Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos... Minha cnc tem redução de 4:1 nos eixos X e Y e os carros são tracionados por correias PU alma de aço. e no Z usei fuso 1610.

No carro Y (o dobro de comprimento de X) para usinar MDF, tenho precisão de 0,1mm, o que está muito bom.

No eixo X (mesma mecanica e modo de tração) ocorre um problema.   A cada peça usinada, elas saem exatamente na mesma medida... Entretanto o eixo X vai deslocando sua referencia de usinagem para a direita.   Já troquei drivers e placa controladora e nada feito.   Se envio para Home Hall, a referencia é exata aé o ultimo decimo de milimetro (distancia entre carros e estrutura de caeda eixo), o que significa que não está perdendo referencia.  O que está intrigando é esse deslocamento, como se eu estivesse mudando o  ZERO X peça para direita a cada peça usinada.   O que poderia estar ocorrendo, já que não se trata-se de folgas mecanicas e drivers e controladora já foram trocados???

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, malepobox disse:

tracionados por correias PU alma de aço. e no Z usei fuso 1610

Parece que o projeto é seu. Neste caso, mostre fotos, diagramas, circuitos,programas e afins. No tocante à eletronica, pode-se ajudar-te. P.ex. se usa motor de passo, resolvers, encoders etc vais ter que analisar item a item

No da mecânica, só chutes...

abç

Postado

Perdas de referência produzem efeitos aleatórios. Efeito repetitivo, sempre a mesma coisa significa precisão. Parabéns pela sua mecânica. Revise o softer, tá lá seu erro. Meu professor de matemática sempre repetia que a solução do problema estava no enunciado da questão.

Postado

Olá amigos... segue um video da mesma trabalhando.... 

Olhando mais atentamente hoje, percebi que ao voltar para ZERO peça, o eixo X não está exatamente sobre a marca deixada pela fresa (fiz uma marca no MDF antes de começar o processo).  No eixo Y, olhando, a grosso modo (com lentes microscópicas), sem detalhar centésimos de milimetros, a fresa está sobre a marca, e no eixo X, deslocada aprox 1mm para a direita.    Não sei, mas como já revisei quase tudo e troquei drivers (todos) e controladora, estou achando que é o motor com problemas.    Já alterei o JOG para uma velocidade muito menor e o problema não desaparece (motor de passo tem seus limites).

Obs: Toda vez que vai para ZERO peça, no PC, X e Y, tudo zerado, mas a fresa em X não está exatamente sobre a marca... só em X

Obs>>>Para testar, a "sobra" da madeira onde só há os espaços vazios das peças retiradas, mandei a mpaquina usinar por cima e ver o que acontecia.  Nas posições de Y, usina no mesmo lugar. Mas no eixo X, há um deslocamente a cada vez que faço isso.   Sem alterar o ZERO peça, fiz 3 tentativas sobre a "sobra da madeira", sem mexer em referencias ou a peça presa na mesa.  A cada passada, houve um deslocamento sobre a anterior de 1mm aprox. o que totaliza 3 mm e 3 passadas sobre os mesmos espaços vazios.  

O eixo Y que traciona a massa total (seu proprio carro e os carros X e Z), não se perde.  O eixo X  que faz menor esforço, está se perdendo.   Obs. Não uso Easy ou Servo... Estou usando motores de passo e, prometo, que na próxima, nunca mais uso isso.    Grande abraço e obrigado pela ajuda

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

La vai bicuda...

Seu motor de passo pode estar perdendo 1 ou + passo em algum momento. Sim pode estar fraco e "patinando". Experimente trocar 1 pelo outro (swap) . Alguma lubrificação lhe cai bem. Aumentar a rotação, colocar material mais macio. Dá uma verificada no "softer" (vulgo software) e não te esqueças do etc

abç

• Curtir 1
Postado

Olá Ferraz... Boa tarde... No inicio eu não tinha conhecimento de absolutamente nada.  

Mas o Kit de placa TB6600, drivers e Motores, foi comprado na Internet.  Percebi que estavam em modo série. Assim, os drivers eram mais baratos para quem vendeu.   Se ligar em paralelo, a corrente excede a fornecida pelos drivers.

Não sou expert em elétrica, mas acredito que em série, o toque é menor que em paralelo.   Seria esse o problema?

