Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos Watts uma fonte deve ter para suprir o sistema?


Posts recomendados

Boa noite!

 

Estou montando um computador prevendo as seguintes configurações:

 

•Processador I7 8700k coffe lake 8° geração (Ou I7 7700 kaby lake 7°G)

•GTX EVGA 1060 6GB;

•RAM 32Gb 2800Mhz;

•HD 2T 7200RPM;

•SSD 120Gb;

•placa-mãe Gigabyte Gaming 3;

•E alguns acessórios, como AirCollers e Leds.

 

Pretendo pegar uma fonte de 650W 80Plus Gold da Corsair, mas não sei ao certo como ver a margem de Watts que o sistema necessitará. Poderiam me dar algumas dicas?

 

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Boa noite!

 

Estou montando um computador prevendo as seguintes configurações:

 

•Processador I7 8700k coffe lake 8° geração (Ou I7 7700 kaby lake 7°G)

•GTX EVGA 1060 6GB;

•RAM 32Gb 2800Mhz;

•HD 2T 7200RPM;

•SSD 120Gb;

•placa-mãe Gigabyte Gaming 3;

•E alguns acessórios, como AirCollers e Leds.

 

Pretendo pegar uma fonte de 650W 80Plus Gold da Corsair, mas não sei ao certo como ver a margem de Watts que o sistema necessitará. Poderiam me dar algumas dicas?

 

Agradeço!

 

Qual é o objetivo do computador que está montando ? Jogos ? Trabalho ? Edição ? Streaming ?  O que seria

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2017 às 22:49, Luan Roberto Nunes disse:

Boa noite Diego!

 

Uma boa fonte de 650w é o suficiente para este sistema, de qualquer forma, consegue me informar o modelo dessa Corsair que pretende adquirir?

Muito obrigado!

 

A fonte é esta: Fonte Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular CS650M - CP-9020077 

 

(http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=49215)

adicionado 6 minutos depois
17 horas atrás, brender disse:

 

Qual é o objetivo do computador que está montando ? Jogos ? Trabalho ? Edição ? Streaming ?  O que seria

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Qual é o modelo atual do seu monitor e resolução ? Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

O objetivo é unicamente jogos, sem intenções de streaming.

Em questão de orçamento, difícil responder com precisão, pois estou comprando todas as peças a vista (desconto com boleto) e em promoções diversas na Kabum, mas diria estar entre 5 a 7 mil.

Por hora, estarei utilizando uma TV Led da Samsung 29', resolução 1920 x 1080, mas pretendo comprar algum monitor 4K futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Muito obrigado!

 

A fonte é esta: Fonte Corsair 650W 80 Plus Gold Semi Modular CS650M - CP-9020077 

 

(http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=49215)

adicionado 6 minutos depois

O objetivo é unicamente jogos, sem intenções de streaming.

Em questão de orçamento, difícil responder com precisão, pois estou comprando todas as peças a vista (desconto com boleto) e em promoções diversas na Kabum, mas diria estar entre 5 a 7 mil.

Por hora, estarei utilizando uma TV Led da Samsung 29', resolução 1920 x 1080, mas pretendo comprar algum monitor 4K futuramente.

 

O que você já comprou e o que vai comprar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

Já comprei a placa-mãe e de vídeo, e os HDs, pretendo esse mês comprar o processador ou Ram, e a fonte

Da pra montar um PC melhor e mais barato.

 

Seria muito melhor ter montado um sistema Ryzen

 

Não precisaria comprar cooler, 

Memória 16GB é mais que o suficiente, não tem nenhuma necessidade de 32

placa-mãe B350 + processador Ryzen saíria bem mais barato

 

Com o que economizar daria pra trocar a Gtx 1070 por uma 1080

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vai jogar em resolução 4k futuramente, a máquina tá MUITO desbalanceada, e o problema é que você já comprou a placa-mãe... você disse que tá pensando em processador 8ª ou 7ª gen, diga primeiro exatamente o modelo da placa-mãe que você comprou.. porque se foi uma Z270, não vai aceitar processadores da 8ª geração. Precisamos saber isso antes de qualquer outra coisa.

Essa VGA não aguenta 4k nunca, tem processador demais pra VGA de menos, 32GB Ram totalmente desnecessário, SSD 120gb é pouco (pelo seu aparente orçamento, da pra pegar +).


Sugiro fortemente você vender/cancelar/devolver tudo que já pegou (mantém só o HD de 2 Tb) e comprar peças mais equilibradas pra resolução 4k.

 

Algo como:

Ryzen 7 1700 (em resolução 4k n faz diferença entre intel ou AMD, quem segura as pontas é a VGA)

Placa-mãe B350 ou X370 (sugiro Asus TUF ou Prime Plus)
GTX 1080 Ti

SSD 240gb Kingston A400
16GB RAM DDR4 2400, 2666 ou 3000mhz.

Fonte CX 650.

Pegando algo desse tipo, tudo na Kabum, daria R$7300. Se a RAM não tivesse tão cara lá, baixaria pros 7000.

 

Se liga: (deu 7440 porque eu tava logado e calculou 120 de frete pra mim aqui no NE)

 

image.thumb.png.e8e8d3b29d7462c46dab5150fa73c983.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Já comprei a placa-mãe e de vídeo, e os HDs, pretendo esse mês comprar o processador ou Ram, e a fonte

 

Então fez tudo errado para jogar em 4k

 

Em 4k, RYZEN 7 1700 / RYZEN 5 1600 vai ter o mesmo FPS que qualquer outro i7 e iria sair mais barato, então poderia investir essa grana em uma placa de vídeo melhor que é a responsável por dar FPS no seu 4k

 

Qual sua placa-mãe ? Z270 ou Z370 ?

 

Memória demais, placa-mãe demais, processador demais e a peça mais importante para jogar em 4k é a mais fraca e de menos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/12/2017 às 10:24, Steeveantonichen disse:

Se vai jogar em resolução 4k futuramente, a máquina tá MUITO desbalanceada, e o problema é que você já comprou a placa-mãe... você disse que tá pensando em processador 8ª ou 7ª gen, diga primeiro exatamente o modelo da placa-mãe que você comprou.. porque se foi uma Z270, não vai aceitar processadores da 8ª geração. Precisamos saber isso antes de qualquer outra coisa.

Essa VGA não aguenta 4k nunca, tem processador demais pra VGA de menos, 32GB Ram totalmente desnecessário, SSD 120gb é pouco (pelo seu aparente orçamento, da pra pegar +).


Sugiro fortemente você vender/cancelar/devolver tudo que já pegou (mantém só o HD de 2 Tb) e comprar peças mais equilibradas pra resolução 4k.

 

Algo como:

Ryzen 7 1700 (em resolução 4k n faz diferença entre intel ou AMD, quem segura as pontas é a VGA)

Placa-mãe B350 ou X370 (sugiro Asus TUF ou Prime Plus)
GTX 1080 Ti

SSD 240gb Kingston A400
16GB RAM DDR4 2400, 2666 ou 3000mhz.

Fonte CX 650.

Pegando algo desse tipo, tudo na Kabum, daria R$7300. Se a RAM não tivesse tão cara lá, baixaria pros 7000.

 

Se liga: (deu 7440 porque eu tava logado e calculou 120 de frete pra mim aqui no NE)

 

image.thumb.png.e8e8d3b29d7462c46dab5150fa73c983.png

 

Entendi, admito que tenho pouco conhecimento sobre as AMD, e percebi depois q 16 d RAM já supre. Muito obrigado pelos conselhos e pela disposição em explicar e sugerir outras configurações! Sobre a questão do 4K, na vdd não era minha intenção quando comecei a montar, então não sabia que precisaria de algo tão mais aprofundado. A placa-mãe q eu peguei foi a Gigabyte B250M - Gaming 3

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91043

 

adicionado 1 minuto depois
Em 06/12/2017 às 17:34, brender disse:

 

Então fez tudo errado para jogar em 4k

 

Em 4k, RYZEN 7 1700 / RYZEN 5 1600 vai ter o mesmo FPS que qualquer outro i7 e iria sair mais barato, então poderia investir essa grana em uma placa de vídeo melhor que é a responsável por dar FPS no seu 4k

 

Qual sua placa-mãe ? Z270 ou Z370 ?

 

Memória demais, placa-mãe demais, processador demais e a peça mais importante para jogar em 4k é a mais fraca e de menos

Entendi, parece que me equivoquei mesmo, obrigado pelos conselhos e pela disposição!

 

Sobre a placa-mãe, é a Gigabyte B250M - Gaming 3

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91043

adicionado 39 minutos depois
Em 06/12/2017 às 10:24, Steeveantonichen disse:

Se vai jogar em resolução 4k futuramente, a máquina tá MUITO desbalanceada, e o problema é que você já comprou a placa-mãe... você disse que tá pensando em processador 8ª ou 7ª gen, diga primeiro exatamente o modelo da placa-mãe que você comprou.. porque se foi uma Z270, não vai aceitar processadores da 8ª geração. Precisamos saber isso antes de qualquer outra coisa.

Essa VGA não aguenta 4k nunca, tem processador demais pra VGA de menos, 32GB Ram totalmente desnecessário, SSD 120gb é pouco (pelo seu aparente orçamento, da pra pegar +).


Sugiro fortemente você vender/cancelar/devolver tudo que já pegou (mantém só o HD de 2 Tb) e comprar peças mais equilibradas pra resolução 4k.

 

Algo como:

Ryzen 7 1700 (em resolução 4k n faz diferença entre intel ou AMD, quem segura as pontas é a VGA)

Placa-mãe B350 ou X370 (sugiro Asus TUF ou Prime Plus)
GTX 1080 Ti

SSD 240gb Kingston A400
16GB RAM DDR4 2400, 2666 ou 3000mhz.

Fonte CX 650.

Pegando algo desse tipo, tudo na Kabum, daria R$7300. Se a RAM não tivesse tão cara lá, baixaria pros 7000.

 

Se liga: (deu 7440 porque eu tava logado e calculou 120 de frete pra mim aqui no NE)

 

image.thumb.png.e8e8d3b29d7462c46dab5150fa73c983.png

Só para esclarecer, nessas minhas configurações, seria melhor ter investido mais na VGA e menos no processador? Ou o processador também fará notável diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Só para esclarecer, nessas minhas configurações, seria melhor ter investido mais na VGA e menos no processador? Ou o processador também fará notável diferença?

Mais na VGA. VGA é o que segura jogos, o processador é secundário. Em resolução 4k o processador n faz diferença, nenhuma placa consegue entregar muito, a 1080 Ti é a unica q entrega 60 FPS em resolução 4k (com tudo no ultra).


A tua placa-mãe é de 7ª gen e não é a melhor opção, ela nem suporta OC. Recomendo fazer o que disse antes, vende tudo e fica só com o HD, vai nas peças que te montei ou semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Steeveantonichen disse:

Mais na VGA. VGA é o que segura jogos, o processador é secundário. Em resolução 4k o processador n faz diferença, nenhuma placa consegue entregar muito, a 1080 Ti é a unica q entrega 60 FPS em resolução 4k (com tudo no ultra).


A tua placa-mãe é de 7ª gen e não é a melhor opção, ela nem suporta OC. Recomendo fazer o que disse antes, vende tudo e fica só com o HD, vai nas peças que te montei ou semelhantes.

Ok, grato!

 

Sobre a placa-mãe, existe muita diferença entre essas 2? Ouço falarem muito sobre Strix. Mas qual a diferença entre "ATX" e "MATX"? ( No caso destas, são p/ Intel) 

 

https://www.kabum.com.br/produto/86038/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-atx-strix-z270h-gaming-4-x-ddr4-sli-crossfirex-digi-vrm-1x-dvi-1x-hdmi-supremefx-shielding-6x-sata-6gb

 

https://www.kabum.com.br/produto/90538/placa-mãe-asus-p-intel-lga-1151-matx-prime-z270m-plus-br-4x-ddr4-crossfirex-2x-m-2-1x-saida-dvi-d-1x-saida-d-sub-1x-hdmi-edicao-gamer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Diego F.Campos disse:

ATX e mATX são o tamanho da placa. 

image.png.c0b511f922f9e9f20c46a36028211a3a.png

 

Novamente, não recomendo você pegar Z270, é intel 7ª geração, é uma geração morta, você ta gastando $ em uma geração que nem sequer durou 1 ano. E gastando bem mais do que deveria.


Vai no Ryzen 7 1700 com placa B350 ou Z370 que vai ser bem mais barato e vai entregar a mesma coisa. Essa grana q você economiza que permite pegar uma 1080 Ti ao invés de uma 1080. E em 4k isso que faz diferença.

 

image.thumb.png.e082e209514e5a8bd0998556e521a90d.png

 

 

Veja que até em resolução + baixa como 1440p a diferença da +- 3 FPS, custando literalmente menos da metade do preço (o R7 1800X é a mesma coisa do R7 1700, só que com clock + alto. você pega clock de 1700X ou de 1800X usando o 1700 com OC a 3,8 GHz tranquilamente, usando cooler de fábrica e uma boa B350 ou X370).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, LeVader disse:

Como você já comprou uma B250, só te resta comprar um i7 7700, que vai te suprir bem também e você não terá dor de cabeças por um tempo, claro que um sistema Ryzen seria melhor mas o 7700 é um baita processador também.

Pois é! Problema é que eu comprei o processador da 8° geração já, prestei atenção apenas no soquete 1151 e n vi se era compatível, então posso fazer a devolução tanto da placa-mãe quanto do processador, porém agora estou indeciso do que faço, mas obrigado pelo ponto de vista!

adicionado 2 minutos depois
44 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

ATX e mATX são o tamanho da placa. 

image.png.c0b511f922f9e9f20c46a36028211a3a.png

 

Novamente, não recomendo você pegar Z270, é intel 7ª geração, é uma geração morta, você ta gastando $ em uma geração que nem sequer durou 1 ano. E gastando bem mais do que deveria.


Vai no Ryzen 7 1700 com placa B350 ou Z370 que vai ser bem mais barato e vai entregar a mesma coisa. Essa grana q você economiza que permite pegar uma 1080 Ti ao invés de uma 1080. E em 4k isso que faz diferença.

 

image.thumb.png.e082e209514e5a8bd0998556e521a90d.png

 

 

Veja que até em resolução + baixa como 1440p a diferença da +- 3 FPS, custando literalmente menos da metade do preço (o R7 1800X é a mesma coisa do R7 1700, só que com clock + alto. você pega clock de 1700X ou de 1800X usando o 1700 com OC a 3,8 GHz tranquilamente, usando cooler de fábrica e uma boa B350 ou X370).

beleza! Pra ser sincero, tenho receio quanto os AMDs porque tive experiências ruins na posse deles, problemas com temperatura, menor vida útil, apesar do computador ser bem cuidado. Mas irei pesquisar melhor o custo benefício, seus conselhos foram de grande ajuda, e me fez considerar a opção do AMD. Muito obrigado por tudo mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Diego F.Campos disse:

Pois é! Problema é que eu comprei o processador da 8° geração já, prestei atenção apenas no soquete 1151 e n vi se era compatível, então posso fazer a devolução tanto da placa-mãe quanto do processador, porém agora estou indeciso do que faço, mas obrigado pelo ponto de vista!

adicionado 2 minutos depois

beleza! Pra ser sincero, tenho receio quanto os AMDs porque tive experiências ruins na posse deles, problemas com temperatura, menor vida útil, apesar do computador ser bem cuidado. Mas irei pesquisar melhor o custo benefício, seus conselhos foram de grande ajuda, e me fez considerar a opção do AMD. Muito obrigado por tudo mesmo!

