, uma pro /etc, uma pro /home, uma pro /mp3, uma pro /usr/bin....

mas como cada um manda em seu hd fiquem á vontade. fica aqui a dica.

o útil seria ter um segundo linux instalado, para usar só para coisas mais simples como fazer backup do linux principal numa segunda partição através do cron e de um script, mas isso já é coisa de quem tem hd gigante.... hehehehe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, quanto ao o que o cyberfox falou, tudo depende da aplicação do cara, eu tenho nos meu servidores de proxy, firewall, e tudo q guarda logs e/ou cache, uma partição para /var, em desktops, sempre crio um /home para colocar minhas tranqueiras (fazia isso muito tb quando tava querendo encontrar alguma distro legal, instalava um monte sem perder meus arquivinhos de usuario) e assim por diante, o importante é saber q, no linux, se quiser montar cada diretorio do seu sistema em uma partição dá (fui radical nessa hein?) e saber o que significa cada diretorio na arvore do sistema...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria pelo menos quatro partições diferentes:

/

/usr/local

/home

swap

Explico: manter uma /home e uma /usr/local evita que você precise ficar fazendo backups toda vez que vai atualizar o sistema (digo, atualizar fazendo-se uma instalação nova por cima). Claro que isso depende justamente de como você considera fazer uma atualização do sistema. Meu laptop está particionado dessa forma, o HD é de 40 GB:

/ - 4744 MB

/usr/local - 15 GB

/home - 20 GB

swap - 256 MB (tenho 500 MB de RAM - esse swap é mais que suficiente)

Considero também que, a maioria dos programas que instalo, são compilados e instalados no /usr/local.

Já no meu desktop é um pouco diferente (HD de 120 GB):

/boot - 32 MB

/ - 2500 MB

/var - 1000 MB

/tmp - 3.000 MB

/usr - 5000

/usr/local - 45.000 MB

/home - 62968 MB

swap - 500 MB (tenho 1 GB de RAM)

No desktop valorizei também a partição /tmp, que uso muito para fazer arquivos temporários e por diversos outros motivos. Também monto a partição /usr apenas como para letura, por segurança, uma vez que quase nunca o sistema precisa escrever nela - basicamente quando instalo programas via pacotes, o que é raro no meu caso, pois a maioria dos programas que instalo é compilado e instalado na partição /usr/local

Acredito que o melhor esquema mesmo para um desktop de uso normal seja o primeiro (que uso no laptop), mas claro, isso é apenas minha sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...