Não há nada que trave o motor. Os eixos tracionados por eles tem acoplamento de elastômeros e rodam sobre mancais, a fim de deixar o mesmo livre de exentricidades mecanicas

• Membro VIP
Postado
55 minutos atrás, malepobox disse:

conhecimento de absolutamente nada

tmj

Estou com dificuldade em entender/visualizar tal ligação série/paralelo em motor de passo mas tudo bem. Com relação ao torque em motor de passo tem um lance de meio passo que dá mais torque. Mas aí é lance de sw mesmo. Ah, há também o lance da potência/qualidade da fonte que talvez valha a pena avaliar. Se achar que deve, considere publicar o esquema e/ou projeto completo

• Obrigado 1
Postado

Ainda insisto na revisão do programa. Se o problema estivesse no equipamento, um desenho fechado que tanto pode ser um circulo como o contorno de uma borboleta apresentaria erro na conclusão do perímetro, o fim não bateria com o começo. Não é o que ocorre segundo as observações do autor. Apenas para lembrar: tem-se o ponto zero real e o zero virtual, deslocado do real por conveniência operacional. Se o desenho se desloca para a direita a cada nova cópia, das duas uma:

- Esse deslocamento do zero real-virtual se dá no início de cada novo ciclo.

- Esse deslocamento do zero real-virtual se dá no final de cada ciclo.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, malepobox disse:

Bom dia

bom dia

Não baixei o doc. Meu pc tá vacinação atrasada. Além do + tô economizando até clique de mouse... tá braba a coisa...

Pra que pessoas que têm preguiça de clicar (como esta que vos escreve) vejam teu desenho, cogite publicar em jpg.

Além do sw, posso achar que é falta de força no motor/fonte. Ahh acabo de cogitar... pode ser também retorno de informação errada pro sistema.. algo como ruídos... Já falei que não baixei o doc?

• Obrigado 1
Postado

Não sei meu amigo... acredito que se fossem ruidos, seria em todos os eixos.   

O sistema aqui está aterrado, PC, carcaça painel e estrutura máquina .  

Quanto ao sw, preciso arranjar outro para testar

Vou instalar algum programa de imagem aqui, converter e posto o esquema.

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado
Em 03/12/2017 às 18:22, malepobox disse:

Olá amigos... Minha cnc tem redução de 4:1 nos eixos X e Y e os carros são tracionados por correias PU alma de aço. e no Z usei fuso 1610.

No carro Y (o dobro de comprimento de X) para usinar MDF, tenho precisão de 0,1mm, o que está muito bom.

No eixo X (mesma mecanica e modo de tração) ocorre um problema.   A cada peça usinada, elas saem exatamente na mesma medida... Entretanto o eixo X vai deslocando sua referencia de usinagem para a direita.   Já troquei drivers e placa controladora e nada feito.   Se envio para Home Hall, a referencia é exata aé o ultimo decimo de milimetro (distancia entre carros e estrutura de caeda eixo), o que significa que não está perdendo referencia.  O que está intrigando é esse deslocamento, como se eu estivesse mudando o  ZERO X peça para direita a cada peça usinada.   O que poderia estar ocorrendo, já que não se trata-se de folgas mecanicas e drivers e controladora já foram trocados???

Boa noite, sou novato aqui. Mas me encontro com esse mesmo problema.

Quando coloco minha cnc router para desbastar um quadrado por exemplo, ela termina com 10mm deslocada para a direita, isso em uma peça de 30cm, e ocorre apenas no eixo X. Já testei de tudo, driver, controladora, sistema, fonte, PC, corrente eletrica, regulagem da maquina. E ate agora nao consegui resolver nada. Alguém poderia me ajudar?

• 3 semanas depois...
Postado

Tens, muito provavelmente, um bug na programação. O primeiro passo para um conserto é o diagnóstico:

- Se ao fazer 2 peças idênticas o erro se repete com a mesma amplitude temos um erro de projeto, no seu caso provavelmente no software. Como consolo podemos dizer que temos um projeto estável e preciso pelo fato de sempre se comportar da mesma forma.

- Ainda explorando a possibilidade de bug de programação, se ao fazer 2 peças com a metade do tamanho da peça anterior o erro se repetir com a mesma amplitude ou se repetir com a metade do erro verificado anteriormente isso nos guiará para a parte do programa que deve ser corrigida.

- Caso o erro se repita com amplitudes diferentes temos uma instabilidade. Isso pode ser provocado por ruídos elétricos dos motores, pelos cabos que alimentam os motores e no seu caso até mesmo pelo pó que a usinagem do MDF gera. Um conhecido meu estava com esse tipo de problema. Bastou um banho de ar comprimido no PC que controlava a router para o problema sumir. O pó de MDF + a umidade do ar absorvida são condutores de eletricidade.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • 2 anos depois...
Postado

Olá. Estou com o mesmo problema mas no eixo Y da minha CNC caseira. Nos eixos X e Z não acontecem alterações, mas no eixo Y a cada peça cortada, ao retornar para zero peça se altera cerca de 8mm. Já revisei tudo e não encontrei erros ou folgas. Vendo estes amigos acima respondendo a dúvida percebi que utilizo para o eixo Y uma única fonte de 24 volts para dois drivers TB6600. Seria está uma possível causa dessa alteração já que os outros drivers tem fontes independentes? 

OBs: Quando realizo movimentos de deslocamentos manualmente e dou comando para voltar ao ponto zero peça, todos os eixos voltam corretamente quantas vezes eu fizer essa operação. É somente com o uso do arquivo de corte que há essa alteração do eixo Y.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Edmar Martins Dos Santos disse:

o mesmo problema

: Mesmo 2 anos e 1/2 depois continuo achando que a publicação de desenhos, fotos,, videos e etc ajuda no diagnóstico e assessoria remotos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 04/12/2017 às 08:34, malepobox disse:

Toda vez que vai para ZERO peça, no PC, X e Y, tudo zerado, mas a fresa em X não está exatamente sobre a marca... só em X

Tipo dentes da correia e da engrenagem com medidas diferentes?

Folga na correia? podendo a correia saltar um dente deslizando sobre a engrenagem?

algum tipo de chave "fim de curso" mal regulada fazendo o carro avançar mais do que pode, vindo a pular algum dente da correia?

Como ele calcula onde o motor está?

simplesmente pelo numero de passos dados ou algum tipo de encoder? pode haver algum problema com este encoder?

já tentou trocar o motor do X pelo Y? ou se tiver algum jeito de "imprimir" o desenho em outra orientação "girado 90º"?

São só algumas opções de tentar achar o problema.

No mais tente, caso tenha acesso a isso, "escutar" a serial do controlador da placa desta CNC, alterar um pouco o soft e mandar no final de cada processo ele exibir valor de cada variável presente no soft (se não forem muitas), e veja se alguma incrementa de um trabalho para outro.

Pode ser que este "X" esteja buscando o zero em lugar distinto do convencional.

EDIT: tenha em mente também que um dos carros (não sei qual no seu projeto) puxa somente uma coordenada, o outro puxa o peso do seu mecanismo e do outro também.

Se o erro for no que puxa os dois mecanismos talvez não esteja aguentando o peso.

Em 04/12/2017 às 08:34, malepobox disse:

O eixo Y que traciona a massa total (seu proprio carro e os carros X e Z), não se perde.  O eixo X  que faz menor esforço, está se perdendo.

Agora que li isso. kkkk é que vou respondendo aos poucos. e neste caso... bota um peso extra nele também para ver se resolve... não custa tentar. kkkk

• Amei 1
  • mês depois...
Postado

Eu estava exatamente com o mesmo problema, mas ocorrendo no eixo Y. A cada passada se deslocava alguns décimos e no final chegava a até 10mm. Fiz de tudo que me foi dado como solução. (Mudar os drivers, modificar os parâmetros da controladora, trocar os motores de posição, mudar os parâmetros nos swits dos drivers), mas nada resolvia. Então decidi remover todas as conexões dos cabos  e re-conectar tudo de novo. Coloquei terminais prensados e voltei tudo pro mesmo lugar. Aí meus problemas acabaram por completo. Consigo fazer tudo que foi programado sem perder nada. Essa foi a minha experiência, para a minha máquina e não serve de solução pra ninguém. Mas de repente pode ser útil. Pois não tive nenhuma ajuda antes que pudesse me direcionar para este caminho.

48 minutos atrás, Edmar Martins Dos Santos disse:

Eu estava exatamente com o mesmo problema, mas ocorrendo no eixo Y. A cada passada se deslocava alguns décimos e no final chegava a até 10mm. Fiz de tudo que me foi dado como solução. (Mudar os drivers, modificar os parâmetros da controladora, trocar os motores de posição, mudar os parâmetros nos swits dos drivers), mas nada resolvia. Então decidi remover todas as conexões dos cabos  e re-conectar tudo de novo. Coloquei terminais prensados e voltei tudo pro mesmo lugar. Aí meus problemas acabaram por completo. Consigo fazer tudo que foi programado sem perder nada. Essa foi a minha experiência, para a minha máquina e não serve de solução pra todos. Mas de repente pode ser útil a alguém. Pois não tive nenhuma ajuda antes que pudesse me direcionar para este caminho.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!