Os processadores da AMD melhoraram muito, a linha Ryzen é diferente de tudo o que a AMD já construiu e não apresenta mais os problemas que você falou. Apareceu finalmente pra competir com a Intel de igual pra igual (só que atualmente, a AMD está com melhor custo benefício devido ao alto preço das placas Z370 - único chipset liberado, por enquanto, pra rodar 8ª geração da Intel).

 

Dado o seu orçamento e o fato que já comprou processador de 8ª e placa de 7ª, você tem duas excelentes opções:

1) Devolver os dois e comprar Ryzen 7 1700 com uma B350 (vai poupar bastante!); ou

2) Devolver só a placa-mãe e comprar uma Z370.

 

Independente da decisão, tem que conseguir encaixar uma GTX 1080 Ti no seu orçamento pra segurar 4K a 60 fps na maioria dos jogos no ultra (jogos mais pesados vai ter que baixar os gráficos pra chegar nos 60 fps). Se a GTX 1080 Ti estiver muito cara pra você, pode pegar uma GTX 1080. Ela não é feita pra rodar jogos em 4K, mas também não fica tãããão atrás assim da 1080 Ti (uns 20 - 25% só). Verdade seja dita: nenhuma das duas é capaz de 4K ainda nos jogos mais pesados, a 1080 só é ainda menos capaz do que a 1080 Ti.

 

Edit: esqueci de responder à pergunta inicial do tópico. Pra rodar essa configuração, até uma fonte de 400W (VS400) daria, mas eu recomendaria pelo menos uma CX450 ou até CX500 pra ter sobra pra um futuro upgrade (bom, sabendo agora que vai por uma 1080 Ti, a CX500 é o mínimo - mas segura, sem overclock! -, e já está abaixo até do recomendado pela Nvidia, que seria 600W). Se a sua intenção for pegar uma RM650X, excelente, vai segurar absolutamente qualquer coisa que você puser nessa máquina (a não ser que queira fazer um SLI com duas GTX 1080 Ti).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LeVader disse:

Faz quanto tempo que você comprou essa placa e processador?

Pouco, nem chegaram ainda, placa prevista pra essa semana, pretendo reembolsa-la, já comuniquei à Kabum sobre a intenção e passaram os métodos 

adicionado 9 minutos depois
1 hora atrás, RafaelCLP disse:

Os processadores da AMD melhoraram muito, a linha Ryzen é diferente de tudo o que a AMD já construiu e não apresenta mais os problemas que você falou. Apareceu finalmente pra competir com a Intel de igual pra igual (só que atualmente, a AMD está com melhor custo benefício devido ao alto preço das placas Z370 - único chipset liberado, por enquanto, pra rodar 8ª geração da Intel).

 

Dado o seu orçamento e o fato que já comprou processador de 8ª e placa de 7ª, você tem duas excelentes opções:

1) Devolver os dois e comprar Ryzen 7 1700 com uma B350 (vai poupar bastante!); ou

2) Devolver só a placa-mãe e comprar uma Z370.

 

Independente da decisão, tem que conseguir encaixar uma GTX 1080 Ti no seu orçamento pra segurar 4K a 60 fps na maioria dos jogos no ultra (jogos mais pesados vai ter que baixar os gráficos pra chegar nos 60 fps). Se a GTX 1080 Ti estiver muito cara pra você, pode pegar uma GTX 1080. Ela não é feita pra rodar jogos em 4K, mas também não fica tãããão atrás assim da 1080 Ti (uns 20 - 25% só). Verdade seja dita: nenhuma das duas é capaz de 4K ainda nos jogos mais pesados, a 1080 só é ainda menos capaz do que a 1080 Ti.

