Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Khyser Rhyser

Onde ligo a bomba e o fan do WC na minha Placa-Mãe?

Recommended Posts

Tenho uma Z170M-PLUS/BR e gostaria de saber onde ligo a Bomba e o cooler do corsair H45 nela.

Aqui vai uma imagem para ajudar no entendimento da minha dúvida:

https://imgur.com/a/LEf83

https://www.asus.com/br/Motherboards/Z170M-PLUS-BR/

Editado por Khyser Rhyser

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Khyser Rhyser faz o inverso. Coloque o fan do H45 no CPU_FAN e a bomba no CHA_FAN. Mas depois vá no BIOS e coloque o CHA_FAN em full speed ou disabled para rodar a 100%. Algumas placas-mãe tem esses conectores secundários a 7V. Ele precisa rodar a 12V.

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Então deixa ver se eu entendi...eu vou fazer o inverso para que na bios eu altere a velocidade dá rotação da bomba? certo?

Editado por Khyser Rhyser

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião não faz diferença, porém coloque o fan da bomba em 100% na BIOS e o cooler faça a curva de velocidade/temp

Compartilhar este post

Link para o post

@Khyser Rhyser o fan você coloca no CPU_FAN para que o BIOS controle a rotação do fan de acordo com a carga / temperatura da CPU. Se você colocar em um conector qualquer, provavelmente vai rodar a 100% e incomodar (eles são barulhentos no máximo).

A bomba você coloca no CHA_FAN. O que eu falei de ir no BIOS e colocar no máximo é porque alguns conectores vem no default a 7V (minha placa-mãe por exemplo tem um conector que a bomba só roda a 7V). A bomba precisa rodar sempre a 12V. Para isso é melhor se certificar no BIOS que está no máximo. Como a sua placa-mãe é Gigabyte, deve ser a opção "disable" (desabilita o controle de tensão e fica sempre a 12V). Se não tiver, coloque na última opção (costuma ser max, full speed, turbo).

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, Contiusa disse:

@Khyser Rhyser o fan você coloca no CPU_FAN para que o BIOS controle a rotação do fan de acordo com a carga / temperatura da CPU. Se você colocar em um conector qualquer, provavelmente vai rodar a 100% e incomodar (eles são barulhentos no máximo).

A bomba você coloca no CHA_FAN. O que eu falei de ir no BIOS e colocar no máximo é porque alguns conectores vem no default a 7V (minha placa-mãe por exemplo tem um conector que a bomba só roda a 7V). A bomba precisa rodar sempre a 12V. Para isso é melhor se certificar no BIOS que está no máximo. Como a sua placa-mãe é Gigabyte, deve ser a opção "disable" (desabilita o controle de tensão e fica sempre a 12V). Se não tiver, coloque na última opção (costuma ser max, full speed, turbo).

Ok, acho que vou fazer isso.

OBS: Minha placa é ASUS

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais