Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho três tabelas. Usuários, Anúncios e Fotos. A query que eu estou fazendo é para pegar o id do anúncio, o título, a quantidade de visualizações e a primeira foto deste anúncio da tabela de fotos. Já que um único anúncio pode ter várias fotos. Até aí tudo bem, mas quando eu coloco o group by me dá este erro

1055 - Expression #5 of SELECT list is not in GROUP BY clause and contains nonaggregated column 'vivachapeco.fotosanuncio.foto' which is not functionally dependent on columns in GROUP BY clause; this is incompatible with sql_mode=only_full_group_by

Eu preciso pegar uma única foto porque na página onde será exibido esta query, o resultado se repete só por causa da quantidade de fotos. Então, o anúncio com id 1 vai ser repetido 5 vezes porque ele possui 5 fotos, quando na verdade, gostaria de ter apenas uma foto dele.

A query está assim

SELECT `anuncios`.`id_anuncio`, `anuncios`.`id_user`, `anuncios`.`titulo`, `anuncios`.`visualizacoes`, `fotosanuncio`.`foto` FROM `anuncios` 
INNER JOIN `users` ON `users`.`id_user` = `anuncios`.`id_user` 
INNER JOIN `fotosanuncio` ON `fotosanuncio`.`id_anuncio` = `anuncios`.`id_anuncio` 
WHERE `users`.`id_user` = 3 
GROUP BY `fotosanuncio`.`id_anuncio`;

Já se eu tiro a group by, funciona "corretamente", porém, como tenho o anúncio, 1 e 2 com uma foto cada uma e o anúncio 3 com duas fotos, me retorna 4 valores, ao invés de retornar 3 valores já que a intenção é agrupar todos os resultados das fotos por anúncio.

Postado

Cara, eu não manjo tanto assim de comandos SQL, mas acredito que "GROUP BY" seja mais utilizado para algo como o SUM(), então ele talvez não seja necessário ou nem sequer possível ser usado nesse comando que fez, por isso ele da erro (Isso é baseado no que tenho no cérebro!).

Eu acredito que tenham outras soluções para isso, mas lembro que fiz assim:

Numa loja que criei tinha algo bem parecido com isso que você quer, e na galeria de cada produto coloquei uma coluna que representaria a foto principal, ela seria destaque para tal produto, era um valor BOOLEAN simples, se tivesse 1, essa imagem seria usada para todas representações deste produto, se tivesse 0 essa imagem só seria apresentada caso fosse solicitado os detalhes dela pelo cliente (basicamente se ele clicasse no produto e fosse para a página completa) eu criei um programa para alterar automaticamente o campo do BOOLEAN, caso ele encontre mais que um valor, isso seria bem simples até ...

Baseado na ideia de criar esse campo a mais com o boolean, e afirmando que ele se chame "bol_publico", teremos o seguinte SQL:

SELECT `anuncios`.`id_anuncio`, `anuncios`.`id_user`, `anuncios`.`titulo`, `anuncios`.`visualizacoes`, `fotosanuncio`.`foto` FROM `anuncios`
LEFT JOIN `fotosanuncio` ON `fotosanuncio`.`id_anuncio` = `anuncios`.`id_anuncio` 
INNER JOIN `users` ON `users`.`id_user` = `anuncios`.`id_user` 
WHERE `users`.`id_user` = 3 AND `fotosanuncio`.`bol_publico` = 1

Boa sorte, espero ter dado um help.   ^^

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!