 

Edit: esqueci de responder à pergunta inicial do tópico. Pra rodar essa configuração, até uma fonte de 400W (VS400) daria, mas eu recomendaria pelo menos uma CX450 ou até CX500 pra ter sobra pra um futuro upgrade (bom, sabendo agora que vai por uma 1080 Ti, a CX500 é o mínimo - mas segura, sem overclock! -, e já está abaixo até do recomendado pela Nvidia, que seria 600W). Se a sua intenção for pegar uma RM650X, excelente, vai segurar absolutamente qualquer coisa que você puser nessa máquina (a não ser que queira fazer um SLI com duas GTX 1080 Ti).

Tá difícil pegar uma 1080, qto mais duas ahuahaua. muito obrigado pelas explicações! Aparentemente irei adiar o plano dos 4K, pois na verdade, não comecei a monta-lo com essa intenção, então não havia estudado o suficiente para fazer um sistema equilibrado para tal. Provavelmente eu opte por pegar uma Z370 mesmo, e realmente, o custo das placas mãe da AMD são quase a metade do preço, isso me fez pensar bastante, então resolverei o que vou fazer xD. Agradeço muito pelas dicas e por ter me ajudado a organizar as ideias! E valeu também por ter dado essa base sobre as fontes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Tá difícil pegar uma 1080, qto mais duas ahuahaua.

Oi ? Duas não bro, ou você pega 1080 Ti ou pega a 1080 comum, foi isso q ele quis dizer hehehehe. A 1080 Ti é a única que entrega desempenho razoável em 4k, custa na faixa de 3500. A 1080 comum custa na faixa dos 2500 e entrega bem melhor desempenho em 1440p do q 4k.

 

12 horas atrás, Diego F.Campos disse:

Aparentemente irei adiar o plano dos 4K, pois na verdade, não comecei a monta-lo com essa intenção, então não havia estudado o suficiente para fazer um sistema equilibrado para tal.

Se for fazer isso e manter sua TV Full HD 60 Hz, uma GTX 1060 6gb ou uma RX580 8gb já suprem tranquilamente. Se mudar os planos pra um monitor 144hz ou 1440p, melhor ir de GTX 1070 ou de 1070 Ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Oi ? Duas não bro, ou você pega 1080 Ti ou pega a 1080 comum, foi isso q ele quis dizer hehehehe. A 1080 Ti é a única que entrega desempenho razoável em 4k, custa na faixa de 3500. A 1080 comum custa na faixa dos 2500 e entrega bem melhor desempenho em 1440p do q 4k.

Não não, ele tá se referindo à parte em que falei sobre duas 1080ti em sli (que é demais pra essa fonte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2017 às 21:59, Diego F.Campos disse:

Pouco, nem chegaram ainda, placa prevista pra essa semana, pretendo reembolsa-la, já comuniquei à Kabum sobre a intenção e passaram os métodos 

adicionado 9 minutos depois

Tá difícil pegar uma 1080, qto mais duas ahuahaua. muito obrigado pelas explicações! Aparentemente irei adiar o plano dos 4K, pois na verdade, não comecei a monta-lo com essa intenção, então não havia estudado o suficiente para fazer um sistema equilibrado para tal. Provavelmente eu opte por pegar uma Z370 mesmo, e realmente, o custo das placas mãe da AMD são quase a metade do preço, isso me fez pensar bastante, então resolverei o que vou fazer xD. Agradeço muito pelas dicas e por ter me ajudado a organizar as ideias! E valeu também por ter dado essa base sobre as fontes!


A única ressalva é que a Z370 não será compatível com os processadores octa core da Intel que serão lançados próximo ano junto com a Z390, no caso a sucessora da Z370.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...